quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Bebida alcóolica te dá mais fome? Estudo explica o motivo


O excesso de bebida alcóolica já é conhecido como prejudicial à saúde

 

Apesar de não exercer influência no ganho de peso, o consumo de bebida alcóolica dá aquela vontade para comer um petisco. Essa tese foi desenvolvida na Austrália por meio de pesquisa da Universidade de Melbourne e divulgada no Congresso Internacional de Obesidade, também em Melbourne.

 

Entenda por que bebida alcoólica pode dar mais fome

Feito que é conhecido como “efeito aperitivo”. De acordo com a líder dessas pesquisas, Amanda Grech, pesquisas indicaram que a ingestão de bebida alcóolica eleva os níveis de FGF-21, o hormônio que propicia o apetite por proteínas e acaba o apetite por alimentos doces.

 

No entanto, a “conexão” desse consumo de bebida e o ganho de peso ainda não está definida. A também australiana Universidade de Sydney optou por analisar como o álcool atinge o apetite por diferentes tipos de alimentos e a subsequente ingestão de calorias.

 

“Sabemos que a proteína tem um efeito saciante. Queríamos descobrir se as pessoas selecionam mais alimentos salgados ricos em proteínas quando bebem álcool e, se o fizerem, se o efeito saciante de proteína leva a que consumam menos calorias em geral, apesar da energia adicional do próprio álcool”, relatou Grech.

 

Nesse sentido, houve a análise de 9.341 adultos participantes da Pesquisa Nacional de Nutrição e Atividade Física da Austrália. Informações sobre os alimentos e bebidas que cada participante consumiu em 24 horas, a quantidade total de energia consumida nesse tempo e o quanto dessa energia veio de proteínas, gorduras, carboidratos e outros nutrientes estavam disponíveis.

 

Desdobramentos

O trabalho expôs que 40% dos envolvidos beberam álcool. Consequentemente, os participantes que consumiram bebida alcoólica comeram mais alimentos salgados do que aqueles que ingeriram bebidas sem álcool. Aconteceu também que não foram todos os consumidores de bebida alcoólica que ingeriram mais calorias. Isso dependeu do petisco selecionado.

 

Ou seja, dois terços daqueles que preferiram álcool escolheram alimentos ricos em proteínas, mas pobres em carboidratos e gorduras. A média do consumo foi de 1.749 calorias, que significa 577 calorias a menos do que o ideal para manter seu peso atual.

 

O grupo que bebeu álcool e ingeriu batata frita e rolinho primavera obteve a média de consumo de 3.051 calorias. Isto é, 813 calorias a mais do que o correto para manter o seu peso atual.

 

“Quando consumir álcool e seu apetite estiver elevado, certifique-se de selecionar fontes de proteínas magras mais saudáveis, como carne vermelha magra, frango, peixe, frutos do mar ou legumes. Evite o desejo de petiscar alimentos salgados e com pouca proteína. Isso garantirá que seu apetite por proteína seja satisfeito sem consumir energia em excesso, levando ao ganho de peso”, disse Dr. Amanda Grech.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/bebida-alcoolica-te-da-mais-fome-estudo-explica-o-motivo/ - By Redação - Shutterstock


Ao ouvir isso, Jesus disse-lhes: “Não são os sãos que precisam de médico, mas os enfermos. Não vim chamar justos, mas pecadores. (Marcos 2:17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário