segunda-feira, 21 de junho de 2010

Os 10 pecados mortais do motorista



USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E DROGAS
O motorista que dirige sob efeito de álcool e drogas reduz seus reflexos e aumenta os riscos de acidentes.

EXCESSO DE VELOCIDADE
O abuso de velocidade é um ato de imprudência que causa acidentes fatais ou seqüelas irreversíveis.

DIRIGIR VEÍCULOS SEM CONDIÇÕES DE USO
Pneus carecas, faróis ou sinaleiras queimados, amortecedores sem ação, freios desgastados representam perigo para o motorista como para os demais usuários do trânsito.

DESATENÇÃO COM O PEDESTRE
O homem precisa se transportar de um lugar para outro de forma organizada e segura. Ofereça ao pedestre a atenção e segurança para que ele possa transitar sem atropelos. Ele é você fora do veículo.

ULTRAPASSAR EM CONDIÇÕES PERIGOSAS
Cuidado. Ultrapassagens mal feitas são causas de grandes acidentes nas rodovias. Na duvida espere outra chance. Só ultrapasse com segurança.

FALTA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Cortesia, atenção, respeito e educação são meios eficientes e eficazes na luta por um trânsito mais humano. Seja civilizado. Não ameace a sociedade.

DESREIPEITAR AS LEIS DE TRÂNSITO
Atropelar a legislação, a sinalização, é geralmente dado ao motorista, à perda dos seus direitos e até da vida.

DIRIGIR NA COLA
Conservar distância entre o veículo que você dirige e o que segue a sua frente aumenta a sua chance de viver.

CONDIÇÕES FÍSICAS E EMOCIONAIS ALTERADAS
O motorista deve estar consciente dos limites. Se estiver cansado, nervoso, preocupado e com sono, pare. O bom motorista é aquele que cuida da sua vida e da vida dos outros.

FALTA DE COMUNICAÇÃO
Comunique-se no trânsito. Sinalize antecipadamente e corretamente as manobras. Observe as regras de mudança de direção. Um erro de comunicação pode causar acidentes.

Autor desconhecido

Sotaques no Brasil


Por que há tanta diferença de sotaques no Brasil?

O tamanho do território brasileiro e o isolamento geográfico de algumas regiões contribuem para que haja jeitos tão diferentes de falar o português Brasil afora. Além desses fatores, o passar do tempo e a influência de imigrantes, desde a época da colonização, também moldaram os sotaques brasileiros. Desde 1500, portugueses de várias regiões e de diferentes níveis sociais - com sotaques diferentes desde a terrinha – chegavam impondo o novo idioma aos índios e, mais para frente, aos escravos. Atualmente, por maior que o Brasil seja, a língua portuguesa segue a mesma em qualquer região, sofrendo apenas algumas mudanças no som e no ritmo da prosa.

por Fred Linardi

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O corpo humano e os seus porquês


Tire suas dúvidas com os melhores especialistas

Por que é possível enxergar no escuro após certo tempo?

Este fenômeno é possível porque, no escuro, os olhos dilatam a pupila, o que melhora o funcionamento da retina periférica. Lá estão os bastonetes, os neurônios responsáveis pela visão noturna. No escuro total, há necessidade de pelo menos 45 minutos para obter a melhor visão. Na retina do olho humano há duas regiões distintas, uma responde pela visão central, a mácula, e outra pela visão periférica. Dentro da mácula, uma região chamada fóvea é constituída apenas por cones, que são neurônios responsáveis pela máxima visão. Os cones não funcionam em condições de baixa luminosidade. Porém, em torno da fóvea, há uma mistura de cones e bastonetes. Essa mistura permite uma visão intermediária, que garante a habilidade para enxergar na penumbra.
Quem responde: Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília.

Por que batemos os dentes quando sentimos frio?

Quando o corpo humano sente frio, para manter a temperatura estável (37°C) , ele promove estímulos para que não percamos mais calor. Entre eles, a vasoconstrição capilar. Isso leva à diminuição da circulação de sangue na periferia do corpo, privilegiando os órgãos vitais. Outro fator é que, com a vasoconstrição, diminui-se a temperatura da pele e das extremidades. Para elevá-la, são necessárias contrações musculares que nos fazem tremer as extremidades. Como a mandíbula é uma articulação fixa em dois pontos apenas, os movimentos resultam no bater dos dentes.
Quem responde:
Luiz Eduardo Campedelli, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Por que a vontade de comer aumenta no inverno?

Nessa estação, a temperatura corporal fica mais baixa e toda vez que comemos o organismo produz energia para metabolizar o alimento. Ou seja, a vontade de comer aumenta porque ao comer produzimos calor para manter a temperatura do corpo. Também por esse motivo escolhemos alimentos mais quentes, como sopas e chás, e mais calóricos, como chocolates e massas. Para evitar o aumento de peso, o ideal é substituir os alimentos com muitas calorias por versões light. Uma dica é comer as comidas sempre bem quentinhas, porque aumenta a sensação de saciedade.
Quem responde:
Marcelo Barros, chefe de Nutrição do Instituto Nacional de Cardiologia.

Por que somente os homens ficam carecas?

Alguns homens estão predispostos geneticamente à alopecia androgênica (AAG) — a calvície masculina — e outros não. Essa influência genética é que vai determinar o quanto os receptores hormonais envolvidos no processo serão sensíveis à testosterona. Ou seja, os genes e a atividade hormonal determinam a velocidade da instalação do quadro. A AAG de forma geral é motivada pela herança genética, que determina sensibilidade dos receptores aos hormônios androgênicos. Portanto, embora mulheres também sofram, o problema é determinado por hormônios masculinos.
Quem responde:
Gabriela Casabona, dermatologista.

Fonte: Revista Saúde

Ficha limpa também barra candidatos condenados antes da lei


TSE decide que Ficha Limpa também barra candidatos condenados antes da lei.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) votou na noite desta quinta-feira (17) a validade da Lei 135/2010, conhecida como Ficha Limpa, para processos iniciados antes de sua vigência. Seis ministros votaram a favor e um contra. O ministro Marco Aurélio Mello foi o voto contrário.

O relator da consulta, ministro Arnaldo Versiani, baseou seu voto pela retroatividade da lei considerando que a elegibilidade não é um direito adquirido. “Sim, a lei se aplica aos processos iniciados e mesmo já encerrados. Não há direito adquirido de elegibilidade, sendo aferidas a cada eleição, que deve ocorrer na data do pedido de candidatura”, disse.

O ministro Marcelo Ribeiro fez ressalvas em casos já julgados e que poderiam ter a pena de inelegibilidade ampliada de três para oito anos com a nova lei. Segundo ele, nesses casos não é possível aplicar a Ficha Limpa. A discussão desta dúvida não foi detalhada pela corte e caberá aos juízes decidirem caso a caso este ponto.

A corte inverteu a pauta da semana para responder primeiro a consulta do deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS), considerada de maior interesse público.O questionamento do parlamentar é formado por seis perguntas e pede ao tribunal que se posicione sobre as brechas do texto que poderiam gerar divergências entre tribunais regionais.

Os assuntos abordados na consulta são a abrangência e retroatividade das ações, ou seja, se a lei vale para processos em tramitação e os já julgados. De acordo com a nova lei, ficam inelegíveis por oito anos, além do período remanescente do mandato, aqueles que cometeram lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

A polêmica gerada pela mudança no tempo verbal no texto feita no Senado Federal foi minimizada pelo relator e teve o apoio da ministra Cármem Lucia: "Considero irrelevante saber o tempo verbal aplicado pelo legislador complementar. Pouco importa o tempo verbal. As novas disposições atingirão a todos que, no momento do registro da candidatura, incidirem em alguma causa de inelegibilidade", avaliou Versiani.

A corte eleitoral é composta por sete integrantes: três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados escolhidos pelo STF e nomeados pelo presidente da República.

Histórico
O Ficha Limpa é uma proposta de iniciativa popular, apresentada à Câmara dos Deputados em setembro do ano passado, com mais de 1,6 milhão de assinaturas. A ação popular contou com apoio de várias entidades da sociedade civil, mobilizadas pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).

Fonte: UOL – por Camila Campanerut

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A roupa faz a diferença?


As maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e de forma ríspida, pergunta:

- Vocês sabem onde está o médico do hospital?

Com tranquilidade o médico respondeu:

- Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?

Ríspida, retorquiu:

- Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?

Mantendo-se calmo, contestou:

- Boa tarde, senhora! O médico sou eu, em que posso ajudá-la ?!?!

- Como?!?! O senhor?!?! Com essa roupa?!?!...

- Ah, Senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta...

- Oh! Desculpe doutor! Boa tarde! É que... Vestido assim, o senhor nem parece um médico...

- Veja bem as coisas como são... - disse o médico - ... as vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria um simpaticíssimo "boa tarde!"; como se vê, as roupas nem sempre dizem muito...

Um dos mais belos trajes da alma é a educação; sabemos que a roupa faz a diferença, mas o que não podemos negar é que:

Falta de Educação, Arrogância, Falta de Humildade, Pessoas que se julgam donas do mundo e da verdade, Grosseria e outras "qualidades" derrubam qualquer vestimenta.
Bastam às vezes, apenas 5 minutos de conversa para que o ouro da vestimenta se transforme em barro.

Autor desconecido

quarta-feira, 16 de junho de 2010

7ª Feira Junina do Colégio O Saber



Tema geral: Países Campeões da Copa do Mundo

- Brasil (penta-campeão) 9º A
- Itália (tetra-campeã) 7º B
- Alemanha (bi-campeã) 8º A
- Uruguai (bi-campeão) 6º B
- Argentina (bi-campeã) 6º A
- França (campeã) 7º A
- Inglaterra (campeã) 9º B

Fonte: www.colegioosaber.com.br

terça-feira, 15 de junho de 2010

Campanha de Prevenção e Controle da Hipertensão

O QUE É HIPERTENSÃO?
O coração é a “bomba” responsável por fazer o sangue circular por todo o nosso corpo. A força com a qual esse potente órgão bombeia o sangue através dos vasos é chamada de pressão arterial. Ela é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular pelos vasos. A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8, ou seja, máxima em 120 milímetros e mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg).

A hipertensão arterial acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são considerados limítrofes, ou pré-hipertensão, e podem merecer tratamento em alguns casos, conforme recomendação médica. As pessoas que têm maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, exageram no consumo do álcool, são diabéticas ou têm familiares hipertensos. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 50% de chance de desenvolver a hipertensão.

Ter pressão alta aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

Um estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada, medições de uso constante, segundo prescrição, e acompanhamento médico periódico são importantíssimos para que a pressão arterial esteja sempre controlada.


PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso. Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas por aquele profissional. Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante. A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos. Os princípios ativos mais modernos não causam efeitos colaterais importantes e protegem os órgãos vitais (coração, cérebro, rins, olhos e artérias) dos riscos da hipertensão.

10 MANDAMENTOS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA PRESSÃO ALTA
Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
Pratique atividades físicas todos os dias.
Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.
Abandone o cigarro.
Nunca pare o tratamento, é para a vida toda
Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
Ame e seja amado.

NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL
A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Fonte: portal.saude.gov.br

O que se aprende com a educação física


Educação Física não é só recreação e jogo de bola. Conheça as lições que é possível tirar da disciplina.

Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais.

Pelé, Romário, Ronaldo, Zico, Hortência, Oscar, César Cielo, Bernardinho, Marta, Guga... Quem não sonha em ser um atleta peso-pesado? Ou em ter um campeão desses na família? Mas não é apenas de medalhas de ouro e prata que o esporte é feito. Pesquisas mostram que apenas 0,26% da população tem aptidão para se tornar esportista de renome. Mas nem por isso a Educação Física deve ficar de escanteio. As aulas aplicadas na vida escolar das crianças e jovens brasileiros podem não fazer ídolos esportivos, mas desenvolvem muitas habilidades importantes.

Desde o Ensino Infantil até o fim do Ensino Médio as aulas de Educação Física fazem parte do cotidiano dos alunos das escolas públicas e privadas do Brasil. Para a maioria das pessoas, o tal senso comum, a finalidade única da disciplina é fazer exercícios e ensinar regras de diferentes modalidades de esportes. Mas é muito mais do que isso. Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas!

Na Escola da Vila, em São Paulo, por exemplo, faz parte do plano pedagógico de Educação Física transmitir por meio das atividades valores éticos. "Nosso trabalho é voltado para práticas que, além de melhorar funções metabólicas, e de conscientizar os alunos da importância do cuidado com o corpo, procuram desenvolver um senso de coletividade buscando uma convivência solidária e positiva", diz Washington Nunes, Coordenador de Esportes.

Essa concepção do ensino de Educação Física parte de um conceito que entende o ser humano como um animal estruturado por corpo, razão e emoção. Em consonância com essa filosofia, a UNESCO – organização de cultura, Educação e ciência das Nações Unidas – estabeleceu quatro pilares que devem fundamentar a Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. "Uma boa Educação deve ensinar o aluno a aprender, a agir e a se relacionar. Precisa englobar esses 4 pilares da UNESCO. E isso vale para qualquer disciplina, inclusive a Educação Física", diz Alcir Ferrer, professor de Educação Física e treinador de basquete juvenil do Club Athletico Paulistano, de São Paulo.

Conheça melhor algumas competências que crianças e jovens podem desenvolver com a Educação Física:
1) Desenvolver habilidades cognitivas
2) Respeitar o corpo
3) Aumentar a autoestima
4) Trabalhar o equilíbrio emocional
5) Reconhecer o outro e saber compartilhar
6) Trabalhar em grupo
7) Desenvolver a autonomia
8) Estimular a criatividade

Fonte: Revista Nova Escola

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A hora de apoiar quem quer ensinar


Para garantir que a escola tenha qualidade, é preciso valorizar quem quer ser professor com apoio cultural e concessão de bolsas de estudo.

A escolarização no Brasil cresceu tanto que, ao longo de algumas décadas, o número de professores saltou de centenas de milhares para quase 2 milhões. Essa expansão deve prosseguir para dar continuidade a nosso desenvolvimento social, mas é preciso que ela ocorra juntamente com a valorização do trabalho docente. Caso contrário, se aprofundará um impasse que já é sentido no desenvolvimento da economia e no combate às desigualdades.

Estudos recentes, como um realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), encomendado pela Fundação Victor Civita (FVC), e outro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dão razões para nos preocuparmos. Mesmo diante do enorme déficit de educadores bem preparados, esses estudos, assim como as estatísticas oficiais, revelam que é alto o índice de abandono em cursos de formação - em que a maioria das vagas fica ociosa - e que a perda de prestígio da docência não atrai quem tem maior nível cultural. O primeiro passo é compreender o processo que nos trouxe até aqui e ver quando e como superar essa condição.

No tempo em que só uma pequena parcela de nossa população ia além dos quatro anos de escolaridade, quem completava a Educação Básica tinha professores vindos de uma elite cultural. A industrialização e a urbanização levaram a uma ampliação do acesso à escola, que não foi acompanhada da correspondente formação e valorização da profissão docente, cujo status social declinou na proporção de seu crescimento.

A atual conjuntura de crescimento econômico tem aumentado o repasse de recursos públicos para objetivos sociais, que poderiam ser destinados à melhoria das condições de trabalho e de formação dos profissionais da Educação, o que por si só fortaleceria o ensino e favoreceria a inclusão de setores marginalizados. Aliás, sabe-se que o crescimento não se sustenta sem profissionais qualificados ingressando no mundo do trabalho, o que igualmente depende do aperfeiçoamento da escola. Por várias razões, portanto, vivemos um momento crucial para a reversão desse processo. Vejamos medidas para isso, algumas delas já sinalizadas nos estudos citados:

- Estimular a escolha pelo Magistério, com concessão de bolsas para os licenciandos atuarem em escolas públicas e para professores que os orientem.

- Dar mais ênfase ao ensino de práticas e didáticas específicas nas universidades e avaliá-las levando em conta não só a pesquisa mas também sua contribuição para a Educação Básica.

- Reformular a jornada de trabalho, garantindo aos professores a maior permanência em cada escola.

- Financiar a formação em serviço e produção cultural nas escolas, divulgando os programas de excelência.

- Estabelecer planos de carreira com piso digno e progressão não burocrática, baseada no desempenho do docente e nos desafios do contexto em que trabalha.

- Garantir mais acesso nas escolas a recursos didáticos, sistemas de informação e de atualização cultural, assim como de segurança e de saúde.

- Dar à escola condições para envolver a comunidade e seus colegiados em suas oportunidades formativas e culturais.

Algumas dessas propostas já são iniciativas oficiais, mas em escala limitada e sem recursos suficientes. Algumas são mantidas com um enorme esforço local. Muitas são bandeiras de movimentos pela melhoria da Educação. Porém nenhuma se transformou em política de Estado. No entanto, todas são realidade em nações mais avançadas e justas do que a nossa. É claro que países desenvolvidos dão melhores condições a seus educadores. Sem isso, não teriam evoluído. Eis uma ideia para quem disputar qualquer cargo nas próximas eleições - e para quem (como eu e você) vai votar.

Luis Carlos de Menezes - físico e educador da Universidade de São Paulo (USP).

Como ser um campeão


O ESPORTE:

1 – DESENVOLVE HABILIDADES COGNITIVAS – Ou seja, ajuda a raciocinar, a planejar, a exercitar a memória, a compreender situações, linguagens e estratégias e a resolver problemas.

2 – ENSINA A RESPEITAR O CORPO – Os alunos conhecem os perigos do sedentarismo, bem como os danos que o exercício sem supervisão pode causar.

3 – AUMENTA A AUTOESTIMA – O exercício faz o corpo liberar hormônios que causam bem-estar. Além disso, melhora a confiança e diminui a timidez.

4 – TRABALHA O EQUILÍBRIO EMOCIONAL – Ganhar, perder, errar, jogar com a incerteza....são coisas comuns. A boa Educação Física deve desenvolver o controle psicológico dos alunos em situações desafiadoras.

5 - ENSINA A TRABALHAR EM GRUPO – Tanto no esporte quanto na vida é preciso aprender a dividir as tarefas e responsabilidades. Quanto maior a comunicação do grupo, melhor o resultado.

Fonte: Revista Nova Escola