quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Mais mulheres brasileiras estão morrendo por AVC. Por quê?

Enquanto o número de homens morrendo por causa de um derrame caiu de 2010 a 2015, entre as mulheres ele cresceu bastante

A saúde cardiovascular do sexo feminino está ameaçada. A partir de dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), notou-se um crescimento na quantidade de mortes por AVC entre as mulheres de 2010 a 2015 – justamente o oposto do que vem acontecendo com os homens. Confira no gráfico:

À esquerda, o número de homens e mulheres que morreram em decorrência de AVC. Embaixo, os anos em que tais números puderam ser observados.

Popularmente conhecidos como derrames, os acidentes vasculares cerebrais são atualmente os principais responsáveis por incapacidade ao redor do globo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre os maiores culpados por esse mal, encontram-se problemas difundidos em nossa sociedade – é o caso de má alimentação, sedentarismo, estresse, tabagismo, alcoolismo, hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade.

Mas você pode olhar o gráfico lá em cima e pensar: ora, a quantidade de óbitos por AVC é praticamente igual entre os sexos. E é mesmo. Em 2015, 50 251 marmanjos e 50 252 mulheres morreram do mal – sim, a diferença foi de um caso. Ocorre que, enquanto há uma tendência de queda na curva masculina, o oposto está acontecendo com as mulheres.

Segundo o diretor da SBC, Celso Amodeo, por trás da melhora entre os homens, estão campanhas de educação e conscientização a respeito dos fatores de risco. O que explicaria, porém, o aumento no número de AVCs entre as mulheres?

A famigerada dupla jornada

Tudo aponta que fatores culturais estejam por trás dos dados. “Além das tarefas de casa, as mulheres passaram a ter atividades externas de trabalho”, opina Amodeo. De fato: um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou, esse ano, que o sexo feminino trabalha quase oito horas a mais que o masculino por semana – considerando o trabalho doméstico e o do escritório.

Porém, há outros possíveis culpados. O uso de pílula anticoncepcional entre as predispostas ao tromboembolismo (principalmente as fumantes), por exemplo, seria um deles. Para ficar segura, o jeito é buscar conselhos de um médico.

Por outro lado, Amodeo observa que a prevalência de derrames no Brasil é semelhante à que se observa em outros países. “Na China, os números são maiores ainda, devido ao grande consumo de sal, quase quatro vezes maior que o brasileiro”, comenta.

Ou seja, não é que nós estamos indo especialmente mal. Só que isso não é motivo para deixarmos de prestar atenção, certo?

E um último recado: a saúde da mulher está gerando tanta preocupação que, no Dia Mundial do Diabetes de 2017, o tema eleito foi como essa doença afeta especificamente o sexo feminino.


Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/por-que-mais-mulheres-morrendo-por-avc/ - Por Giovana Feix - Ilustração: Ana Cossermelli/SAÚDE é Vital

Um comentário:

  1. É uma informação um tanto preocupante,o seu post detalha muito bem no que devemos ficar atentos.
    http://gamingondroid.blogspot.com.br

    ResponderExcluir