Telefones para pedir ajuda
Você sabe a quem solicitar ajuda no caso de uma
emergência de saúde, seja ela pessoal ou coletiva?Saiba que há também opções quando as situações não
são tão graves, como apontar irregularidades ou fazer reclamações.
Veja abaixo os principais canais disponíveis ao
cidadão.
SAMU (192) Serviço de Atendimento Móvel - é um
programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de
emergência. Ele funciona 24 horas, todos os dias da semana. A ligação é
gratuita.
Anvisa (0800-642-9782) - A Agência Nacional de
Vigilância Sanitária, além da atribuição regulatória, também é responsável pela
coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), de forma
integrada com outros órgãos públicos relacionados direta ou indiretamente ao
setor saúde.
Corpo de Bombeiros (193)
O Corpo de Bombeiros tem a missão de proteção de
vidas, patrimônio e meio ambiente, e deve ser chamado sempre que houver
acidentes ou risco de vida.
Disque Intoxicação (0800-722-6001)
A Anvisa criou o canal para tirar dúvidas e fazer
denúncias relacionadas a intoxicações. A ligação é gratuita e o usuário é
atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e
Assistência Toxicológica.
CIEVS (0800-644-6645)
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em
Saúde é o órgão coordenador das situações de crise, sendo responsável pelo
acompanhamento dos agravos que, pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou
riscos à saúde pública, necessitam de acompanhamento. O CIEVS está disponível
24 horas por dia, 7 dias por semana.
CVE (0800-555-466)
Centro de Vigilância Epidemiológica: Informações
sobre doenças de notificação compulsória (sarampo, rubéola, dengue,
leptospirose, leishmaniose, tuberculose, febre amarela, e outras).
Disque Saúde (136)
É um canal de articulação entre o cidadão que exerce
o seu papel no controle social e na gestão pública de Saúde, com o objetivo de
melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. Use o Disque Saúde para:
Denúncia
Indicar irregularidade ou indício de irregularidade
na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de Saúde.
Exemplos: Cobrança de procedimento, negligência médica.
Reclamação
Relatar insatisfação em relação às ações e aos
serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento. Exemplos: Demora no
atendimento, falta de medicamentos.
Solicitação
Acesso a atendimento ou a ações e/ou a serviços de
saúde. Exemplos: Necessidade de consulta, tratamento, cirurgias.
Pedido de informação
Buscar instrução, orientação, esclarecimento ou
ensinamento relacionado à saúde. Exemplos: Informações sobre doenças, programas
e campanhas do Ministério da Saúde.
Elogio
Demonstrar satisfação ou agradecer por algum serviço
prestado pelo SUS. Exemplos: Bom atendimento.
Sugestão
Propor ou recomendar ação considerada útil à
melhoria do SUS. Exemplos: Melhoria no serviço de saúde, programas e ações de
saúde.
Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=telefones-uteis-saude
- Com informações do Ministério da Saúde
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