quarta-feira, 12 de outubro de 2022

4 benefícios que a prática de esportes oferece para as crianças


Apesar da pouca idade, não há grandes restrições e sim muitas vantagens para incentivar a prática de atividade física em crianças

 

Colocar uma criança para praticar atividade física é algo relativamente bem simples. Afinal, elas já aumentam suas passadas com brincadeiras, ou ainda pelo simples fato de estarem empolgadas. Sendo assim, aproveitar isso fará com que a prática da corrida vire uma verdadeira diversão — e ainda trará uma série de vantagens para ela.

 

O educador físico Leonardo Shinya explica que não existe idade certa para começar a praticar esportes, uma vez que todos nascem preparados para ter uma vida ativa. “Quando as crianças são muito pequenas, a ênfase não deve estar na competição ou nas distâncias percorridas. O importante é o estímulo promovido”, explica.

 

Benefícios da atividade física em crianças

Melhora o sono. Segundo um estudo publicado no periódico Archives of Disease in Childhood, cada hora que a criança fica parada resulta em 3 minutos a mais para dormir. A maior parte dos pequenos leva até 40 min para dormir, sendo a média de 26 min. Alguns levam até três horas. No entanto, entre as crianças que praticavam atividade física, além delas demorarem menos para cair no sono, também foram as que dormiram mais.

 

Aumenta a força. O ganho gradativo na força e na resistência dos músculos desenvolve a massa óssea e as articulações.

 

Menos doentes. O risco de desenvolvimento de doenças crônicas como as cardiovasculares, tumores, hipertensão arterial e diabetes também diminui com a prática do esporte.

 

Mais sociáveis. As atividades físicas promovem sociabilidade, bem estar mental e confiança proporcionada pela superação individual.

 

Como começar a atividade física em crianças

A família deve motivar e promover a prática da atividade física em crianças. Uma boa alternativa é correr e brincar com os mais novos, pois isso o fará a se movimentar com prazer. É cada vez mais importante fazer com que os pequenos passem menos tempo na frente da televisão, celulares e computadores.

 

Para manter o interesse das crianças nas atividades físicas, é fundamental estimulá-los a sempre participarem de competições, levá-los para correr em lugares diferentes e até a praticar outros esportes em conjunto, aos quais ele também se identifique — respeitando, sempre, o limite físico e mental de cada um. Cada vez mais competições voltadas para crianças e adolescentes são organizadas nas cidades. Em clima de diversão, o objetivo das provas é promover sociabilidade e entretenimento aos pequenos.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/atividade-fisica-criancas-4-beneficios/ - By Redação - Foto: Shutterstock


Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.

Provérbios 13:24


Nenhum comentário:

Postar um comentário