quarta-feira, 29 de julho de 2015

Alimentos para combater doenças

Conheça os benefícios de certas folhas, raízes, sementes e frutos para combater e evitar doenças. Veja alguns itens baratos e de fácil acesso que atuam como poderosos preventivos

Cebola
Parte utilizada: bulbo.
Nutrientes e ações: rica em vitaminas A, B1, B2 e C, além de sais minerais e compostos com atividades antimicrobiana, antiviral e antioxidante.
Algumas indicações: atua em problemas respiratórios, por ser bactericida, antiviral, fluidificante e antisséptico. Ajuda no controle de gorduras e no diabetes, pois ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue, além de inflamações. Fortalece o sistema imunológico.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: cuidado como uso concomitante de anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroidais. Como alimento não causa reações e ainda tem baixa toxicidade.
Doses e formas de consumo e uso: da planta fresca: 50g/dia; planta seca: 20g/dia

Alho
Parte utilizada: dentes do alho.
Nutrientes e a ação: é fonte de cálcio, ferro, selênio, vitamina C, fósforo e alfatocoferol. É rico em fitoquímicos que diminuem a pressão. Tem ação antibiótica, antifúngica e antiviral.
Algumas indicações: previne úlceras, já que ajuda a combater a bactéria Helicobacterpylori, câncer no intestino, pois estimula o peristaltismo e a secreção ácida. Auxiliar no tratamento da pressão alta e expectorante e antisséptico, no caso de gripes e resfriados. Previne a gota por diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. Use-o frito ou cru. O cozimento diminui suas propriedades.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: grávidas devem evitá-lo. Alérgicos e com acne podemapresentar irritação na pele.
Doses e formas de consumo: alho fresco: 2 a 6 g ou 2 a 5 dentes de alho por dia; alho seco: 4 a 6 g por dia; óleo de alho: 0,09 a 0,48ml por dia.

Açafrão da terra
Parte utilizada: rizomas.
Composição nutricional: rico em óleos voláteis, minerais (potássio e cálcio) e vitaminas (B e C).
Algumas indicações: útil para má digestão, aterosclerose, diminui o colesterol e também atua como antioxidante. tem ação antitumora).
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: não usarem caso de obstrução do ductobiliar devido a propriedade de estimular a contração da vesícula biliar. Em altas doses, pode ser irritante gástrico. A curcumina não é tóxica na dose de 800 mg/dia por 3 meses. Pode aumentar o risco de sangramento em pacientes utilizando anticoagulantes
Doses e formas de consumo e uso: 
consumo livre na dieta em forma de tempero (pó) para carnes, frangos, ensopados e legumes. Pode ser adicionado em pães, bolos e tortas. E sua ação aumenta quando usamos o açafrão em preparações cozidas. 
para distúrbios digestivos usar decocção de 1,5 g de ( 3 colheres de café) para 1 xícara de chá meia hora antes das refeições.
pode ser usado a tintura nos casos de hiperlipidemias e como anti-inflamatório ( 50 a 100 gotas diluídas em água 1 a 3 vezes ao dia.

Alecrim
Parte utilizada: folhas.
Composição nutricional: rico em óleos essenciais (canfôra), ácidos fenólicos e flavonoides.
Algumas indicações: é bactericida, devido aos seus óleos essenciais e compostos fenólicos. Protege as células do fígado, é anti-inflamatório, melhora a circulação, é diurético e antioxidante.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: pode aumentar a glicemia e diminuir a produção de insulina. Pacientes diabéticos devem usar com cuidado. Grávidas também devem evitar, pois há risco de sangramento. Em uso externo, pode causar irritações na pele.
Doses e formas de consumo e uso:
planta seca (tempero ou chá). 
infusão 3 a 6 g ( 1 a 2 col de sopa) em 150 ml (xic chá) utilizar 1 a 2 xic de chá ao dia. 
tintura ( uso externo): aplicar 10 a 20 gotas sobre a área afetada de 3 a 4 x ao dia.

Hortelã
Parte utilizada: partes aéreas.
Composição nutricional/ ações: dependendo da espécie, produz óleos essenciais. A hortelã é rica em flavonoides, taninos, ácidos fenólicos, vitaminas C e D.
Algumas indicações: a hortelã é utilizada contra gripes, resfriados, faringites e amidalites, devido à sua ação antisséptica. Também ajuda no tratamento da rinite alérgica. É útil para problemas digestivos, como flatulência e cólicas abdominais e na síndrome do intestino irritável.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: na gravidez o seu uso deve ser controlado, pois aumenta a atividade contráctil do útero. Tem ação hipotensora, portanto deve ser observado seu uso em pacientes que usam medicação de controle de pressão. O óleo essencial é irritante da mucosa ocular e em pessoas sensíveis pode ocasionar insônia. Também é contraindicado para grávidas e lactantes. O uso da planta também deve ser evitado em pacientes com hérnia de hiato e refluxo gastroesofágico.
Doses e formas de consumo e uso:
decocção: 1 a 2 colheres de sobremesa da droga vegetal rasurada seca ou fresca em 200 ml de água. Ferver por 2 minutos. Tapar bem e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e ingerir após as refeições principais (para síndrome do cólon irritável, cólicas intestinas e estomacais). 
tintura: 60 a 120 gotas da tintura diluídas em água , 3 x ao dia (como antidispéptico, bem como antiflatulento e antiespasmódico).
óleo essencial: uso inalatório de 3 a 4 gotas do óleo em água fervente.

