quarta-feira, 23 de março de 2016

Estudo descobre simples segredo para comer menos

De acordo com um estudo da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA), beber água pode ajudá-lo a comer menos. O ato foi associado a ingerir menos calorias, bem como menos açúcar, sal e colesterol.
O artigo foi publicado no Journal of Human Nutrition and Dietetics.

A pesquisa
Os pesquisadores analisaram um conjunto de dados de 18.311 adultos que foram entrevistados sobre tudo o que comeram e beberam em duas ocasiões diferentes, em um intervalo de três e dez dias.
A quantidade de água que cada indivíduo bebeu não variou muito entre os dois dias. No entanto, os cientistas descobriram que um aumento no consumo de água pura (sem gás) diariamente (entre uma e três xícaras) se correlacionou com uma redução no consumo de energia total diária de entre 69 e 206 calorias.
Isso pode parecer pequeno, mas equivale a cerca de 450g de gordura em 17 dias. Houve também uma redução na ingestão de açúcar por entre 6 e 18 gramas, sódio por entre 78 e 235 miligramas, e colesterol por entre 7 e 21 gramas.
Segundo Ruopeng An, professor de cinesiologia e principal autor do estudo, há duas razões pelas quais a água pode ajudar as pessoas a emagrecer. Primeiro, há o efeito de substituição: as pessoas podem beber água em vez de bebidas açucaradas (como refrigerante). Em segundo lugar, elas podem se sentir mais satisfeitas com a barriga cheia de água, e comerem menos.

Dúvidas
Se os resultados deste estudo forem replicados, podem mudar nossa percepção sobre beber água.
As pesquisas até agora têm tido conclusões mistas sobre se beber mais água ajuda na perda de peso, ou faz qualquer outra coisa pela saúde.
Jennifer Kuk, professora de cinesiologia na Universidade de York (Canadá), que não esteve envolvida no estudo, disse que há alguma verdade na ideia de que a água pode reduzir o consumo de calorias por encher o estômago, mas, “em geral, o efeito é muito menor conforme o estômago se estende ao longo do tempo”.
De acordo com Yoni Freedhoff, especialista em obesidade canadense, houve alguns outros estudos que mostraram que a água pode ser usada como uma ferramenta de controle de peso, especialmente se é tomada imediatamente antes de uma refeição, mas o efeito foi mínimo: apenas 900g por ano, ou nem seja, nem um quilo.

Beber ou não beber, eis a questão
Também é importante notar que o método utilizado neste estudo pode ser falho, uma vez que depende do relato dos participantes e a maioria das pessoas não consegue se lembrar de tudo o que comeu.
Logo, a comunidade científica ainda se mantém cética com relação à pesquisa. “Este estudo não deve ser usado como prova de que se você beber mais água, então você vai comer menos”, afirmou Charles Burant, diretor do Centro de Pesquisa de Nutrição e Obesidade em Michigan, EUA. “Essa noção existe há um longo tempo e apenas não parece funcionar”.
Já outros pesquisadores disseram que estes resultados são mais uma prova de que as pessoas devem tentar evitar bebidas adoçadas em favor da água. Afinal, não têm nada a perder. [TheAtlanticWOl]


Nenhum comentário:

Postar um comentário