sexta-feira, 3 de abril de 2020

Não consegue emagrecer? Veja cinco erros que você pode estar cometendo sem saber


Nem tudo que é saudável pode ser consumido à vontade

Você começou a se exercitar, adotou uma nova rotina de alimentação mais saudável, mas o resultado não aparece na balança? Existem fatores importantes em qualquer processo de emagrecimento que podem explicar o que está acontecendo. Vale lembrar que cada pessoa funciona de um jeito diferente, então você precisa de um acompanhamento personalizado.

Abaixo, listei cinco atitudes que você pode estar fazendo e que não estão ajudando no seu desejo de emagrecer:

Ignorar o tamanho da porção
A qualidade da alimentação é muito importante, mas quando falamos em emagrecimento, a quantidade faz toda a diferença. Se você se "autosabota" ao encher aquela colher de arroz no almoço ou finge que não comeu aquelas cinco balinhas no Uber, achando que não vai afetar o resultado final, eis a sua resposta!

Outro ponto importante é: nem tudo que é saudável pode ser consumido à vontade. Castanhas, queijo branco, frango: tudo isso tem uma recomendação de quantidade, viu? Sair comendo proteínas como se não houvesse calorias nelas não te ajuda.

Cortar carboidratos da dieta por conta própria
Sabia que se você cortar carboidratos da sua dieta, sem o aval de um profissional, você pode  prejudicar o processo de emagrecimento? Às vezes você acha que tirar o carbo que a nutri colocou na sua refeição vai acelerar os resultados. Nada disso! Se seu corpo precisa de uma quantidade específica de energia e você não disponibilizá-la, ele pode parar  de queimar gordura e começar a armazená-la. Sim! Aí você até pode ver diferença na balança por um curto período, mas depois nada mais acontece – por mais que você esteja se sacrificando para comer uma miséria por dia. Se o carboidrato está no seu plano alimentar, siga com ele que tudo vai  dar certo.

Dormir pouco e mal
Respeitar o ciclo de sono e toda a oscilação hormonal que ocorre nesse período é fundamental para ter bons resultados na balança. Você precisa de descanso de qualidade. É importante dormir no escuro para estimular a melatonina, responsável por ativar as moléculas responsáveis pela supressão do apetite e estimular o metabolismo. 
Além disso, uma boa noite de sono é importante para baixar os níveis de cortisol, hormônio que, em níveis altos na corrente sanguínea, pode gerar perda de massa muscular, ganho de peso ou diminuição da testosterona.

Compensar de maneira desproporcional
A ideia de que "já que que me exercitei, posso comer  mais" é equivocada e pode fazer você não sair do lugar. O fator mais importante em um processo de emagrecimento é a alimentação, então não se sabote. Sem a ajuda de um profissional é quase impossível você identificar sozinha qual é a intensidade do exercício adequado e qual o real impacto dele no seu gasto calórico, para então fazer um paralelo com a ingestão de alimentos. Se exercite porque faz bem, porque é bom para o seu corpo, sua mente e sua saúde no geral.

Não seguir o plano alimentar específico para você
Você precisa respeitar suas necessidades individualizadas. O que deu certo para sua amiga não necessariamente pode dar certo pra você. Você precisa de uma quantidade diferente de calorias, carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas e minerais. Então seu plano alimentar  é único e precisa estar de acordo com suas necessidades específicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário