sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Obesidade nos homens é diferente, e mais perigosa, que obesidade nas mulheres


Obesidades masculina e feminina

 

Os homens são mais propensos do que as mulheres a desenvolver condições associadas à obesidade, como doenças cardiovasculares, resistência à insulina e diabetes.

 

Mas os fundamentos biológicos dessa diferença entre os sexos nas doenças relacionadas à obesidade são desconhecidos.

 

"As pessoas têm usado modelos de roedores para estudar a obesidade e as doenças associadas à obesidade - como diabetes - mas normalmente sempre estudaram roedores machos, porque as fêmeas são resistentes a desenvolver os mesmos tipos de doenças," conta a professora Tara Haas, da Universidade de York (Canadá). "Estávamos realmente interessados em explorar essa diferença porque, para nós, ela falava de algo realmente fascinante acontecendo nas mulheres que as protegem."

 

E os resultados não se fizeram esperar, revelando diferenças impressionantes nas células que dão origem aos vasos sanguíneos no tecido adiposo de homens e mulheres.

 

Diferentes, mesmo fora do corpo

 

A equipe observou que, quando os camundongos se tornam obesos, as fêmeas desenvolvem muitos novos vasos sanguíneos para suprir o tecido adiposo em expansão com oxigênio e nutrientes, enquanto esses vasos sanguíneos crescem muito menos nos machos. Isso fez com que eles voltassem sua atenção para as diferenças nas células endoteliais que compõem os blocos de construção desses vasos sanguíneos no tecido adiposo.

 

O que se viu é que os processos associados à proliferação de novos vasos sanguíneos são fortes nas camundongos fêmeas, enquanto os machos apresentam um alto nível de processos associados à inflamação.

 

"Foi muito impressionante a extensão dos processos associados à inflamação que prevaleceram nos machos," lembra Haas. "Outros estudos mostraram que, quando as células endoteliais têm esse tipo de resposta inflamatória, elas são muito disfuncionais e não respondem adequadamente aos estímulos".

 

Os pesquisadores também examinaram o comportamento das células endoteliais quando elas foram retiradas do corpo e estudadas em placas de Petri.

 

"Mesmo quando nós as retiramos do corpo, onde não há hormônios sexuais circulantes ou outros tipos de fatores, as células endoteliais masculinas e femininas ainda se comportam de maneira muito diferente umas das outras," detalhou Haas.

 

Tratamentos diferentes para homens e mulheres

 

Embora humanos e camundongos tenham genes diferentes que podem ser ativados ou desativados, Haas acredita que as descobertas gerais provavelmente poderão ser estendidas, e ela espera demonstrar isto a seguir, estudando as mesmas células em humanos.

 

"Você não pode presumir que ambos os sexos vão responder à mesma série de eventos da mesma maneira," disse a pesquisadora. "Esta não é apenas uma questão relacionada à obesidade - acho que é um problema conceitual muito mais amplo, que também abrange o envelhecimento saudável. Uma implicação de nossas descobertas é que haverá situações em que o tratamento ideal para homens não será o ideal para as mulheres e vice-versa."

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: Transcriptomic profiling reveals sex-specific molecular signatures of adipose endothelial cells under obesogenic conditions

Autores: Martina Rudnicki, Alexandra Pislaru, Omid Rezvan, Eric Rullman, Aly Fawzy, Emmanuel Nwadozi, Emilie Roudier, Thomas Gustafsson, Tara L. Haas

Publicação: iScience

Vol.: 26, Issue 1, 105811

DOI: 10.1016/j.isci.2022.105811

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=obesidade-homens-diferente-mais-perigosa-obesidade-mulheres&id=15740&nl=nlds - Redação do Diário da Saúde - Imagem: York University


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.

Hebreus 11:1


Nenhum comentário:

Postar um comentário