sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Agora vai! 3 dicas para fazer da atividade física um hábito


Uma rotina de exercícios aumenta o gasto calórico basal e diminui risco para doenças crônicas

Ter uma rotina frequente de exercícios físicos vai muito além de possíveis resultados estéticos. Se movimentar regularmente melhora seu condicionamento físico, alivia o estresse, fortalece seus músculos, ossos e articulações. E não para por aí! A atividade física também aumenta o seu gasto calórico basal (calorias que você queima em  repouso), diminui risco de doenças crônicas como diabetes e hipertensão e ainda melhora qualidade do seu sono.

Benefícios não faltam e eu sei que isso tudo não é novidade. Apesar de estarmos cientes de todas as coisas boas que a atividade física traz, inseri-la na rotina não é uma tarefa tão fácil. Experiência própria: criar uma rotina de treinos é um desafio árduo, mas posso afirmar com toda certeza: é possível e você consegue!

Criar novos hábitos leva tempo
Qualquer mudança de hábito leva tempo, lembra? Na hora de se exercitar não é diferente. Por mais motivada que você esteja, sua disposição será alternada. Alguns dias serão incríveis: cheios de energia, organização e empolgação. Outros serão mais difíceis: o cansaço bate, sua agenda está apertada e a última coisa que você quer é ir pra academia. Altos e baixos fazem parte do processo. Tenha paciência e dê um tempo para se adaptar.

Obstáculos vão surgir. Insista!
Não existe sucesso sem erro. Sabe aquela musa fitness por quem você vive babando nas redes sociais? Ela também já errou. Os obstáculos vão surgir: o final de semana, as férias, o inverno. E está tudo bem se nesses momentos você perder o ritmo. Se você tiver paciência, insistência e um propósito bem definido, tudo se ajeita.

Sabe quando a gente é criança e tá aprendendo a andar de bicicleta sem rodinhas? Quantos tombos a gente cai antes de conseguir? É mais ou menos por aí. Nossa mente tenta nos sabotar o tempo todo. Eu aderi a técnica do "nem pensa, só vai".

Tenha um propósito
Cuidado ao se agarrar em motivações exclusivamente estéticas. Mudanças estéticas levam tempo e talvez ter isso como prioridade absoluta vai acabar te frustrando. Eu só consegui me entregar a atividade física quando deixei em segundo plano o #bumbumnanuca e foquei em me sentir mais disposta, em superar meu limite treino após treino. Você quer uma rotina ativa de treinos? Maravilha! Deixe muito claro por que você quer se exercitar e faça pelas motivações, que mais fazem sentido pra você.

Esses três pilares vão ajudar a criar uma rotina, mas o mais importante de tudo: seja gentil com você mesma. Hoje eu tenho uma rotina legal de treinos, realizo cinco por semana e no começo eu só conseguia três, e algumas semanas a preguiça me vencia por completo e eu nem ia. Na semana seguinte vem um recomeço. Acredite em você mesma, não há nada que você não consiga!


Nenhum comentário:

Postar um comentário