quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

10 dicas para malhar em casa

Saiba como criar o ambiente ideal e garantir motivação para os treinos

Não simpatizar com o ambiente das academias e a falta de tempo ou dinheiro não são desculpas para ficar parado. Muitos esportes e atividades físicas podem ser praticados na rua, em ambientes como parques e áreas de lazer ou até mesmo dentro de casa.

Malhar no próprio lar pode até proporcionar vantagens exclusivas como escolher o horário ideal, garantir mais higiene e conforto e claro, economia de tempo e dinheiro. Mas a modalidade também exige disciplina e motivação. Não é raro encontrar pessoas que começam a malhar em casa e aos poucos deixam os exercícios de lado.

Se você encontrou motivos para começar a malhar por conta própria, confira dicas de como manter-se motivado e garantir treinos eficientes e seguros:

1.Antes de tudo, procure orientação
Segundo o educador físico Joaquim Ferrari, a orientação inicial de um profissional é essencial, já que sem experiência e monitoramento, as chances de treinar errado e provocar lesões são maiores. “A partir do momento em que os exercícios estiverem dominados eles serão seguros. Um aspecto que deve ser observado é o surgimento de quaisquer dores articulares, que são um sinal de que algo pode não estar indo bem e podem denunciar um início de processo inflamatório”, explica.

2. Crie o ambiente ideal
Poder deixar o espaço de treino com a sua cara é uma das maiores vantagens de treinar em casa. Se possível, reserve um cômodo apenas para isso. Além dos aparelhos, espelhos e um som potente são objetos que podem dar mais energia aos treinos.

3. Invista em equipamentos
Quem decide malhar em casa para valer deve considerar investir em aparelhos como uma boa esteira e/ou bicicleta. Os aparelhos de musculação, embora mais caros, também são bons investimentos e muitos garantem mais de um exercício em um único modelo. Pesos, caneleiras, colchonetes e outros adereços também podem aprimorar o treino.

4. Crie uma rotina
A disciplina é essencial para quem decide malhar em casa. Defina os horários, dias e tempo de duração dos treinos e não deixe a preguiça atrapalhar o processo.

5. Reconheça suas limitações
Para o educador físico, um dos maiores cuidados que as pessoas que se exercitam sem orientação devem ter é saber respeitar os limites do corpo. “Quanto mais motivado for o praticante, mais difícil é de reconhecer a necessidade de parar. Isso aumenta o risco de agravamento de lesões”, afirma. Por isso é importante o acompanhamento profissional e médico antes de seguir em qualquer atividade.

6. De olho na alimentação
Outra vantagem de malhar em casa é a praticidade e proximidade da geladeira! Prepare lanches pós-treino e coma assim que terminar as atividades.

7. Treine da forma mais confortável
Se a sua casa virou a sua academia particular, não há motivos para não treinar da melhor forma possível. Treine descalço, sem camisa ou da forma mais agradável.




8. Encontre um parceiro
Treinar sozinho em casa muitas vezes pode ser desmotivador e solitário. Se for o caso, encontre um amigo ou alguém que more com você para deixar o treino mais divertido.

9. Aumente o som!
Em casa você não precisa ouvir a playlist estipulada pela academia ou só usar fones de ouvido. Faça a seleção de músicas ideais para o seu treino. Não há nada mais estimulante, ou relaxante, do que música!

10. Mantenha-se motivado
Seja com música, assistindo TV ou com um parceiro de treino. Para vencer a preguiça e manter a rotina de treinos a motivação é essencial. Lembre-se do porquê começou a malhar em casa e dos resultados que deseja obter.

Fonte: http://www.sportlife.com.br/fitness/10-dicas-para-malhar-em-casa - por Marina Machuca - Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário