domingo, 15 de maio de 2022

Qual é a diferença entre atividade física e exercício físico?


Pode até parecer, mas não é tudo a mesma coisa

 

Quando queremos falar sobre exercícios físicos, usamos o termo “atividade física” como um sinônimo, sem diferenciar uma coisa da outra. E provavelmente vamos continuar fazendo isso por ser um hábito, mas, você já parou para pensar em qual é a diferença entre atividade física e exercício físico? Ela existe, veja só!

 

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

A diferença é simples. A atividade física é tudo aquilo feito no dia a dia com o corpo, ou seja, é qualquer movimento realizado. Você pratica atividade física quando se levanta do quarto e vai à cozinha, quando leva seu cachorro para passear, quando faz faxina ou vai ao supermercado.

 

Já o exercício físico é uma atividade programada, um tempo que você separa para se dedicar ao exercício de determinadas partes do seu corpo com um objetivo definido. Pode ser para emagrecer, para manter o peso, fortalecer os músculos ou para melhorar a saúde cardiovascular, por exemplo.

 

Qual é mais importante?

Ambos são importantes. Pode parecer que não, mas manter a atividade física é essencial para que seu corpo não fique no sedentarismo e desenvolva doenças por causa disso.

 

Manter o corpo em movimento faz diferença na sua qualidade de vida, pois você mantém a melhor circulação do sangue, trabalha os músculos, as articulações e até a oxigenação do seu cérebro.

 

No entanto, a atividade física não substitui o exercício: eles devem atuar em conjunto. É preferível que você mantenha uma rotina de exercícios com acompanhamento profissional do que faça apenas as atividades físicas básicas do dia a dia, com pouco gasto energético.

 

Isso porque, no exercício, são feitos movimentos técnicos, com determinada intensidade, duração, frequência e carga, para atingir um objetivo. O corpo precisa de uma determinada rotina de exercícios para evoluir rumo ao objetivo que se deseja alcançar. Já a atividade física não tem regra nem controle, você apenas faz.

 

Então, a dica é equilibrar as coisas: mantenha-se em atividade no dia a dia, dê preferência às escadas em vez do elevador; não tenha preguiça de se levantar para pegar as coisas; movimente-se o máximo possível.

 

E quanto aos exercícios físicos, mantenha uma rotina conforme suas possibilidades, ou seja, pelo menos 3 vezes por semana durante meia hora, ou mais do que isso. Tenha o acompanhamento de um treinador para garantir que os exercícios sejam feitos do jeito certo e para evitar lesões.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/diferenca-atividade-fisica-e-exercicio-fisico/ - Família é a mais pura forma de amor que podemos conhecer nesse mundo.


O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

Deuteronômio 31:8


Um comentário:

  1. É excelente a explicação da diferenciação dos termos em pauta.

    ResponderExcluir