terça-feira, 7 de julho de 2015

Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015

Os Jogos Pan-Americanos de 2015, oficialmente denominados XVII Jogos Pan-Americanos, serão um evento multiesportivo realizados entre os dias 10 e 26 de julho e que terá como sede principal a cidade de Toronto, na província de Ontário, no Canadá além de outras dezessete cidades da região metropolitana do Golden Horseshoe em Ontário. Aproximadamente 6 mil atletas dos 41Comitês Olímpicos Nacionais das Américas são esperados para competir em 36 esportes. Antes da cerimônia de abertura oficial, o primeiro evento a ser realizado será o polo aquático com início em 7 de julho. Esta será a terceira vez que o Canadá sediará o evento, sendo que as duas edições anteriores foram em Winnipeg, tanto em 1967 quanto em 1999. Doze dias após o encerramento serão realizados os Jogos Parapan-Americanos de 2015, também gerido pelo Comitê Organizador de Toronto para os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2015 (Toronto Organizing Committee for the 2015 Pan and Parapan American Games – TO2015).
Os Jogos de 2015 serão a primeira edição ecologicamente correta, porque serão neutras de emissão de carbono. Serão ainda o maior evento esportivo da história do Canadá com o dobro de atletas participantes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver.

Cerimônia de abertura
A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2015 está programada para ocorrer no dia 10 de julho, com início às 18:45 EDT (22:45 UTC) no Rogers Centre (Pan Am Dome). A cerimônia de abertura será produzida e dirigida pelo Cirque du Soleil. A produção se tornará o maior evento da história do circo e também será a primeira vez em que todo o seu elenco estará reunido.

Cerimônia de encerramento
A cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2015 está programada para ocorrer no dia 26 de julho, com início às 18:45 EDT (22:45 UTC) também no Pan Am Dome.

Esportes
Um total de 36 esportes, 51 disciplinas e 365 finais serão disputadas em Toronto. A pelota basca que esteve presente em Guadalajara 2011 foi o único esporte removido do programa. O golfe foi adicionado ao programa e irá fazer sua estreia nos Jogos (após ter sido incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016). A canoagem slalom, única prova olímpica que nunca tinha sido disputada nos Jogos Pan-Americanos, também irá fazer sua estreia, marcando a primeira vez que o programa olímpico completo será disputado em uma competição continental na história. Pela primeira na história da canoagem serão disputados eventos do C1 entre as mulheres. O rugby sevens feminino e o beisebol feminino serão disputados pela primeira vez, e o softbol masculino irá retornar ao programa, em que esteve presente pela última vez nos Jogos Pan-Americanos de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário