domingo, 24 de janeiro de 2021

32 Alimentos bons para o coração (e o porquê)


Conheça a lista e faça escolhas melhores, para que sua alimentação possa te ajudar

 

Você já parou para pensar como está seu coração? Não, não se trata de romances e coisas do gênero, mas da saúde do seu sistema cardiovascular. Sabia que existem alimentos bons para o coração, que podem ajudar a prolongar sua vida? Veja quais são e já anote para comprar na próxima ida ao mercado.

 

Top 32 alimentos bons para o coração

Nessa lista, você vai encontrar os melhores alimentos para o seu sistema cardiovascular. Mas é fundamental que, antes de fazer qualquer alteração na sua dieta, consulte seu médico ou nutricionista de confiança, ok? Veja então quais são esses alimentos e porque adicionar ao seu prato.

 

1. Abacate

Rico em gordura monoinsaturada, o abacate auxilia na redução do risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares. Isso porque esse tipo de gordura ajuda a aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (colesterol ruim).

 

2. Romã

O suco de romã reduz o risco de doenças cardiovasculares e a hipertensão, já que o consumo diário da fruta ou do suco tem um efeito significativo sobre o estresse oxidativo cardíaco. Ou seja, ajuda a manter seu coração mais jovem.

 

3. Brócolis

Ele possui fibras que contribuem para regular a pressão arterial, protegendo seu sistema cardiovascular. Além disso, é rico em vitamina K, que melhora a coagulação sanguínea.

 

4. Açafrão-da-terra (cúrcuma)

O açafrão protege as paredes das artérias e ajuda a prevenir inflamações ao longo das vias, fazendo com que todo o sistema funcione de forma mais fluida.

 

5. Azeite de oliva extra virgem

Ele é conhecido por promover a limpeza natural das artérias, ajudando assim a baixar a pressão arterial e prevenir coágulos sanguíneos. Por ser uma gordura monossaturada, não traz danos ao coração se consumida com moderação.

 

6. Berinjela

Um dos muitos benefícios da berinjela é a redução das taxas de triglicérides e ácido úrico, o que também diminui as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

7. Nozes e castanhas

Elas são fontes de vitamina E, responsável por proteger o organismo contra doenças do coração. Além disso, contribuem para o aumento do colesterol bom (HDL), impedindo o desenvolvimento de doenças do coração.

 

8. Canela

Deve ser evitada por hipertensos, mas, no geral, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a eliminar as placas no interior das artérias, melhorando a saúde cardiovascular. Além disso, ajuda a dar aquela energia extra para a prática de atividades físicas, acelerando o metabolismo, eliminando assim uma maior quantidade de gordura.

 

9. Aveia

Possui alta quantidade de fibras, principalmente a betaglucana, responsável pela diminuição da absorção de colesterol e triglicérides, protegendo o sistema cardiovascular.

 

10. Chá verde

É responsável por desobstruir as artérias, diminuir a absorção de colesterol e melhorar os níveis de lipídios no sangue.

 

11. Sardinha

A sardinha é um dos alimentos bons para o coração por que possui poucas calorias e muita proteína, além de ácidos graxos, potássio, iodo, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas, agindo sobre o colesterol e a hipertensão.

 

12. Chocolate amargo

É rico em flavonoides, substâncias que atuam como cardioprotetores. Além disso, melhora a função das plaquetas e a sensibilidade à insulina, controlando a pressão arterial e atuando como um antioxidante.

 

13. Vinho tinto

Possui polifenóis, substâncias naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, há evidências de que a dieta do mediterrâneo é benéfica para a saúde cardiovascular, considerando o vinho consumido durante as refeições um importante componente.

 

14. Pera

Comer a fruta com casca e tudo é bom para combater os radicais livres e manter o coração mais jovem. Sem contar que a pera é rica em substâncias que ajudam a prevenir e combater o diabetes tipo 2 e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

 

15. Melancia

Fonte de minerais (potássio, magnésio, cálcio e ferro) e aminoácidos (citrulina e arginina), ela também é rica em substâncias com propriedades antioxidantes como o licopeno, vitamina C e flavonoides, favoráveis ao bom desempenho das artérias.

O consumo da melancia pode ajudar a prevenir o surgimento de doenças degenerativas, como o câncer de próstata, estômago e pulmão, a tratar a diabetes mellitus e a reduzir a pressão arterial.

 

16. Salmão

O salmão, preferencialmente oriundo de locais abertos e não de cativeiro, é um excelente alimento para o coração, pois contém uma grande quantidade de ômega-3. Ele reduz a arritmia, aterosclerose e os triglicérides, sendo recomendado o seu consumo ao menos 2 vezes por semana.

 

17. Amora, morango e mirtilo

As frutas vermelhas são excelentes remédios para o coração, pois seu consumo diário pode reduzir as chances de um ataque cardíaco. Isso se dá devido a presença dos flavonoides, que diminuem a pressão e dilatam os vasos sanguíneos.

 

18. Batata

Por incrível que pareça, a batata é, sim, um dos alimentos bons para o coração, e não somente um monte de carboidratos. Rica em potássio e fibras, ela ajuda a controlar a pressão arterial e reduz as chances de um ataque cardíaco. Só evite as fritas!

 

19. Tomate

Também ricos em potássio, ajudam a proteger o sistema cardiovascular, porém os tomates possuem um extra: o licopeno. Ele ajuda a limpar o sangue, eliminando o LDL e mantendo os vasos mais dilatados, facilitando assim a fluidez e reduzindo o risco de ataque cardíaco.

 

20. Espinafre e couve

Por conter uma grande quantidade de carotenoides, o espinafre e a couve ajudam a eliminar a gordura e outras toxicidades do organismo, sendo também ricos em fibras e nutrientes. Além disso, possuem uma grande quantidade de ômega-3, sendo assim excelentes para o sistema cardiovascular.

 

21. Grão-de-bico

Além de ser rico em fibras, magnésio, zinco e potássio, ajuda a reduzir o colesterol ruim. Consequentemente, é perfeito para manter a saúde do seus sistema cardiovascular, melhorando a qualidade de vasos e artérias.

 

22. Oxicoco

Ainda de difícil acesso no Brasil, as cranberries ou oxicocos são carregadas de antioxidantes, desacelerando o envelhecimento do sistema cardiovascular. Além disso, são super nutritivas, sendo usadas inclusive como suplemento alimentar.

 

23. Figo

Mais do que ser rico em cálcio e fibras, o figo tem muitos nutrientes que podem ajudar a manter seu coração em dia. Perfeitos para o controle do colesterol, eles não são ricos em açúcares, ajudando inclusive no tratamento do diabetes.

 

24. Linhaça

As sementes de linhaça são ricas em ômega-3 e outros ácidos graxos, que são essenciais para o bom funcionamento do coração. Ela pode ser consumida em pó, cápsulas ou como semente, adicionada a sucos e alimentos.

 

25. Pimentas vermelhas

As pimentas vermelhas são ricas em capsaicina, que ajuda no controle da pressão arterial e ainda reduz o colesterol ruim. São também ricas em antioxidantes, preservando o sistema cardiovascular.

 

26. Gengibre

Muito conhecido como um poderoso antioxidante, o gengibre é também anti-inflamatório, ajudando assim a manter o sistema saudável. Se consumido corretamente e aliado a outras práticas, também ajuda na redução da gordura.

 

27. Laranja

O consumo regular de laranja ajuda a manter o colesterol sob controle. Isso porque a fruta ajuda a absorver parte da gordura, além de ser rica em potássio e vitamina C, que protege o sistema cardiovascular.

 

28. Alho

Claro que não poderia faltar um dos melhores remédios naturais, o alho. Com ação anti-inflamatória, ele ajuda a evitar e reduzir placas de gordura nas artérias. Além disso, ajuda a regular a pressão arterial e reduz a vasoconstrição.

 

29. Lentilha

As lentilhas são ricas em potássio, proteína e magnésio, sendo grandes aliadas da saúde do sistema cardiovascular. Além disso, são perfeitas para quem quer eliminar gordura, pois possuem somente 93 calorias a cada 100 gramas.

 

30. Beterraba

Também rica em minerais, a beterraba ajuda a manter vasos e artérias saudáveis, bom como o coração. É também rica em antioxidantes e nitratos, que ajudam não apenas a manter o sistema jovem, mas também a relaxar os vasos e artérias. Consequentemente, menores riscos de doenças cardíacas.

 

31. Sementes de chia

São usadas como um poderoso suplemento alimentar, principalmente por serem ricas em ômega-3, proteínas e fibras. Elas ajudam a reduzir o colesterol ruim, além de agir como um antioxidante no organismo.

 

32. Maçã

Quando se fala em maçã é impossível desassociar de saúde. Isso porque ela é fonte de minerais, muitas vitaminas e antioxidantes. É fonte de pectina, uma fibra que ajuda a absorver o colesterol e triglicerídeos.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/alimentos-bons-coracao/ - por Angela Oliveira - Pinterest

Um comentário:

  1. Olá, gostariam de particiar do nosso agregador de links? Nos divulgamos os posts dos parceiros sem "nofollow" nos links, assim seu site pode ganhar uma ótima relevância no Google. Conheça: https://divulgador.net/

    ResponderExcluir