terça-feira, 14 de julho de 2015

Você pode estar envelhecendo mais rápido do que os seus amigos

Se aquela reunião de escola 20 anos depois do término do ensino médio não era prova suficiente, os cientistas confirmaram: as pessoas envelhecem em taxas radicalmente diferentes. Um estudo com cerca de mil pessoas de 38 anos descobriu que, enquanto a maioria tinha idades biológicas próximas da sua quantia real de “primaveras”, os outros eram muito mais jovens ou mais velhos. A pesquisa foi publicada na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Os pesquisadores usaram 18 marcadores fisiológicos, incluindo a pressão sanguínea, o funcionamento dos órgãos e o metabolismo para avaliar a idade biológica de cada um dos participantes. Para alguns, os últimos doze anos não tinham feito muita diferença em seus corpos. Outros, porém, não tiveram a mesma sorte. Um bom número de participantes tinha idades biológicas próximas dos 50 anos, enquanto um, descrito pelos cientistas como um “caso extremo”, tinha a idade biológica de 61 anos de idade. Isso significava que, a cada aniversário nos últimos doze anos, seu corpo tinha envelhecido quase três anos.

 “A esmagadora maioria está biologicamente em seus 40 e poucos anos ou mais jovens, mas há alguns casos que estão em péssimo estado. No futuro, vamos aprender sobre as diferentes vidas que as pessoas que envelhecem rápida e lentamente viveram”, disse um dos autores do estudo Daniel Belsky, professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Duke, nos Estados Unidos, ao jornal “The Guardian”.

Estudo de longo prazo
954 pessoas nascidas em 1972 ou 1973 em Dunedin, na Nova Zelândia, concordaram em participar de um estudo que os seguiria dos 26 aos 38 anos de idade. Cada participante concordou em ser testado para fatores que estudos anteriores associaram ao envelhecimento. Eles fizeram isso no início do estudo e quando tinham 32 e 38 anos. Os dados foram combinados para calcular o ritmo em que cada pessoa estava envelhecendo. Do grupo original, 30 haviam morrido até os 38 anos devido a doenças graves como câncer, ou por acidentes, suicídios e overdose de drogas.
“Nosso objetivo era ver se conseguíamos medir o envelhecimento em pessoas jovens”, explica Belsky. “Está se tornando cada vez mais claro que o envelhecimento é realmente a causa de grande parte do fardo de doenças e deficiências que enfrentamos, mas a nossa ciência atual é baseada no envelhecimento em pessoas mais velhas, que já têm um monte de doenças relacionadas com a idade”. Assim, ao estudar o envelhecimento em pessoas jovens, estes males são excluídos da equação.

Idade biológica
Os cientistas elaboraram uma lista de 18 marcadores biológicos que juntos refletem idade biológica de uma pessoa. Eles incluíram medidas de função renal, hepática e pulmonar, níveis de colesterol, aptidão cardiovascular, índice de massa corporal, inflamações e os comprimentos de telômeros, que são capas protetoras que ficam nas extremidades dos cromossomos. Com base neles e nas três medições feitas ao longo dos anos, foi definido o “ritmo de envelhecimento”.
Em todo o grupo, as idades biológicas dos participantes de 38 anos variou de 28 a 61. Se um indivíduo de 38 anos tem uma idade biológica de 40, isso implica em um “ritmo do envelhecimento” de 1,2 anos por ano ao longo dos 12 anos do estudo. “Mesmo antes de desenvolver doenças relacionadas à idade, sua fisiologia mostra sinais, e há uma grande variação no quão rápido as pessoas envelheceram nos últimos 12 anos”, afirma.
Pessoas com idades biológicas maiores tiveram um desempenho pior em testes que normalmente são dados a pessoas com mais de 60 anos. Estes testes incluíram equilíbrio e coordenação, mas também tarefas mentais, tais como a resolução de problemas desconhecidos. As pessoas mais velhas biologicamente também relataram mais dificuldades com atividades como subir escadas.

Por dentro e por fora?
Os estudiosos, então, quiseram ver se as idades biológicas dos voluntários combinavam com suas aparências. Eles convidaram alunos para ver fotos dos participantes do estudo e tentar adivinhar suas idades. As pessoas mais velhas biologicamente foram constantemente classificadas como parecendo ser mais velhas do que seus 38 anos.
“Já antes da meia-idade, os indivíduos que estavam envelhecendo mais rapidamente eram menos fisicamente capazes, mostravam declínio cognitivo e envelhecimento do cérebro, relataram uma saúde pior e pareciam mais velhos,” escrevem os autores.
O próximo passo na pesquisa é “vasculhar” as vidas dos participantes de Dunedin para ver se fatores como estilo de vida, histórico médico, situação familiar e eventos estressantes podem afetar a velocidade com que as pessoas envelhecem.

Melhor prevenir do que remediar
Belsky chamou o estudo de uma “prova de conceito” para o uso de marcadores biológicos na medição do processo de envelhecimento em pessoas que são jovens demais para ter doenças relacionadas à idade. Uma medida objetiva da idade biológica, disse ele, poderia ser usada para avaliar se novas terapias anti-envelhecimento funcionam ou não em um prazo razoável.
“O que precisamos são medidas que podem mostrar se essas terapias estão funcionando, para que não tenhamos que esperar 50 anos para ver se alguém ainda está vivo ou não. Queremos um barômetro em tempo real de como uma pessoa está reagindo e se a terapia está realmente mudando a sua taxa de envelhecimento”, ressaltou.
O objetivo final é ter como alvo o envelhecimento ao invés das múltiplas doenças separadas que as pessoas estão cada vez mais propensas a desenvolver à medida que envelhecem. [TimeThe Guardian]

Fonte: http://hypescience.com/voce-pode-estar-envelhecendo-mais-rapido-do-que-os-seus-amigos/ - Autor: Jéssica Maes

Nenhum comentário:

Postar um comentário