domingo, 22 de abril de 2018

Três praças de esportes em épocas diferentes: Campo Etelvino Mendonça, Módulo Esportivo e Ginásio poliesportivo Chico do Cantagalo em prol do esporte itabaianense

Recentemente, estive na inauguração do Ginásio Poliesportivo Chico do Cantagalo em Itabaiana que foi construído pelo governo do Estado e, aos poucos, comecei a recordar do tempo de criança. Frequentei o Campo (Estádio) Etelvino Mendonça quando garoto para assistir aos jogos do Itabaiana, depois como aluno e professor de educação física no Módulo (Centro) Esportivo, e nos dias atuais, acompanhando a construção do ginásio, já que moro ao lado do mesmo.

Existem relatos que o Botafogo Futebol Clube, atualmente Associação Olímpica de Itabaiana, já utilizava o Campo Etelvino Mendonça em seus jogos de futebol na década de 40, mas as minhas lembranças não são dessa época, e sim, do final da década de 60 e início de 70, quando eu tinha de 8 a 10 anos de idade. Meu pai Josias Costa (in memoriam) me levava e ao meu irmão Tonho à casa do seu amigo Santinho Moura (in memoriam), que ficava a uns 50 metros do campo, aos domingos, e enquanto eles ficavam proseando durante à tarde, nós ficávamos à frente da bilheteria, esperando Seu Floro do leite comprar o ingresso e nos colocar no campo para assistir aos jogos do Itabaiana. Também recordo que nós estudávamos pela manhã e à tarde ajudava ao nosso pai no trabalho lixando parede e pintando rodapé e que, se fizéssemos o trabalho correto, no final da tarde, ele nos liberava para assistir aos treinos do Itabaiana no campo Etelvino Mendonça. O Campo Etelvino Mendonça era murado e no seu interior próximo aos muros existiam pés de eucalipto, e tinha também uma pequena arquibancada do lado esquerdo e de frente para a Igreja São Cristovão.

Em 1971, os jogos do Itabaiana deixaram de ser realizados no Etelvino Mendonça e passaram para o Estádio Presidente Médici, construído no centro da cidade. O Campo Etelvino Mendonça foi doado pela AOI ao governo do Estado para a construção do Módulo (Centro) Esportivo de Itabaiana.

Em 1976, eu praticava basquete no CEMB com o Professor Romilto Mendonça e criei gosto pelo esporte. Foi nesse tempo quando passava pela construção do Módulo ao levar o meu avô Felipe Santiago, (in memoriam), ao sítio de Tio Zequinha na Fazenda Grande, parava e ficava olhando a construção e imaginando praticar basquete naquele local. Em 1977, pratiquei voleibol e em 1978 e 1979, basquete.


O Módulo foi construído com duas quadras de cimento para a prática de basquete, futsal, handebol e voleibol, e a partir de 1980, para o tênis de campo, uma mini quadra de basquete, uma pista de atletismo para as provas de corrida, arremesso de peso, salto a distância, salto a altura e salto com vara, e um campo de futebol. Ainda tinha a sede que servia para as reuniões dos professores e também para guardar o material esportivo, e vestiários masculino e feminino.

Em 1977, o Módulo Esportivo foi inaugurado pelo Governador José Rollemberg Leite, e eu estive presente quando assisti ao jogo de voleibol entre as equipes da Associação Olímpica de Itabaiana, que era treinada pelo Professor Homero, o qual fui seu aluno no Curso de Educação Física da UFS, e o Cotinguiba Esporte Clube de Aracaju. Após a inauguração, algumas turmas de educação física do Colégio Estadual Murilo Braga foram transferidas para lá, e entre elas, a minha do 1º ano cientifico, onde Ronaldo Lima foi o professor e ensinou voleibol. Posteriormente, foram disponibilizadas para os alunos do CEMB turmas de atletismo, basquete, ciclismo, futebol, tênis de campo, futsal e karatê para os alunos do CEMB. Por quase duas décadas, milhares de alunos dos colégios Murilo Braga, Airton Teles, Rotary, Monsenhor Mário Reis praticaram esportes ou fizeram educação física no Módulo.

De 1980 a 1993, ensinei basquete e, ao mesmo tempo, realizei vários campeonatos, caça ao tesouro, gincanas e festas no Módulo Esportivo, envolvendo milhares de alunos do Colégio Estadual Murilo Braga.

 Em 1994, com a inauguração do Ginásio de Esportes José Milton Machado, que fora construído no lugar de duas quadras de cimento no Colégio Estadual Murilo Braga, as aulas de educação física e treinamento foram transferidas para o ginásio e o Módulo passou a ser utilizado pelas outras escolas. Posteriormente, o Módulo foi abandonado pelo governo do Estado e depredado, o qual ficou sem utilidade para a população e principalmente, pela comunidade estudantil.

Com o Módulo abandonado, o Governo do Estado cedeu as instalações através de um comodato com Wilson Cunha, o Gia, desportista e fundador do Coritiba Esporte Clube. Com recursos próprios, Gia reformou a sede, o campo de futebol, a pista de atletismo, murou e arborizou suas dependências proporcionando à comunidade uma área de lazer e esporte, utilizado por milhares de pessoas que realizavam caminhadas, corridas e jogavam pelada de futebol no campo, todos os dias da semana. O Módulo Esportivo foi a praça de esportes que mais agregou professores, alunos e a comunidade em um projeto de desenvolvimento e aprimoramento esportivo e de lazer em Itabaiana por mais de 30 anos.

A partir de 2016, acompanhei dia a dia a construção do ginásio poliesportivo e em 05 de abril de 2018 tive a satisfação de presenciar a sua inauguração. O ginásio recebeu o nome do desportista Chico do Cantagalo, fundador do GLEI e do campo de futebol amador que ficava ao lado do Módulo, onde foi construída a Praça da Juventude. O ginásio é um dos maiores e mais bonitos do Estado e poderá receber competições estaduais e nacionais de basquete, futsal, handebol, voleibol e esportes individuais pelo seu amplo espaço de competição e estacionamento. Que o governo do Estado através da Secretaria de Esporte crie um projeto de escolinhas de esportes com as crianças e jovens  itabaianenses para que o ginásio não se torne um “elefante branco” e com o tempo, fique sem a devida utilização, a não ser para eventos que não sejam esportivos.

Wilson Cunha é o administrador do ginásio poliesportivo Chico do Cantagalo e com sua visão de desportista está abrindo espaço a todos os esportes, a fim de promover à prática esportiva a todos os níveis, da iniciação a competição. A partir de maio, voltaremos a realizar a competição do campeonato serrano de basquete, em sua 28ª edição, após a paralisação por alguns anos.

Com a construção do Ginásio Poliesportivo, os cidadãos itabaianenses ganharam um novo espaço para as caminhadas matinais, vespertinas ou noturnas, já que o ginásio está muito bem iluminado nos estacionamentos. A caminhada poderá ser realizada ao redor do ginásio e se estendendo aos arredores da Praça da Juventude, do campo de futebol e da Praça São Cristovão, perfazendo 1 km de distância, por calçadas amplas e arborizadas.

O ginásio poliesportivo é um sonho de todos os desportistas itabaiananeses, principalmente dos professores de educação física do Colégio Estadual Murilo Braga e de milhares de alunos que durante décadas treinaram e participaram de competições estudantis, e aguardavam por um espaço esportivo do tamanho, da força e da garra de nossa gente pelo esporte.

Por décadas, o espaço em que foi construído o Ginásio Poliesportivo Chico Cantagalo foi palco para os jogos do Itabaiana no Campo Etelvino Mendonça e serviu a milhares de alunos e a comunidade para a prática de esportes e lazer como Módulo Esportivo. Que de agora para frente seja um novo marco para o esporte estudantil, amador e profissional de Itabaiana.

Por Professor José Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário