quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Mitos e verdades sobre as vitaminas e imunidade


Em fase de pandemia motivada por um vírus, a imunidade e a função das vitaminas para o nosso organismo estão em pauta. Mas muitas informações acabam não sendo muito bem explicadas e, ao invés de ajudar as pessoas, acaba confundindo mais.

 

Por isso que a doutora em Nutrição Humana, Maria Fernanda Elias, desvenda os mitos e verdades relacionados às vitaminas e nossa imunidade.

 

1- É verdade que a falta da vitamina D pode piorar o quadro de saúde de quem está com gripe ou resfriado?

Verdade - Assim como várias outras vitaminas, a D é muito importante para fortalecer a imunidade do nosso organismo. Isso acontece porque os linfócitos (células que fazem parte do sistema imunológico) têm receptores que facilitam a atuação da vitamina D, fortalecendo diretamente nosso sistema de defesa.

Sendo assim, nosso organismo responde mais rápido ao processo de recuperação. Além de ter grande importância para nossa imunidade, a vitamina D também auxilia nosso organismo a absorver cálcio e fósforo - suportando a saúde e o bem-estar dos ossos.

 

2- Quem consome vitamina C não fica doente.

Mito - Ela ajuda a reduzir a duração e severidade do resfriado comum e acelera a resposta imune das células no nosso organismo, mas não exclui as chances de uma pessoa que ingere a quantidade diária indicada da vitamina C ter uma gripe ou resfriado.

A substância também tem papel muito importante no apoio para redução no risco, gravidade e duração das infecções do trato respiratório, além de ser um importante nutriente antioxidante muito utilizado em cremes e tratamentos para a pele.

 

3- Não existe limite para o consumo de vitaminas, quanto mais consumir, melhor.

Mito - As vitaminas são essenciais para manter o corpo saudável, mas nos níveis indicados pela Organização Mundial da Saúde. Em excesso elas podem até fazer mal.

Por exemplo as vitaminas lipossolúveis (aquelas que não são solúveis em água e não eliminadas pelo organismo) como a A, D, E e K, se forem ingeridas em excesso, ficam estocadas no tecido gorduroso, podem levar a quadros de intoxicação e até prejudicar que o organismo absorva outras vitaminas, levando à deficiência de umas e o acúmulo de outras.

O excesso de vitaminas raramente acontece por ingestão de alimentos ricos nestas substâncias, mas sim pelo consumo de suplementos vitamínicos. Por isso ter o acompanhamento de um médico ou nutricionista é essencial.

 

4- Determinadas substâncias, como a cafeína, prejudicam a absorção das vitaminas pelo nosso organismo.

Verdade - Refrigerantes de cola, café, chá preto e outros ricos em cafeína podem atrapalhar a absorção de algumas vitaminas, como B e D. O mesmo acontece com a ingestão de bebidas alcoólicas, que afetam a absorção do cálcio e reduz a resposta do organismo à vitamina D.

Já o tabaco prejudica o aproveitamento da vitamina E, enquanto o excesso de consumo de fibras dificulta a assimilação das vitaminas A, E e D pelo nosso organismo.

 

*Fonte: Maria Fernanda Elias - gerente de comunicação da DSM Nutrição Humana para América Latina. Graduada, Mestre e Doutora em Nutrição Humana pela Universidade de São Paulo (USP)

 

Fonte: https://www.revistanovafamilia.com.br/artigos/mitos-e-verdades-sobre-as-vitaminas-e-imunidade - Por Administrador

Um comentário:

  1. Absorver vitaminas é essencial para manter o corpo saudável e funcionando bem. Principalmente a vitamina D, na qual fortalece os ossos e ajuda a manter a imunidade mais alta.

    ResponderExcluir