sexta-feira, 25 de março de 2016

Conheça 4 efeitos colaterais do excesso de cafeína e outros estimulantes

Se por um lado eles trazem coisas boas para o corpo, por outro, os psicoestimulantes (entre eles cafeína) causar efeitos colaterais nada desejados. Saiba quais são:

Em grandes quantidades, os efeitos dos psicoestimulantes – cafeína inclusa – funcionam como um verdadeiro tapa aqui, descobre ali, causando efeitos colaterais nada desejados. Olha só:

Benefício: dão mais disposição
Efeito colateral: prejudicam a qualidade do sono

Benefício: melhoram o foco
Efeito colateral: aumentam a ansiedade

Benefício: potencializam o rendimento na academia
Efeito colateral: dificultam a fase de relaxamento e recuperação muscular

Benefício: alguns compostos do gênero, como os derivados da anfetamina, têm efeito emagrecedor (sobretudo por dois fatores: inibição de apetite e aceleração do metabolismo)
Efeito colateral: a perda de peso induzida dessa forma pode ser perigosa porque, muitas vezes, exige medicamentos mais potentes e com maior risco de efeitos colaterais. O emagrecimento rápido tende ainda a gerar o famoso efeito sanfona após a interrupção do uso do psicoativo em questão e, por isso, traz uma série de outros problemas de saúde.

Vale lembrar que, atualmente, o uso de estimulantes com finalidade de perda de peso é uma exceção e somente um médico pode prescrever o tratamento

Dica!
6 horas é o intervalo mínimo recomendado entre a última xícara de café e o momento de ir para a cama se a intenção não for passar a noite toda brigando com o travesseiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário