terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Médica alerta: cuidado com o que você come durante o verão


O consumo de vitamina C e alimentos ricos em água é essencial durante o verão. Já as refeições e bebidas quentes devem ser evitadas

 

Em dias de calor intenso, é comum a sensação de mal-estar. Pressão baixa, sensação de moleza e desidratação estão entre os principais problemas da época mais quente do ano. Com uma alimentação inadequada, o desconforto pode ser ainda pior. Por isso, a nutricionista Lígia Lima aponta quais os alimentos indicados e quais devem ser evitados durante o verão.

 

“Devemos dar prioridade a alimentos com um grande teor de água, que possam hidratar o organismo, como, por exemplo, a melancia, o melão, e o abacaxi. Além disso, frutas ricas em vitamina C que são antioxidantes e combatem os radicais livres, aumentando a imunidade”, afirma a nutricionista.

 

O que evitar durante o verão

Lígia aponta que alimentos muito condimentados, como enlatados, embutidos, frituras e comidas excessivamente quentes devem ser evitados durante o verão. Isso porque eles podem diminuir a quantidade de matérias boas no organismo, reduzindo a imunidade e facilitando o surgimento de complicações na saúde, explica a profissional.

 

Já as bebidas contraindicadas no verão são aquelas tidas como quentes, como as bebidas destiladas. Por exemplo, whisky, rum e gim, que têm um alto teor alcoólico, aponta Lígia. “Além de baixarem a imunidade, o álcool é uma caloria vazia, então essas não são opções bem-vindas durante o verão. Dê preferência sempre a sucos naturais de frutas, água, água gelada e também água saborizada, que é feita com água mais fria junto com frutas cítricas. A ênfase maior deve ser nos alimentos com alto teor de vitamina C”, reforça a especialista.

 

Os alimentos e bebidas mais adequadas para a estação

A nutricionista conta que os alimentos mais indicados para o verão são as opções mais frias, que trazem uma sensação de refrescância. São exemplos frutas ou salada de frutas, iogurte com frutas, iogurte natural gelado, verduras, legumes, mix de saladas e folhas. “Esses são alimentos bem-vindos tanto para aumentar a imunidade como para refrescar o próprio paciente”, afirma. Ela ainda aponta que, quanto mais verde as folhas no prato, maior a presença de vitamina K e de antioxidantes.

 

As bebidas mais indicadas para o verão são as bebidas frias, como sucos e shakes feitos com leite vegetal e com frutas que têm alto teor de água – como a melancia, o melão, e o abacaxi, reforça a nutricionista. “O mamão é uma fruta interessante para o verão porque é leve e tem betacaroteno. Além disso, o suco do mamão é rico em vitamina A, o que faz com que o paciente tenha uma sensação refrescante e consiga se manter hidratado”, afirma. Além disso, chás gelados como chá de camomila, hortelã ou menta, são sempre bem-vindos na época do calor, finaliza a nutricionista.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/medica-alerta-cuidado-com-o-que-voce-come-durante-o-verao.phtml - By Redação - Foto: Shutterstock


Senhor, tem misericórdia de nós; temos saudades de ti. Seja a nossa força todas as manhãs, a nossa salvação na hora da angústia. (Isaías 33: 2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário