quarta-feira, 18 de março de 2020

Pessoas curadas pelo coronavírus são contagiosas até 15 dias depois, diz a OMS

Ficar em casa, é claro, é uma regra estrita que se aplica a todos, mas mesmo as pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus ainda podem infectar, mesmo depois de não terem mais sintomas: é por isso que as medidas de proteção devem continuar por pelo menos mais duas semanas após o desaparecimento da doença de Covid-19.

É a recomendação que vem de Tedros Adhanom Ghebreyesu s, diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sublinhou em uma entrevista coletiva em Genebra que, mesmo depois de ser curado, o importante é não receber visitas nem ter contatos com todos os tipos .

Em seu discurso, Ghebreyesus também afirma que há ” mais casos e mortes no resto do mundo do que na China ”

As medidas de exclusão social podem ajudar a reduzir a transmissão e permitir que os sistemas de saúde possam lidar com ela.

A lavagem constante das mãos e espirro ou tosse no cotovelo podem reduzir o risco para si mesmas e para os outros. “ Mas, sozinhos, esses artifícios não são suficientes para extinguir essa pandemia. É a combinação que faz a diferença ” , diz o diretor geral da OMS, na total crença de que a maneira mais eficaz de prevenir infecções e salvar vidas é quebrar as cadeias de transmissão. E para fazer isso, se tiver que testar e isolar.

“Você não pode combater um incêndio com olhos vendados. E não podemos parar com esta pandemia se não soubermos quem está infectado . ”

“Temos uma mensagem simples para todos os países: teste, teste, teste – continua Ghebreyesus. E se forem positivos, isole-os e descubra com quem eles estavam em contato próximo por até 2 dias antes que os sintomas se desenvolvessem “.

Por esse motivo, a OMS enviou quase 1,5 milhão de testes para 120 países e recomenda isolar todos os casos confirmados, mesmo os leves, em unidades de saúde, para impedir a transmissão e fornecer atendimento adequado. Obviamente, sempre que possível. Em muitas situações, manter até casos leves no hospital é praticamente impossível, portanto, as prioridades terão necessariamente de ser seguidas.

O Coronavírus não poupa ninguém
Além disso, Tedros Adhanom Ghebreyesus não perde tempo em apontar que as evidências científicas sugerem que pessoas com mais de 60 anos estão em maior risco, mas isso não significa que os jovens, incluindo crianças, também estejam em perigo.

Até agora, temos visto epidemias em países com sistemas avançados de saúde. Mas eles também lutaram para encontrar soluções rápidas. E não apenas isso: “à medida que o vírus se desloca para países de baixa renda, estamos profundamente preocupados com o impacto que poderia ter entre populações com alta prevalência de HIV ou entre crianças desnutridas “.

É por isso que a OMS pede a todos os países e todos os indivíduos que façam todo o possível para interromper a transmissão.

Vamos repetir mais uma vez: lavar as mãos ajudará a reduzir o risco de infecção, mas também é um ato de grande solidariedade. Faça por si mesmo, faça pelos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário