terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Suor e perda de gordura: Existe relação entre os dois? Entenda


Descubra o que realmente acontece com organismo durante a transpiração

 

O universo da educação física é amplo, ou seja, constantemente surgem diversas dúvidas sobre atividades, nutrição e peso. A dúvida ainda aumenta principalmente para quem é iniciante no objetivo da redução de peso. Nesse sentido, o personal trainer Fernando Dragão vai explicar a diferença entre suor e perda de gordura.

 

Suor x perda de gordura

“O suor é a perda de um líquido (fluído composto de cloreto de sódio e ureia). É a resposta do nosso organismo para reduzir a temperatura corporal evaporando líquido sobre a pele. Isso porque quando o nosso corpo atinge temperaturas acima de 37° C, a probabilidade de acontecer danos à nossa saúde é muito grande. Dessa maneira, o suor ajuda o corpo na temperatura ideal”, afirma Fernando.

 

O simples fato já faz com que muitas pessoas imaginem que haja a perda de gordura, e, principalmente, o emagrecimento. Outra curiosidade é que a maioria pensa que se não suar o tempo de exercício não valeu a pena. Já ouviu isso, não é?

 

Explicações

É de se ressaltar que a água não é a única substância que alguém perde na transpiração, ou seja, os eletrólitos essenciais, como sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio saem também no momento do suor. O recomendado é se alimentar com comidas e bebidas leves para que se hidrate e reponha os eletrólitos depois dos treinamentos.

 

“O indivíduo que não tomar muita água e não repor adequadamente essa perda de eletrólitos, pode surgir então a chamada Hiponatremia que é uma diminuição da concentração de sódio no sangue. Um dos primeiros sinais disso são as câimbras generalizadas. Assim, a hidratação deve ser não apenas com água, mas com as bebidas isotônicas”, explica Dragão.

 

Atividades

As principais funções dos eletrólitos de sangue, sódio, potássio, cloreto e bicarbonato são nas regulações dos nervos, músculos e no equilíbrio ácido-base. Há ações no gerenciamento da pressão arterial e pH do sangue, “reforma” de tecidos prejudicados, produção de energia, prevenção de câimbra, contração dos músculos e hidratação.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/suor-e-perda-de-gordura-existe-relacao-entre-os-dois-entenda/ - By Guilherme Faber - Shutterstock


Jesus percorreu todas as cidades e vilas, ensinando nas sinagogas, proclamando as boas novas do reino e curando todas as doenças e enfermidades. (Mateus 9:35)


Nenhum comentário:

Postar um comentário