quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Quer viver mais? Comece magro e vá ganhando quilinhos aos poucos


Barriguinha de aposentado

 

Pessoas que começam a idade adulta com um índice de massa corporal (IMC) na faixa normal, e só mais tarde passam para o sobrepeso - mas nunca obesos -, tendem a viver mais.

 

Adultos nesta categoria viveram mais do que até mesmo aqueles cujo IMC permaneceu na faixa normal ao longo de toda a vida.

 

Pessoas que começaram a vida adulta como obesos e continuaram a ganhar peso tiveram a maior taxa de mortalidade.

 

"O impacto do ganho de peso na mortalidade é complexo. Depende do momento e da magnitude do ganho de peso e de onde o IMC começou," disse o professor Hui Zheng, da Universidade Estadual de Ohio (EUA).

 

"A mensagem principal é que, para aqueles que começam com peso normal no início da idade adulta, ganhar uma quantidade modesta de peso ao longo da vida e entrar na categoria de sobrepeso no final da idade adulta pode realmente aumentar a probabilidade de sobrevivência," reforçou.

 

Resultados semelhantes foram encontrados em duas gerações de participantes em um estudo que acompanhou os históricos médicos de residentes de uma cidade em Massachusetts e seus filhos durante décadas.

 

Obesidade juvenil

 

Por outro lado, o estudo mostrou tendências preocupantes para a geração mais jovem, que está ficando com sobrepeso e obesidade mais cedo do que seus pais.

 

Isso significa que essa geração tem maior probabilidade de ter mortes relacionadas ao aumento da obesidade.

 

"Mesmo que os riscos de mortalidade associados às trajetórias de obesidade tenham diminuído ao longo das gerações, suas contribuições para as mortes da população aumentaram de 5,4% na coorte original para 6,4% na coorte de descendentes," disse Zheng. "Isso é porque mais pessoas estão nas trajetórias de obesidade na coorte de descendentes."

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: Life-long Body Mass Index Trajectories and Mortality in Two Generations

Autores: Hui Zheng, Paola Echave, Neil Mehta, Mikko Myrskyla

Publicação: Annals of Epidemiology

DOI: 10.1016/j.annepidem.2021.01.003

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=quer-viver-mais-comece-magro-va-ganhando-quilinhos-poucos&id=14557&nl=nlds - Redação do Diário da Saúde - Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Por quanto tempo é normal ficar sem transar? Ciência responde


Ficar sem transar por semanas pode ser um problema para muitas pessoas

 

É comum que nos sintamos preocupados com a frequência que transamos. Isto acontece porque comparamos a nossa realidade com a de outras pessoas, e quando não atingimos um certo padrão sexual, nos sentimos fora de sintonia com a normalidade.

 

De acordo com um estudo publicado no periódico Archives of Sexual Behavior, a maioria das pessoas transa 54 vezes por ano, o que equivaleria a ter sexo ao menos uma vez por semana.

 

Os dados foram obtidos através da análise de 26 mil americanos, que responderam um questionário sobre suas relações sexuais. Solteiros, namorados e casados foram considerados para a pesquisa. Analisando quem era casado, a média de sexo por ano cai para 51 vezes.

 

Preciso transar 54 vezes por ano para ser feliz?

Um outro estudo, publicado no periódico Social Phychological & Personality Science, comprovou que casais que transam três vezes por semana são tão felizes quanto os que transam apenas uma vez na semana.

 

Para os estudiosos, não transar pode ser apenas um sintoma para um problema maior. Entretanto, se você faz sexo apenas uma vez por mês e está feliz com isso, não há motivos para se preocupar.

 

Transar diversas vezes não significa que estamos tendo satisfação máxima. É preferível ter relações sexuais prazerosas uma vez ao mês, do que ter sexo frequentemente sem sentir-se contente.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/noticias/33830-por-quanto-tempo-e-normal-ficar-sem-transar-ciencia-responde?utm_source=news_mv&utm_medium=BE&utm_campaign=8947909 - Escrito por Redação Minha Vida

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Como cuidar da saúde da pele após dias de exposição ao sol


Alguns cuidados básicos pós-sol podem salvar a sua pele, além de intensificar os benefícios das ações preventivas, como o uso do filtro solar e a ingestão de água

 

Alguns cuidados básicos pós-sol podem salvar a sua pele, além de intensificar os benefícios das ações preventivas, como o uso do filtro solar e a ingestão de água

 

É na temporada de verão que muita gente aproveita para curtir a praia ou a piscina, mas o aumento da exposição aos raios solares, requer ainda mais cuidados com a pele, antes, durante e no pós-sol.

 

É claro que a prevenção aos danos causados pela radiação solar à pele são de extrema importância. Dentre eles estão utilizar filtro solar específico para rosto e corpo, evitar o sol das 10 às 15 horas, beber no mínimo dois litros de água por dia, fazer atividades físicas na sombra e manter uma alimentação saudável. Mas os cuidados que devem ser adotados após a exposição também são  importantes, principalmente por quem exagerou no sol.

 

Segundo a dermatologista Isabella Redighieri, as principais medidas a serem tomadas nessa fase “pós-sol” são: evitar banhos muito quentes e uso de buchas para diminuir o ressecamento na pele. Além de hidratar a pele com produtos a base de ureia, óleos, lactato de amônio e ceramidas, para repor a hidratação e garantir a função da barreira cutânea já que o sol, a praia e a piscina tendem a aumentar o ressecamento.

 

Cuidados diários

 

É importante dar atenção a todo o corpo, inclusive algumas áreas que, geralmente, ficam esquecidas, como joelhos, cotovelos e calcanhares. “São áreas mais espessas, que ressecam mais e são de mais traumas. Precisam de hidratação mais potente. Nos calcanhares, por exemplo, podemos aplicar o produto e calçar uma meia para dormir. Fica ótimo”, diz Isabella Redighieri.

 

A médica ressalta também a importância de escolher os produtos certos para manter a hidratação diária e destaca que os óleos, apesar de eficientes, não substituem os hidratantes. “Eles devem ser utilizados em conjunto. Vale usar o hidratante imediatamente após o banho, pois a pele absorve mais o produto e, em seguida, o óleo, que evita a perda de água. Funciona como uma 'selagem'".

 

Isabella acrescenta que é possível - sob orientação profissional - associar na mesma formulação ativos emolientes com finalidade de suavizar, amaciar ou tornar a pele mais flexível, hidratantes e os óleos, facilitando a aplicação em um só produto.

 

Pele protegida

 

Como cuidar da saúde da pele após vários dias de exposição ao sol

 

Alguns cuidados básicos pós-sol podem salvar a sua pele, além de intensificar os benefícios das ações preventivas, como o uso do filtro solar e a ingestão de água.

 

É na temporada de verão que muita gente aproveita para curtir a praia ou a piscina, mas o aumento da exposição aos raios solares, requer ainda mais cuidados com a pele, antes, durante e no pós-sol.

 

É claro que a prevenção aos danos causados pela radiação solar à pele são de extrema importância. Dentre eles estão utilizar filtro solar específico para rosto e corpo, evitar o sol das 10 às 15 horas, beber no mínimo dois litros de água por dia, fazer atividades físicas na sombra e manter uma alimentação saudável. Mas os cuidados que devem ser adotados após a exposição também são  importantes, principalmente por quem exagerou no sol.

 

Segundo a dermatologista Isabella Redighieri, as principais medidas a serem tomadas nessa fase “pós-sol” são: evitar banhos muito quentes e uso de buchas para diminuir o ressecamento na pele. Além de hidratar a pele com produtos a base de ureia, óleos, lactato de amônio e ceramidas, para repor a hidratação e garantir a função da barreira cutânea já que o sol, a praia e a piscina tendem a aumentar o ressecamento.

 

Cuidados diários

 

É importante dar atenção a todo o corpo, inclusive algumas áreas que, geralmente, ficam esquecidas, como joelhos, cotovelos e calcanhares. “São áreas mais espessas, que ressecam mais e são de mais traumas. Precisam de hidratação mais potente. Nos calcanhares, por exemplo, podemos aplicar o produto e calçar uma meia para dormir. Fica ótimo”, diz Isabella Redighieri.

 

A médica ressalta também a importância de escolher os produtos certos para manter a hidratação diária e destaca que os óleos, apesar de eficientes, não substituem os hidratantes. “Eles devem ser utilizados em conjunto. Vale usar o hidratante imediatamente após o banho, pois a pele absorve mais o produto e, em seguida, o óleo, que evita a perda de água. Funciona como uma 'selagem'".

 

Isabella acrescenta que é possível - sob orientação profissional - associar na mesma formulação ativos emolientes com finalidade de suavizar, amaciar ou tornar a pele mais flexível, hidratantes e os óleos, facilitando a aplicação em um só produto.

 

Problemas comuns no verão

 

Durante o verão, alguns problemas aparecem com maior frequência, como melasma, rosácea, acne e dermatites. A dermatologista Pauline Lyrio afirma que, para todas essas condições, o principal cuidado é evitar exposição solar excessiva e proteger com filtro solar específico para o tipo de pele.

 

“No caso do melasma, vale abusar de filtros com alto fator de proteção e daqueles com cor na composição. Lembrando que não adianta proteger somente o rosto, pois o sol que pegamos no corpo estimula a produção do hormônio que estimula a melanina de todo organismo, pigmentando ainda mais as manchas do rosto. Além disso, o dermatologista pode prescrever cremes com ação clareadora e substâncias antioxidantes que poderão auxiliar no combate aos radicais livres gerados pela radiação UV, relacionados à piora das manchas”, complementa Pauline.

 

Em relação à rosácea, a dermatologista salienta que o problema requer o uso de filtro específico para pele sensível. Já para acne recomenda-se o uso preferencialmente de filtros na forma de séruns, géis ou gel-creme, conhecido como “oil-free”. “Para ambas as condições também convém uma avaliação dermatológica, a fim de detectar se há necessidade de introduzir medicamentos tópicos e orais”, destaca.

 

4 dicas que salvam a pele

 

Pauline reforça que o melhor cuidado para prevenção dos fotodanos - danos na pele causados pela exposição solar - é com o uso adequado de filtro solar. Mas é possível intensificar os benefícios das ações preventivas e recuperar a pele após uma longa temporada de exposição. Confira as dicas da profissional:

 

01 Hidratação intensa

Após a exposição ao sol, devemos hidratar bem a pele do rosto e do corpo. Vale apostar em produtos bastante emolientes, capazes de recuperar a barreira cutânea danificada pelas agressões cutâneas sofridas durante os dias de sol. Esse cuidado deve ser redobrado se houver queimaduras solares.

 

02 Beba bastante água

O ideal é ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia, a fim de manter a pele hidratada não só por fora como também por dentro.

 

03 Água termal para refrescar

Uma dica interessante é ter uma água termal geladinha para borrifar na pele. Ela ajuda a refrescar e, devido às suas propriedades calmantes, também ajuda a aliviar a sensação de queimaduras solares.

 

04 Sem banhos quentes

Para evitar um ressecamento ainda maior, é importante não se esquecer, neste período, de reduzir a temperatura da água e o tempo embaixo do chuveiro.

 

Fonte: https://revistanovafamilia.com.br/como-cuidar-da-saude-da-pele-apos-dias-de-exposicao-ao-sol - Redação

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021


Com início na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade de 2021 será a 5º Campanha a ser trabalhada na Dimensão Ecumênica. Com sua abertura na entrada do Tempo Quaresmal e sua Coleta marcada para o Domingo de Ramos, 28 de março, os cristãos de todas as denominações são chamados em 2021 a viver e promover a dimensão do Diálogo, como método de se derrubar as barreiras da divisão, fortalecendo a unidade.

 

TEMA: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

 

LEMA:  “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).

 

OBJETIVO GERAL DA CFE 2021

 

Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

– Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;

– Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;

– Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;

– Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;

– Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.

 

Fonte: https://www.dioceseunivitoria.org.br/campanha-da-fraternidade-2021/

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Alimentos para emagrecer, que afinal fazem ganhar peso


Não basta cortar nos bolos e alimentos processados. Tem também de ter cuidado com os alimentos que, supostamente, prometem ajudar a perder peso, mas provocam o efeito contrário.

 

Se quer perder peso, provavelmente acompanha vários blogues de culinária e põe em prática muitas das receitas “saudáveis” que encontra. Já cortou também nos bolos, alimentos processados e começou a investir em refeições ricas em grãos integrais, frutas, vegetais e outros nutrientes. Ainda assim tem de ter cuidado.

 

Muitos dos alimentos que são aconselhados nas dietas de perda de peso podem tornar-se alguns dos seus maiores inimigos e fazer com que ganhe mais quilos.

 

Muesli: esta mistura de cereais normalmente é feita com aveia que é revestida de água, óleo e adoçantes, como o mel e o açúcar mascavado, de modo a manter os grãos integrais, frutas e nozes juntos e formar aquela deliciosa mistura. O cenário ainda pode piorar se adicionar frutos secos, que normalmente têm uma enorme quantidade de açúcar, apesar de possuírem também muitas gorduras saudáveis para o coração.

 

Bolachas de arroz: têm carboidratos simples que vão aumentar os seus níveis de açúcar no sangue e dar-lhe uma rápida explosão de energia. Além disso, não se surpreenda se, meia hora depois, já estiver com fome. Não têm qualquer valor nutritivo, mas são ideais para comer antes de um treino pois funcionam no corpo como uma espécie de combustível que, durante a prática desportiva, vai ser queimado.

 

Smoothies: normalmente têm frutas como a manga, abacaxi, banana e maçã que lhes dão um sabor delicioso, mas vão fazer com que sinta fome pouco depois, uma vez que não têm proteínas nem gorduras saudáveis para mantê-la satisfeita. Em vez disso possuem muitas calorias e açúcar.

 

Iogurte: é um alimento rico em nutrientes e que lhe traz muitos benefícios para a saúde. Só tem de evitar os iogurtes que têm fruta no fundo. Podem fazer com que ganhe muito peso rapidamente por estarem carregados de calorias e açúcar e vão deixá-la com fome pouco depois de os ter comido.

 

Refrigerantes light: estas bebidas também podem ser responsáveis pelo seu aumento de peso apesar de não terem tantas calorias nem açúcar. Este efeito pode ser causado pelos adoçantes artificiais, que continuam a ser açucarados e altamente calóricos. É melhor beber um refrigerante normal uma vez por semana do que beber um refrigerante light todos os dias.

 

Molhos para salada: normalmente as saladas são refeições saudáveis, mas o molho que escolhe para temperar pode estragar tudo. Deve escolhê-lo bem e optar por um que não tenha muitas calorias nem teor de açúcar. Um simples molho pode adicionar 400 calorias extra à sua salada.

 

Fonte: https://revistanovafamilia.com.br/atencao-alimentos-para-emagrecer-que-afinal-fazem-ganhar-peso - Redação