Espinheira-santa
Parte utilizada: folhas.
Composição nutricional/ ações: rica em alcaloides, terpenos (sendo que um deles aumenta a barreira mucosa no estômago), antocianinas, ácidos fenólicos, taninos e saponinas.
Algumas indicações: excelente coadjuvante no tratamento de úlceras gástricas e duodenais, gastrites, diminui a incidência de úlcera provocada por aspirina, aumenta a barreira mucolítica do estômago e tem atividade anti Helicobater pylori.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: contraindicado o uso durante a gravidez, pois seu extrato mostrou efeito abortivo. Não deve ser usado na amamentação, pois diminui o leite, nem é indicado para crianças.
Doses e formas de consumo e uso:
decocção: 1 a 2 g ( 1 a 2 colheres de chá) em 150 ml (xícara de chá) de água de 3 a 4 x ao dia. 
extrato seco padronizado em taninos: 60 a 90 mg de taninos/dia. 
tintura: 5 a 30 ml dia.

Mostarda, couve e brócolis
Parte utilizada: folhas.
Composição nutricional: ricas em vitaminas A, B2, B2, B5, C, betacaroteno, bioflavonoides, minerais e fibras
Algumas indicações: atuam como coadjuvante no tratamento de úlceras, gastrites e colites, bem como verminoses. Têm efeito laxativo, devido à alta quantidade de fibras e atividade prebiótica. Também ajudam a desintoxicar o fígado, ajudam a baixar o açúcar no sangue, controlar o apetite e combater o colesterol.
Benefícios extras: têm ação anticarcinogênica e antitumoral
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: pode causar flatulência em pessoas sensíveis, principalmente crus. Recomenda-se consumir preferencialmente ôrganicos, isentos de agrotóxicos.
Doses e formas de consumo: em saladas, cozidos, refogados (com alho e cebola, para aumentar o potencial antioxidante e eleva a absorção de ferro e outros minerais) e sucos centrifugados.

Gengibre
Parte utilizada: rizoma.
Composição nutricional: rico em óleos essenciais, sesquiterpenos, fenilpropanoides, minerais, vitaminas e aminoácidos.
Algumas indicações: excelente para gripes, resfriados e bronquites, por ser um potente bactericida e antitérmico. Ajuda a combater irritações e inflamações na garganta, além de agir contra a rouquidão, ser expectorante e anti-inflamatório. O gengibre ainda é poderoso contra náuseas, vômitos de diversas causas, má digestão e flatulência.
Benefícios extras: útil contra artralgias e processos inflamatórios articulares.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: ausência de efeitos teratogênicos na dose de 1g/dia do extrato padronizado. O uso deve ser cauteloso em pacientes hipertensos e contraindicado o uso interno em hipertensos graves. Também deve-se ter cuidado em pacientes em terapia anticoagulante.
Doses e formas de consumo: na gravidez a dose máxima diária recomendada é de 1g/dia.
seca: 3 a9 g / dia; 
fresca: 3 a 9 g / dia; 
tintura: 5 a 20 ml / dia.
OBS: 1 colher de café de gengibre moído = a 0,5 grama. A OMS recomenda a dose de 1 a 4 g da seca.

Beterraba
Parte utilizada: raiz.
Composição nutricional: rico em vitaminas A, complexo B e C, além de betacaroteno, fitoesterol, açúcares e nitrato.
Algumas indicações: tem ação anti-hipertensiva, aumenta a produção de óxido nítrico (o que melhora a circulação), é antioxidante e útil contra constipação intestinal e aterosclerose.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: por conter muito açúcar simples, pacientes diabéticos devem ingerir com moderação.
Doses e formas de consumo: consumo livre na dieta na forma crua, cozida ou suco. Para melhorar a perfusão sanguínea, usar 100 g de beterraba crua por dia.

Banana
Parte utilizada: pseudocaule, flor e fruto.
Composição nutricional: é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico - fibras (pectina), amido e frutose. Contém vitaminas do complexo B, minerais, albuminoides e taninos (a quantidade é maior no fruto verde).
Algumas indicações: a banana prata ou maçã, quando menos madura, ajuda a controlar a diarreia. Já a prata ou nanica maduras são úteis contra a constipação. É útil na gastrite e úlcera, pois reduz a acidez. Também ajuda no controle da pressão arterial pelo alto teor de potássio e magnésio.
Benefícios extras: a banana possui triptofano, que é precursor de serotonina, por isso ajuda na depressão e na TPM. A presença de vitaminas do complexo B também é útil para o aprendizado e para memória.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: não há relatos de toxidade. Só é necessário o uso cuidadoso em pacientes com intestino preso (fruto verde).
Doses e formas de consumo: para úlcera gástrica, utilizar banana amassada e madura. A massa de banana verde ajuda a controlar a glicemia e serve como base para diversos pratos, mingaus e vitaminas.

Maçã
Parte utilizada: todo o fruto.
Composição nutricional/ações: é rica em vitaminas A, B1, B2, B3 e C, polifenóis e flavonoides como a quercitina, que é antioxidante. Tem pectina, fibra que sequestra metais tóxicos e ainda controla a glicemia.
Algumas indicações: previne doenças degenerativas, câncer de fígado, cólon , próstata e pulmão. Coadjuvante no tratamento de diabetes, hipertrigliceridemia, colesterolemia e doenças cardiovasculares. Melhora a digestão e o intestino. E ainda ajuda a aumentar a saciedade.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: não existe contraindicações do seu uso
Doses e formas de consumo: como alimento na forma in natura ou em diversas preparações. Na forma de chá, com a fruta picada e canela, reduz os níveis de glicose, triglicérides e colesterol.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/home/alimentos-para-combater-doencas/5219/ - Texto Tatiana Pronin / Fotos: Fausto Roim - por Marília Alencar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário