segunda-feira, 7 de agosto de 2023

8 hábitos saudáveis que vão lhe dar 20 anos a mais de vida


Hábitos para uma vida mais longa

 

Um estudo com mais de 700.000 pessoas descobriu que a adoção de oito hábitos saudáveis aos 40 anos de idade pode prolongar a expectativa de vida em mais de duas décadas.

 

O efeito é menor, mas ainda significativo, para pessoas que tinham esses oito hábitos aos 60 anos.

 

Xuan-Mai Nguyen e seus colegas do Sistema de Saúde dos Veteranos de Boston (EUA) coletaram dados sobre atividade física, dieta, sono, saúde mental, relacionamentos e uso de álcool de um grupo de mais de 700.000 pessoas com idades entre 40 e 99 anos. Os participantes preencheram uma pesquisa sobre seus estilos de vida entre 2011 e 2019, e os pesquisadores analisaram as respostas juntamente com os dados de seus registros de saúde.

 

Durante o período de oito anos do estudo, 33.375 participantes morreram. Depois de ajustar fatores como idade, status socioeconômico e raça, os pesquisadores descobriram que havia oito hábitos correlacionados com um risco significativamente menor de morrer por qualquer causa durante esse período.

 

Os oito hábitos "mágicos" são:

 

Ter uma dieta saudável

Fazer exercícios físicos

Controlar o estresse

Dormir bem

Não ter um distúrbio de uso de opioides

Consumir álcool com moderação

Nunca fumar

Manter relações sociais positivas

 

Como ganhar anos de vida

 

A atividade física foi a que mais influenciou a longevidade. O exercício moderado - equivalente a pelo menos caminhar rapidamente alguns quarteirões por dia - foi associado a um risco 46% menor de morrer durante o período de oito anos do que ser sedentário.

 

No extremo oposto, pessoas com histórico de transtorno por uso de opioides tiveram um risco 38% maior de morte no período, enquanto aquelas que fumavam tiveram um risco 29% maior de morte no período em comparação com os não-fumantes ou ex-fumantes.

 

Uma dieta saudável, incluindo principalmente alimentos integrais à base de plantas, e o controle do estresse, determinado por uma pontuação baixa em uma avaliação de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), diminuíram as chances de morrer durante o período em cerca de 20%. O mesmo aconteceu com a moderação em relação ao álcool, definida como não beber mais do que quatro doses por dia, além de dormir de 7 a 9 horas por noite.

 

As relações sociais positivas tiveram a menor influência, diminuindo a chance de morte no período de tempo em apenas 5%.

 

Usando essas informações, a equipe da professora Nguyen modelou a expectativa de vida de pessoas que adotassem todos os oito hábitos aos 40 anos: Homens viveriam quase 24 anos a mais, e mulheres viveriam 23 anos a mais. Se os participantes implementassem todas as intervenções aos 60 anos, suas vidas poderiam ser 18 anos mais longas, independentemente do sexo.

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=8-habitos-saudaveis-vao-lhe-dar-20-anos-mais-vida&id=16054&nl=nlds - Com informações da New Scientist - Imagem: CC0 Creative Commons/Pixabay


O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

Deuteronômio 31:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário