segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

10 dicas para evitar a exposição excessiva ao sol

Filtre seus cuidados! Na estação das altas temperaturas, vale tomar algumas precauções para não sofrer com os malefícios trazidos pelo sol. Confira as dicas

1. Se você passa boa parte do tempo no carro, cuidado: o vidro filtra a radiação UVB, mas a UVA o atravessa diretamente, atingindo a sua pele. Embora estes últimos raios sejam menos nocivos, a exposição prolongada também traz riscos.

2. Para otimizar a ação do seu filtro, aplique o produto sobre a pele seca e, de preferência, meia hora antes de se expor ao sol.

3. A água oferece pouca proteção. À profundidade de um metro, metade dos raios ultravioleta que atingem a superfície ainda chegam debaixo d’água.

4. No dia a dia, use óculos de sol que ofereçam proteção aos raios UVA e UVB.

5. Na praia ou na piscina, evite a exposição no horário próximo ao do almoço, mesmo se estiver usando um produto com FPS. Ao meio-dia (ou às 13 h, em cidades onde há horário de verão) as radiações solares incidem perpendicularmente na superfície da Terra, percorrendo a menor distância entre o sol e o nosso planeta.

6. Roupas escuras absorvem mais os raios ultravioleta que os tons pastéis. Roupas claras, por outro lado, ajudam a filtrar a luz do sol, e a refletir a energia térmica, diminuindo o calor.

7. A quantidade adequada de filtro solar para um adulto de estatura mediana é: uma colher (chá) para proteger rosto e pescoço, uma colher (sopa) para a parte da frente do tronco ,e outra para a parte posterior, 1 colher (sopa) para ambos os braços e a mesma medida para ambas as pernas.

8. Tome precauções especiais em altitudes mais elevadas, e em regiões de clima tropical. Nesses locais, a radiação solar é ainda mais intensa.

9. Tecidos de algodão são facilmente atravessados pelas radiações ultravioletas. Por isso, é perfeitamente possível sofrer queimaduras embaixo de um guarda-sol.

10. A água reflete apenas 5% da luz solar. A areia, 17%, a grama, 25%, e a neve, 85%.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/home/10-dicas-para-evitar-a-exposicao-excessiva-ao-sol/3932/ - Texto Rita Trevisan/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Marília Alencar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário