domingo, 19 de julho de 2015

11 maneiras de melhorar sua memória

A memória também está relacionada à linguagem. Quando ela não está estruturada, temos dificuldades de decodificar as lembranças, motivo pelo qual não recordamos de fatos que aconteceram quando éramos bebês. Nessa fase da infância, porém, podem existir memórias vinculadas a sensações e aos sentidos. Ainda quando o assunto é a idade, engana-se quem pensa que envelhecimento é sinônimo de perda de memória. O que acontece nessa fase da vida é a diminuição da velocidade de processamento. “É como um processador de computador: um de número cinco será mais veloz que um de número dois”, compara Ivan Hideyo Okamoto, neurologista do Hospital Albert Einstein (SP).

A seguir, conheça 11 maneiras de melhorar sua memória no dia a dia!

1. Maneire no álcool
Álcool e drogas causam lesões neuronais e alterações circulatórias, o que prejudica a memória.

2. Repita uma vez, e outra vez
Memória nada mais é que traçar um caminho no cérebro. A repetição da informação facilita a criação de conexões e fica mais fácil retornar ao trajeto quando necessário.

3. Faça associações
Associar uma informação com fatos já existentes – por exemplo, vincular o nome de uma pessoa que você acabou de conhecer com a imagem de um artista que possui o mesmo nome – ajuda na hora de traçar conexões neuronais e de se lembrar. “Funciona como uma pista, que nos auxilia a encontrar o caminho novamente”, informa Okamoto.

4. Aprenda coisas novas
Vale escovar os dentes com a mão esquerda, aprender um novo idioma ou escolher novas rotas para ir ao trabalho. Tudo isso aumenta nossa reserva cognitiva. “Desafiar o que você não conhece faz aumentar o crescimento dos circuitos neuronais estruturais das memorias de longa duração”, afirma Edson Issamu Yokoo, neurologista da Rede de Hospitais São Camilo (SP).

5. Leia em voz alta
Possuímos tanto a memória visual quanto a auditiva. Usar as duas melhora o resultado na hora de recordar uma informação.

6. Faça uma coisa por vez
Você prefere estudar ouvindo música?  Várias atividades ao mesmo tempo podem prejudicar a concentração, essencial para a aquisição da memória. “Faça uma coisa de cada vez, com serenidade e a maior concentração que puder”, orienta Yokoo.

7. Relaxe
Mantenha-se relaxado enquanto faz algo. Não é possível dar a atenção devida à alguma informação se estiver tenso e agitado.

8. Realize atividades físicas
A regularidade ativa múltiplos sistemas e ajuda nos processos cerebrais. “Por exemplo, na reconsolidação, nos sistemas de posicionamento corporal, entre outros”, exemplifica Yokoo.

9. Durma bem
Durante o sono, o cérebro consolida o aprendizado e se reorganiza. Uma noite mal dormida faz o cérebro diminuir a atenção e prejudica o armazenamento de informação.

10. Hidrate-se
Isso ajuda os circuitos cerebrais funcionarem. Beba cerca de dois litros de água todos os dias.

11. Abuse dos exercícios mnemônicos
Formule frases, palavras ou trace relações com as letras a ser memorizado. Para a senha FAP, pense na frase “Fui à padaria”. Se lembrar dela, lembrará da senha.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/11-maneiras-de-melhorar-sua-memoria/5172/ - Texto Leonardo Valle / Foto: Shutterstock - por Marília Alencar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário