sábado, 31 de janeiro de 2015

Os benefícios das ervas e temperos naturais

Saiba como a forma de temperar os alimentos pode influenciar a saúde e o bem estar

Tão importante quanto os alimentos consumidos é forma de temperá-los e cozinhá-los. Os temperos têm grande influência na qualidade da alimentação e, se escolhidos e utilizados da forma errada com frequência, podem levar ao sobrepeso e até mesmo à doenças crônicas como as cardiovasculares e hipertensão.

Segundo a nutricionista Paula Crook, a cada vez maior quantidade de temperos industrializados existentes no mercado é preocupante, já que além de gordura possuem alto teor de sódio e aditivos químicos que fazem mal à saúde. “Além disso, muitas pessoas têm o hábito de usar no preparo das refeições maionese, creme de leite, queijos gordos (gorgonzola, parmesão, mussarela, feta, etc), bacon e presunto. Alimentos que além de aumentarem o valor calórico dos pratos, são ricos em gorduras saturadas, colesterol e sódio”, explica.

A melhor alternativa para temperar saladas, carnes ou qualquer outro tipo de alimento é sempre buscar temperos naturais. Ervas, legumes e raízes, que além de serem mais saudáveis, podem dar sabor, aroma e aparência melhor ao prato.

Evite
Os caldos industrializados, de carne, frango, peixe e legumes, apresentam grandes quantidades de sódio (cerca de 1000 a 2000 mg), enquanto a quantidade diária recomendada pelo Ministério da Saúde é de 5g. O consumo exagerado pode deixar o sistema cardiovascular sobrecarregado e contribuir para o surgimento de doenças.

Evite também derivados do leite como queijos amarelos, creme de leite e requeijão. O preparo de carnes merece atenção em dobro, já que o processo de cozimento é mais lento.

Naturais e benéficos
Para substituir molhos industrializados que muitas vezes são a primeira opção para o tempero de carnes, invista em suco de limão, laranja com alecrim, molho de salsinha com vinagre, azeite ou vinho branco.

O sal pode ser substituído por ervas frescas como alecrim, salsinha, orégano, tomilho, açafrão, gengibre, alho, cebola, sálvia ou manjericão.

Ao invés de óleo, prefira o azeite de oliva extra virgem, rico em gorduras monoinsaturadas, que são benéficas ao coração. Para quem prefere sabores mais fortes, a pimenta também pode ser uma alternativa, já que conta com propriedades antioxidantes e termogênicas.

Fonte: http://www.sportlife.com.br/nutricao/os-beneficios-das-ervas-e-temperos-naturais - por Marina Machuca - Foto: Shutterstock

Um comentário:

  1. Maravilha - comida tem e ter tempero. Cheiro verte,então... muito bom. Além do sabor, o valor nutritivo é interessante. Valeu, professor José Costa. Abração.

    ResponderExcluir