sábado, 31 de dezembro de 2022

Feliz 2023 aos leitores do Blog Professor José Costa!


Desejo a todos os amigos leitores do Blog Professor José Costa um Feliz Ano Novo com paz, saúde, amor e dinheiro no bolso, afinal de contas, 2023 será o melhor ano de suas vidas e de seus familiares. Ao mesmo tempo, gostaria de agradecer aos 16 milhões de acessos ao blog, esperando que vocês continuem acessando-o em 2023 para ficar bem informados sobre saúde, esporte, educação, cultura e cidadania.

 

Professor José Costa

Saiba quais atividades físicas ajudam a eliminar gordura abdominal


Médico ensina a colocar o corpo em movimento para reduzir a gordura acumulada na barriga

 

Mudar a alimentação e praticar exercícios aeróbicos é fundamental para reduzir a gordura na região abdominal. Contudo, é importante salientar que diminuir as medidas abdominais é uma questão que vai além da estética. 

 

De acordo com Benjamin Apter, médico especialista em medicina esportiva e coordenador da rede de franquias da academia B-Active, a gordura acumulada no abdômen também pode ter relação com doenças cardiovasculares.

 

“Uma cintura larga pode aumentar o risco de desenvolvimento de problemas no coração, prejudicar a circulação sanguínea, acumular gordura no fígado e outros órgãos internos”, acrescenta a nutricionista Karen Oliveira.

 

Exercícios indicados

Segundo o médico, os exercícios aeróbios, anaeróbios ou mistos ajudam a eliminar peso. Além disso, para saber a real necessidade de emagrecimento e os exercícios mais compatíveis com a sua capacidade física, é muito importante consultar um especialista. “O médico vai definir com o aluno os objetivos, preferências, condição física e clínica”, explica Benjamin Apter.

 

Atividades para definir o abdômen

Para definir o abdômen, existem alguns tipos de exercícios que trabalham corretamente essa região. “Os melhores exercícios são aqueles que trabalham o tronco. A musculatura abdominal tem grandes grupos musculares que devem ser trabalhados: músculo reto abdominal (porção superior e inferior), músculos oblíquos do lado direito e do lado esquerdo”, enumera o médico. Para isso, de acordo com Benjamin Apter, é possível investir em musculação, ginástica localizada e pilates.

 

Quantidade de treino adequada

A quantidade de treino indicada pelos profissionais deve ser respeitada, para não causar lesões e chegar ao resultado esperado. “Podemos, então, treinar a musculatura abdominal cinco vezes por semana, dando ênfase aos músculos oblíquos e reto em dias alternados”, afirma Benjamin Apter. Em todo caso, consultar um médico e um profissional de educação física é fundamental antes de iniciar qualquer prática de exercício. 

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2022-12-26/saiba-quais-atividades-fisicas-ajudam-a-eliminar-gordura-abdominal.html - Por EdiCase - overlay-cleverLogo


Louvai ao Senhor, porque é bom; pois a sua benignidade dura perpetuamente.

1 Crônicas 16:34


sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

9 mitos e verdades sobre atitudes para emagrecer


Nutricionista esclarece dúvidas sobre alimentação e dieta

 

Com tantas informações sobre alimentação e atitudes que ajudam a eliminar peso, fica difícil saber o que é mito ou verdade. Por isso, a nutricionista Marina César Silva esclarece algumas dúvidas e dá dicas para você melhorar a relação com a comida e eliminar peso de verdade. Confira!

 

1. Sopas instantâneas ajudam a emagrecer?

Mito. Essas sopas têm excesso de sódio que podem dificultar o funcionamento do coração e dos rins. Incluindo essa sopa na dieta você ultrapassa a quantidade de sódio que deve ser ingerida ao dia.

 

2. Chocolate diet é recomendado para quem quer emagrecer?

Mito. Ele não ajuda a emagrecer, além disso, é mais calórico do que o comum. O chocolate diet é indicado apenas para diabéticos.

 

3. Tomar vitamina faz engordar?

Mito. As vitaminas para emagrecer não contêm calorias. Portanto, não engordam. Vitaminas são micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, são responsáveis por auxiliar em diversos processos fisiológicos, como produção de hormônios, calcificação dos ossos, regeneração celular, imunidade, entre outros.

 

4. Ficar na sauna faz emagrecer?

Mito. Ficar em uma sauna faz com que percamos líquido por meio do suor, dando impressão de que emagrecemos. Mas, na verdade, eliminamos apenas água do organismo. Assim que nos hidratarmos, o peso voltará ao que era antes.

 

5. A musculação faz engordar?

Mito. A musculação combinada com uma boa alimentação aumenta o percentual de massa magra e diminui o percentual de gordura. Você ganha músculos (que são mais pesados) e perde gordura (que é mais leve).

 

6. Chás emagrecedores funcionam mesmo?

Verdade. Os chás são ricos em nutrientes e vitaminas que o corpo precisa. Eles auxiliam na perda de gordura, melhoram a circulação sanguínea e o sistema digestivo. Tomar o chá e manter uma dieta acompanhada de exercícios faz com que os resultados apareçam mais depressa.

 

7. As nozes podem fazer parte do cardápio de uma dieta?

Verdade. As nozes são fontes de proteínas e fibras, não têm nenhum colesterol. Ingeridas em pequenas quantidades, elas podem fazer parte de um programa de emagrecimento saudável.

 

8. As sobremesas devem ser banidas da dieta?

Verdade. No começo de uma dieta, o intuito é eliminar as calorias. Então, os doces devem ser dispensados. Depois que os quilos forem eliminados, o açúcar é liberado com moderação.

 

9. Dieta vegetariana ajuda a emagrecer mais rápido?

Verdade. Estudos feitos por médicos americanos provam que homens e mulheres vegetarianos pesam menos do que os que são carnívoros. A dieta vegetariana só tem efeito de perda total de peso para os carnívoros. Isso porque os vegetarianos, por serem mais magros, chegam a um ponto que, por defesa do organismo, não emagrecem mais. Mas lembre-se: a dieta vegetariana deve ser acompanhada por um nutricionista.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2022-12-28/9-mitos-e-verdades-sobre-atitudes-para-emagrecer.html - Por EdiCase


Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

Isaías 40:29


quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Rei do futebol, Pelé morre aos 82 anos


O futebol está de luto. Pelé morreu aos 82 anos de idade nesta quinta-feira, 29, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com falência múltipla dos órgãos em decorrência de complicações de um câncer no cólon.

 

O Rei do Futebol estava internado na capital paulista há um mês por causa de uma reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor identificado em setembro de 2021.

 

O quadro, então, teve piora no último dia 3. O ex-jogador teve a quimioterapia suspensa e passou a receber cuidados paliativos para aliviar a dor e falta de ar.

 

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940, e mudou ainda criança para Bauru, no interior de São Paulo, onde deu os primeiros passos no futebol pela equipe local.

 

Com 1.282 gols marcados ao longo da carreira, o ídolo é considerado o atleta do século XX. O camisa 10 atuou por Santos, New York Cosmos e Seleção Brasileira. Pelo Peixe, as principais conquistas foram o Mundial Interclubes (1962 e 1963), Libertadores da América (1962 e 1963), Recopa Sul-Americana (1968), Campeonato Brasileiro (1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968) e Campeonato Paulista (1958/1960, 1961,1962/1964, 1965/1967, 1968, 1969/1973).

 


Com a Amarelinha, Pelé fez história e conquistou o tricampeonato mundial em 1958, 1962 e 1970.

 

Fonte: https://bandsports.band.uol.com.br/noticias/rei-do-futebol-pele-morre-aos-82-anos-16477482 - Da Redação Bandsports - Instagram/Pelé


Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?

João 11:25-26


Caminhada: uma boa opção de atividade física no verão


     Com o início da estação de verão, a época é propícia para fazer caminhada entre várias atividades físicas. Ela pode ser realizada por crianças, jovens, adultos e idosos, individualmente ou em grupos, de acordo com as condições físicas de cada um.

 

     Os exercícios físicos e, em especial, a caminhada fazem bem para o corpo e a mente. Segundo estudos, caminhar reduz o risco de morte por doenças cardíacas, derrame, hipertensão e diabetes. Também ajuda no controle do peso e emagrece, combate a osteoporose, melhora a circulação, afasta a depressão, aumenta a sensação de bem-estar e, além disso, ela pode ajudá-lo a ter um sistema imunológico mais forte, minimizando os riscos de doenças como Covid-19 e reduzindo suas consequências. No entanto, lembre-se dos procedimentos de segurança: use máscara, se você achar necessário e evite lugares com aglomerações.

 

     A caminhada é uma excelente atividade física quando feita sob certas condições: antes de iniciar um programa de caminhada, a pessoa deve procurar um médico para fazer uma bateria de exames e testes de aptidão física; feito isso, inicie suas caminhadas com regularidade, o mínimo são três dias por semana em dias intercalados, iniciando por trinta minutos e aumentando gradativamente; e antes e após de cada caminhada faça alguns alongamentos.

 

     O horário ideal é pela manhã até às 10 horas ou pela tarde a partir das 17 horas, mas mantendo o mesmo horário. Procure locais poucos poluídos e menos perigosos como: praças, parques, praias e espaços esportivos. Evite caminhar nas avenidas e nos acostamentos das rodovias, que além da poluição dos carros, motos e caminhões tem o perigo de atropelamento por estes veículos.

 

     Use shorts e camisetas folgadas, leves, de algodão e cores claras; tênis macio com palmilhas amortecedoras e meias de algodão. Podem ser usados boné e óculos escuros. Procure evitar tecidos sintéticos, sapatos, chinelos e agasalhos.

 

     A postura do corpo deve ser ereta e com a cabeça erguida, os braços devem estar descontraídos com movimentos rítmicos durante as passadas.

 

     A caminhada deve ser em velocidade rápida, porém confortável dentro do seu limite. Respire sempre pelo nariz. Nas primeiras semanas, o ritmo inicial deve ser de 100 metros em 1 minuto, ou seja, caminhar 3 km em 30 minutos e aumentar gradativamente até uma hora, chegando aos 8 km. Uma hora de caminhada se gasta em torno de 300 a 400 calorias, de acordo com a intensidade.

 

     Não pratique exercícios em jejum. Procure tomar um copo de suco ou coma uma fruta antes da caminhada. Para se reidratar nos dias de exercícios, tome de preferência água, sucos ou água de coco, no mínimo 3 litros.

 

     Em caso de dúvida, procure um professor de educação física habilitado, para poder lhe orientar sob os benefícios das atividades físicas.

 

     Se você ainda não pratica a caminhada, tome esta decisão agora e melhore sua qualidade de vida, o corpo e a mente agradecem.

 

Por Professor José Costa


Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele. Provérbios 22:6


5 oleaginosas que melhoram a saúde e ajudam a prevenir doenças


Nutricionista explica como essas sementes podem favorecer o funcionamento do corpo

 

As oleaginosas apresentam, na composição, uma grande quantidade de ácidos graxos, vitaminas lipossolúveis e fosfolipídios. Essas substâncias oferecem inúmeros benefícios ao organismo. Para te ajudar a escolher a sua opção preferida e saber quais delas atendem aos seus objetivos, a nutricionista Natália Colombo preparou uma lista com as principais sementes oleaginosas. Confira!

 

1. Castanha-do-pará

É rica em ômega 3 , magnésio e selênio. O selênio é cofator para a formação de uma enzima endógena antioxidante. Portanto, o seu papel na defesa antioxidante é muito importante. Estudos mostram que o consumo regular dessa oleaginosa ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, prevenir diabetes, doenças cardíacas e melhorar a função cardiovascular. A quantidade de consumo deve ser de 2 a 3 unidades ao dia.

 

2. Castanha-de-caju

É uma boa fonte de zinco (também cofator de uma enzima endógena antioxidante ), proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Pesquisas evidenciam que o consumo da oleaginosa potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). A quantidade diária consumida deve variar entre 3 e 5 unidades.

 

3. Avelã

Possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhorando os níveis de colesterol. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteopenia e osteoporose. Além disso, possui boa quantidade de vitamina B6 e é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com a TPM (tensão pré-menstrual). A quantidade diária a ser consumida é de 8 a 10 unidades.

 

4. Amêndoa

Possui uma alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Ainda, é uma boa fonte de proteína vegetal. Quando comparada a outras oleaginosas, possui menos calorias. A quantidade diária a ser consumida é de 10 a 12 unidades.

 

5. Noz

Embora as oleaginosas, em geral, possuam vitamina E, as nozes apresentam uma maior quantidade dessa vitamina. Elas também são ricas em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio. Estudos apresentam que, pelo seu teor antioxidante, ajudam a controlar a pressão arterial, bem como reduzem a vontade de comer doces. A quantidade diária a ser consumida é de 3 a 4 unidades.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2022-12-29/5-oleaginosas-que-melhoram-a-saude-e-ajudam-a-prevenir-doencas.html - Redação EdiCase


A alma generosa engordará, e o que regar também será regado.

Provérbios 11:25


quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Veja como inserir exercícios físicos na rotina


Movimentar o corpo é fundamental para eliminar peso e definir o abdome

 

Uma alimentação balanceada é fundamental para perder peso de maneira saudável e conquistar um abdome definido, mas somente isso não é suficiente. É preciso abandonar de vez o sedentarismo e colocar o corpo em movimento. 

 

“Para ter um abdome definido é necessário estar com baixo percentual de gordura corporal. Para isso, inclua na rotina de exercícios atividades como corrida ou bicicleta, que podem ser feitas na rua ou em parques e depois complementados com exercícios abdominais em casa”, sugere Vivian Cognetti, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional.

 

Pratique exercícios em casa

Se você vive na correria e não consegue tempo para ir à academia, pode praticar alguns exercícios físicos em sua casa, desde que não tenha nenhum problema de saúde. “Pessoas com problemas cardíacos, ou que apresentem qualquer alteração na coluna, devem procurar um profissional habilitado para não agravar o problema”, alerta a fisioterapeuta Juliana Godoy.

 

Atividades adequadas

Para chegar ao seu objetivo, também é preciso escolher a atividade adequada. “O ideal é combinar exercícios aeróbicos com exercícios localizados, para definir o abdome. Enquanto a atividade aeróbica promove a queima de calorias contribuindo para a manutenção do peso e evitando o acúmulo de gordura na região abdominal, o exercício localizado irá enrijecer os músculos dessa região”, explica Juliana Godoy.

 

Trabalhe corpo e mente

Uma boa dica é optar por algo que lhe ofereça ao mesmo tempo definição e relaxamento mental. O pilates, por exemplo, pode ser uma ótima opção nesse caso. “É excelente para o fortalecimento dos músculos abdominais, que são chamados de ‘centro de força’. Estes músculos devem ficar contraídos o tempo todo durante uma aula de pilates para manutenção de uma boa postura durante o exercício”, exemplifica a fisioterapeuta. O pilates ainda ajuda a promover ganho de flexibilidade e fortalecimento do corpo.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2022-12-22/veja-como-inserir-exercicios-fisicos-na-rotina.html - Redação EdiCase - overlay-cleverLogo


Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

Isaías 40:29


terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Saiba como estimular o cérebro e aumentar a capacidade de memorização


Neurologista ensina técnicas para melhorar o funcionamento desse órgão

 

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Por isso, é importante saber como turbiná-lo e aproveitar ao máximo sua capacidade. “Trata-se de um órgão altamente especializado e complexo, que consiste em uma truncada rede de neurônios e sinapses, que, por meio de estímulos elétricos, pode comandar todas as áreas do corpo humano, assim como desenvolver habilidades que nos diferenciam dos outros animais”, explica o Dr. Christiano Tanuri, neurologista clínico.

 

Como estimular o funcionamento cerebral?

A fim de que o processo de aprendizagem seja mais eficaz, há algumas técnicas que podem ser trabalhadas e melhoradas continuamente. “O funcionamento cerebral, no que diz respeito ao aprendizado e à memória, pode ser melhorado pela repetição dos atos e das tarefas a serem aprendidas”, complementa o profissional. 

 

Ainda de acordo com o médico, também são positivas as técnicas que estimulam “a concentração e o foco para que a atenção na tarefa a ser aprendida seja retida em nossa memória de maneira mais fácil e consolidada”. Assim, o treino e a persistência nos fazem acumular cada vez mais informações em nossa memória. Por isso, o ideal é exercitar o cérebro para fugir daquelas falhas de memória que tanto incomodam.

 

Causas do esquecimento

Não pense que o esquecimento é algo que atinge apenas as pessoas mais velhas. Falhas na memória podem afetar também pessoas jovens. Diante disso, fique atento a alguns hábitos que podem provocar essas falhas.

 

“Geralmente, os esquecimentos encontrados na população jovem advêm de situações relacionadas ao estresse do dia a dia, à sobrecarga de funções e atividades a serem executadas; mas também há situações em que se observa a queixa de esquecimento em jovens quando os mesmos, às vezes, apresentam quadro de depressão e ansiedade”, explica o médico.

 

Driblando o esquecimento

Para evitar esse tipo de situação, o neurologista indica uma alimentação equilibrada e prática de atividade física frequente. “Ao manter hábitos saudáveis e boa rotina de sono e, consequentemente, melhorar a concentração, você estará dando subsídios para que seu cérebro possa processar todas as informações do dia a dia sem que haja perda de conteúdo, ou seja, sem esquecimentos”, acrescenta. O Dr. Christiano Tanuri também reforça a necessidade de desenvolver interesse pela tarefa ou atividade a ser aprendida e repeti-la até que se torne natural.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2022-12-14/saiba-como-estimular-o-cerebro-e-aumentar-a-capacidade-de-memorizacao.html - Por EdiCase


E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

1 Coríntios 13:2


segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

5 cuidados que você precisa ter com a saúde durante o verão


Com o calor excessivo e a intensidade dos raios solares, a saúde exige cuidados especiais durante o verão. Saiba como se cuidar adequadamente

 

Com a chegada da estação mais quente do ano, o nosso bem-estar e saúde exigem cuidados especiais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há previsão de chuvas intensas para o início de 2023, seguidas por alta nas temperaturas. O cenário pode provocar diferentes problemas ao organismo. No entanto, por conta das férias escolares e do recesso de Natal e Réveillon, é comum que a população esteja desatenta.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, professora Rafaela Saviolli, a estação exige atenção com a saúde. “É importante sempre estar em alerta para os riscos de doenças, desconfortos e outros problemas típicos do verão”, afirma.

 

A docente destaca as principais dicas para manter o bem-estar durante a temporada. Confira:

 

Hidratação

“O corpo é formado por 70% de água e ela é a grande aliada para as funções vitais do nosso organismo. No verão, transpiramos mais porque a eliminação de líquidos controla nossa temperatura corporal. É recomendado beber 2 litros de água por dia. A boa hidratação ajuda a administrar as calorias, melhorar o funcionamento dos órgãos e evitar a retenção”, afirma a especialista.

 

Incidência do sol

“Praticar atividades físicas ao ar livre em horários em que o sol está mais forte pode causar desidratação e elevação da temperatura corporal. Os melhores horários para praticar exercícios são no início da manhã, até às 10 horas, e após às 16 horas”, alerta.

 

Filtro solar

É importante intensificar o uso de protetor solar, destaca a docente. Isso porque, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele responde a 33% dos diagnósticos de tumores no Brasil. A condição é causada especialmente pelos raios solares.

 

Alimentação leve

Ingerir alimentos pesados e gordurosos pode não ser a melhor alternativa, pois eles exigem um trabalho maior de digestão, o que aumenta a temperatura corporal. “Dê preferência para refeições mais leves e comidas com bom percentual de água. Durante o verão, também é comum casos de intoxicações alimentares, pois o calor faz com que os produtos estraguem mais rapidamente. Por isso, é importante ter atenção às datas de validades”, alerta Rafaela.

 

Roupas adequadas

O vestuário contribui para a elevação da temperatura corporal. Por isso, é importante ceder espaço para roupas mais leves, com tecidos de fibras naturais, como o algodão, linho, seda e crepe, que permitem a ventilação do corpo, recomenda a docente. “As cores claras são aliadas, uma vez que tonalidades escuras tendem a absorver o calor e, com isso, prejudicam o conforto”, acrescenta.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/5-cuidados-que-voce-precisa-ter-com-a-saude-durante-o-verao.phtml - By Redação - Foto: Shutterstock


E servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades. Êxodo 23:25


domingo, 25 de dezembro de 2022

Vivem menos? Mitos e verdades sobre a saúde dos homens


O assunto não deixa der ser importante após o mês de novembro

 

O mês de novembro, que é dedicado à saúde do homem e à prevenção ao câncer de próstata, acabou. Mas, isso não impede o cuidado com essas questões. Afinal, o detalhe é que alguns homens ainda enfrentam mitos e tabus. Dessa maneira, logo na sequência, confira mitos e verdades sobre a saúde do homem.

 

O vice-presidente médico de análises clínicas do Grupo Alliar, Dr. Gustavo Campana, listou alguns mitos e verdades sobre o bem-estar masculino para ajudar nesse esclarecimento.

 

Mitos e verdades sobre a saúde do homem

Homens vivem menos que mulheres?

Verdade. De acordo com o último estudo sobre longevidade realizado em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida entre homens no Brasil está em 73,3 anos, enquanto a das mulheres é de 80,3 anos. Os dados não consideram os efeitos da Covid-19. Entre os fatores apontados para essa diferença está a maior disposição feminina para realizar consultas médicas e exames preventivos regulares.

 

Eles procuram mais o médico quando a dor já é grande

Verdade. Levantamento do Centro de Referência da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, demonstra que seis em cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata só procuraram o médico quando os sintomas estavam insuportáveis.

 

O exame PSA sozinho é capaz de verificar se há doença na próstata?

Mito. Utilizado para avaliar se o PSA (Antígeno Prostático Específico) está normal ou elevado, o teste é complementar ao exame de toque. Portanto, apenas a análise PSA não basta para diagnosticar doenças na glândula.

 

Diabetes é uma doença silenciosa?

Verdade. O corpo só dá sinais do diabetes quando a doença está em fase avançada, por isso, os sintomas da enfermidade demoram a aparecer. Contudo, a doença pode danificar órgãos e vasos sanguíneos, causando graves danos à saúde. “Um exame de glicemia ou Hemoglobina Glicada é o primeiro passo para verificar a taxa de glicose no sangue e é o início de toda a avaliação médica para o diagnóstico do Diabetes, conta Campana.

 

Diabetes tem cura

Mito. Tanto o tipo 1 – desenvolvido por uma reação do próprio corpo, que passa a atacar as células do pâncreas, glândula responsável pela produção de insulina -, quanto o tipo 2 – quando o organismo humano deixa de produzir ou se cria uma resistência ao hormônio – não têm cura. Porém, a doença pode ser controlada com mudança de hábitos e monitoramento das taxas de glicose no sangue.

 

Açúcar tem a ver com doenças do coração

Verdade. O diabetes pode causar doenças cardiovasculares graves como infartos, AVCs (Acidentes vasculares cerebrais) e o entupimento das artérias, denominado de doença cardiovascular. “Por isso, pacientes com diabetes devem consultar o seu médico pelo menos uma vez ao ano, no mínimo. Assim, o médico é capaz de prescrever os exames necessários e, consequentemente, o melhor tratamento para cada caso”, conta Campana.

 

Só homens idosos desenvolvem câncer de próstata

Mito. Apesar de menor incidência, há casos da doença diagnosticada em pacientes com menos de 40 anos. Histórico de câncer de próstata entre familiares e obesidade são alguns dos fatores de risco.

 

Relações sexuais sem camisinha podem causar câncer de pênis

Verdade. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o uso do preservativo é indispensável para prevenir ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como o vírus HPV, relacionados por alguns estudos como uma das possíveis causas de câncer de pênis no país. Também é importante vacinar meninos a partir dos nove anos. Na rede privada, o imunizante contra HPV está disponível para homens até 45 anos.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/vivem-menos-mitos-e-verdades-sobre-a-saude-dos-homens/ - By Guilherme Faber - Shutterstock


Portanto, não tenha medo, porque eu estou com você; não desanime, porque eu sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o sustentarei com minha justa destra. (Isaías 41:10)


sábado, 24 de dezembro de 2022

Com esta mensagem, desejo Feliz Natal aos amigos leitores de todos os dias e seus familiares


Com esta mensagem, desejo Feliz Natal aos amigos leitores de todos os dias e seus familiares

 

E se todos os dias do ano fossem Natal?

 

     A maior festa dos cristãos em todo o mundo é comemorada no dia 25 de dezembro, o nascimento de Jesus Cristo, o Natal. Durante o mês de dezembro, as pessoas começam a se preparar para este grande dia montando árvores, enfeites e presépios; enviando cartões de natal e mensagens natalinas por telefone, email, facebook, instagram ou whatsapp; declarações de Feliz Natal com abraços e apertos de mãos e troca de presentes. O espírito natalino contagia a todos e em toda parte, porque o Natal é celebração, comemoração, magia, alegria e festa.

 

     Nesta época, as pessoas desejam amor, paz e saúde a familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até aos desconhecidos. As atitudes de solidariedade, boa vizinhança, caridade, bondade, cumprimentos são bem atenuantes neste período mais do que em qualquer outro. Ficamos mais humanos, felizes, solidários, unidos, amigos e mudamos a nossa maneira de ser do restante do ano.

 

     Alguns dias após o Natal vêm o início de um ano novo e as esperanças florescem em todos com a perspectiva de dias melhores com saúde, paz, amor e dinheiro no bolso. Passado as festas, tudo volta ao normal, à correria do dia a dia, o trabalho estafante, o estudo puxado, as discussões normais, o estresse e, aos poucos, o espírito natalino vai sendo esquecido e voltamos a ser os humanos normais.

 

     Agora, imagine se em todos os dias do ano as pessoas vivessem o espírito natalino, como o mundo seria diferente. Teríamos mais paz, solidariedade, amor, esperança e assim poderíamos afirmar que Jesus vive em nossos corações todos os dias e não apenas no Natal.

 

     Sei que é um sonho, mas se este sonho for compartilhado por muitos, estaremos dando um grande passo para transformar a humanidade para melhor, menos individualista, egocêntrica e hipócrita.

 

     Que o espírito de Natal esteja sempre conosco em todos os dias do próximo ano e com certeza, a nossa passagem por este mundo será mais agradável, feliz e harmoniosa.

 

     Feliz Natal em todos os dias do ano vindouro para você e sua família!

 

Professor José Costa


E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor e quem está em amor está em Deus, e Deus, nele. 1 João 4:16


Fibromialgia: exercícios aeróbicos e fisioterapia aliviam sintomas


Ao menos 3% dos brasileiros têm fibromialgia; a maioria mulheres. Fisioterapia e exercícios aeróbicos aliviam as dores e outros sintomas

 

A fibromialgia é uma síndrome reumática que causa dor intensa e fraqueza muscular generalizada. Fadiga e alterações no sono, na memória e no humor também podem acompanhar os sintomas. Além disso, a doença pode aumentar a ocorrência de distúrbios digestivos.

 

As dores provocadas pela doença chegam a ser tão incapacitantes, que o paciente não consegue fazer qualquer atividade. A cantora Lady Gaga, por exemplo, declarou que tem fibromialgia, o que já a impediu de se apresentar em grandes shows com o Rock In Rio.

 

Aqui no Brasil, recentemente Ellen Cardoso, mais conhecida como Moranguinho, participante da edição 2022 do reality A Fazenda, confessou estar sentindo muitas dores por conta da doença. Segundo a fisioterapeuta clínica Walkyria Fernandes, os exercícios aeróbicos são essenciais para controlar as dores causadas pela condição.

 

Maneiras de reduzir os sintomas da fibromialgia

A especialista explica que a fisioterapia não deve ser somente um meio de alívio da dor, mas também uma maneira de promover o bem-estar e a qualidade de vida para quem tem fibromialgia. “Existem dois tipos de abordagem: ativa, que são os exercícios aeróbicos e de fortalecimento e a passiva, que são as técnicas de terapia manual que o fisioterapeuta utiliza, principalmente, para pacientes em crise”, orienta a especialista.

 

A fisioterapeuta lembra que a própria Lady Gaga viralizou nas redes sociais por fazer sessões de crioterapia antes dos shows, técnica que consiste em ficar imerso em uma banheira com gelo. Isso porque o gelo possui efeito vasoconstritor e analgésico, o que contribui para diminuir dores musculares. Walkyria ressalta, no entanto, que qualquer tratamento para fibromialgia deve ter orientação de um profissional habilitado.

 

Os pacientes com fibromialgia, geralmente, são intolerantes à atividade física e tendem a ser mais sedentários. Mas, segundo a fisioterapeuta, o exercício aeróbico é um componente importante do tratamento. Ela aponta os exercícios ideais para quem sofre dessa síndrome são natação, hidroginástica, caminhada, corrida, bicicleta, entre outros.

 

“É preciso aumentar a frequência cardíaca e a frequência respiratória. A prática diária, de 30 a 40 minutos, é o mais indicado. Claro que aquele paciente em crise, precisa fazer os exercícios de forma leve. A carga moderada é para quem está fora da crise. Com foco na atividade física, em oito semanas o paciente começa a experimentar uma menor intensidade nas dores”, afirma a especialista.

 

Além disso, Walkyria Fernandes informa que há outras intervenções que podem aliviar as dores. “Além das técnicas manuais, há técnicas de respiração para modular o sistema nervoso autônomo, que precisa ser reequilibrado”, finaliza a fisioterapeuta clínica.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/fibromialgia-exercicios-aerobicos-e-fisioterapia-aliviam-sintomas.phtml - By Redação - Foto: Shutterstock


Tem misericórdia de mim, Senhor, porque estou fraco; cura-me, Senhor, porque os meus ossos estão em agonia. (Salmos 6: 2)


sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

4 dicas para manter a saúde durante as férias


Especialistas explicam como é possível aproveitar as comemorações sem exagerar

 

No final do ano, as pessoas costumam aproveitar as comemorações e exagerar no consumo de alimentos gordurosos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Porém, os cuidados com a saúde não devem ser esquecidos nas férias.

 

Para Giselle Felix, especialista em bem-estar da plataforma digital WinSocial , optar por uma rotina de atividades físicas somada à alimentação equilibrada ajuda a manter um estilo de vida saudável. Segundo a especialista, é possível, sim, aproveitar e sair um pouco da rotina, desde que isso seja esporádico e não se torne um hábito.

 

Para te ajudar a curtir as férias sem prejudicar a saúde, Giselle Felix e a nutricionista Débora Gapanowicz selecionaram 4 dicas fundamentais! Confira!

 

1. Escolha petiscos saudáveis

Trocar frituras por petiscos menos gordurosos, como iscas de filé acebolado ou frango pode ser uma boa solução. O objetivo, neste caso, é evitar opções imersas em óleo. Uma dica legal é usar uma fritadeira elétrica para o preparo de alimentos que são usualmente fritos, assim se consegue uma textura semelhante sem ter toda aquela quantidade de gordura.

Chips de raízes (cenoura, batata-doce ou beterraba) podem ser excelentes opções para substituir os calóricos salgadinhos. Preparar granola salgada caseira ou até mesmo um snack  de grão-de-bico também é uma boa dica. Quanto ao fast food , o ideal é tentar substituir por preparações mais naturais. Um sanduíche com patê de atum ou frango, kibe de forno ou tortas de legumes, por exemplo.

 

2. Evite excessos

O consumo frequente de alimentos ricos em gordura, principalmente a gordura trans, está associado ao maior risco de desenvolver ansiedade e depressão. Por isso, escolher melhor os petiscos e não deixar os alimentos no seu campo de visão é essencial para evitar excessos.

 

3. Crie uma rotina de treinos e alimentação

A maioria das pessoas está acostumada a pensar no curto prazo para os diversos aspectos da vida. Com o treino e alimentação não acontece de forma diferente. Priorizar a rotina de treinos na agenda das atividades iniciais do dia e alimentar-se antes de ir às comemorações, além de ter, sempre que possível, escolhas saudáveis disponíveis são atitudes que ajudam a manter a saúde e a motivação.

 

4. Cuidado com o consumo de bebidas

Se for ingerir bebida alcoólica, lembre-se de beber bastante água. Além de manter o organismo hidratado, gera saciedade, o que ajuda a diminuir o consumo de álcool. Tenha atenção também ao teor alcoólico da bebida: quanto maior teor alcoólico, mais calorias.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2022-12-15/4-dicas-para-manter-a-saude-durante-as-ferias.html - Por Giovanna Felix - Redação EdiCase


E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as riquezas da sua glória em Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)


quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Remédios para COVID-19: para uso em casa ou no hospital


Os remédios aprovados pela Anvisa e o Ministério da Saúde contra a COVID-19, como Paxlovid, Evusheld e Remdesivir, impedem a replicação do vírus e/ou sua entrada nas células, evitando a infecção ou o desenvolvimento de casos graves de COVID-19. No entanto, só devem ser utilizados no hospital após indicação do médico, já que seu uso varia de acordo com o estado geral de saúde e a gravidade da doença.

 

Existem ainda outros medicamentos, como os analgésicos e os antipiréticos, que não combatem o vírus, mas que podem ser usados em casa, estando aprovados para aliviar os sintomas da COVID-19 como febre, cansaço ou dor de garganta.

 

Os casos mais leves de COVID-19 podem ser tratados em casa com repouso, hidratação e uso de remédios para febre e analgésicos. Já os casos mais graves, com sintomas mais intensos e complicações como pneumonia, precisam ser tratados no hospital, podendo ser necessário o uso dos remédios aprovados pela Anvisa para eliminar o vírus. Veja mais detalhes sobre o tratamento para a COVID-19.

 

Remédios para uso em casa

Os remédios que podem ser usados em casa são aqueles que permitem aliviar os sintomas, como:

Antipiréticos (paracetamol): para diminuir a temperatura e combater a febre;

Analgésicos (paracetamol, ibuprofeno): para aliviar as dores musculares por todo o corpo;

Antibióticos: para tratar possíveis infecções bacterianas que possam surgir junto com a COVID-19.

Embora estejam aprovados, qualquer um destes remédios só deve ser usado sob orientação de um médico.

 

O que é o "Kit COVID"?

Os medicamentos incluídos no "kit COVID" apresentam pouca ou nenhum eficácia contra o novo coronavírus, de forma que não é reconhecido e recomendado pelo Associação Médica Brasileira para o combate à COVID-19.

O "Kit COVID" corresponde a um conjunto de remédios que foram indicados por alguns profissionais da saúde com o objetivo de tratar pacientes infectados pelo SARS-CoV-2.

 

Remédios para uso no hospital

Os remédios que se encontram aprovados para o tratamento do coronavírus, pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde do Brasil são [1]:

 

1. Tocilizumabe

O tocilizumabe é um anticorpo monoclonal indicado para uso em hospitais, pois ajuda a reduzir a gravidade e a duração da infecção pela COVID-19, devido sua ação imunossupressora sobre o sistema imunológico, inibindo a proteína interleucina IL-6, que é produzida pelo corpo quando existe uma inflamação aguda, sendo encontrada no corpo em níveis elevados quando a pessoa tem infecção grave pelo coronavírus.

Desta forma, o tocilizumabe ajuda a diminuir a resposta inflamatória no corpo causada pelo SARS-CoV-2, sendo indicado para adultos hospitalizados com infecção grave, e que estejam em tratamento com remédios corticoides e que estão fazendo oxigenoterapia, ventilação mecânica ou oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO).

O tocilizumabe foi aprovado pela Anvisa em 14 de setembro de 2022.

Efeitos colaterais: os efeitos colaterais mais comuns são sensação de nariz escorrendo ou entupido, dor nos seios da face, dor de garganta, dor de cabeça, tontura, dor na região da barriga, aftas, gastrite ou aumento da pressão arterial.

 

2. Remdesivir

O Remdesivir é um medicamento antiviral de uso hospitalar capaz de impedir a replicação do vírus e, assim, evitar o desenvolvimento da doença. O uso do Remdesivir é indicado para adultos, crianças que pesem pelo menos 40 Kg, ou bebês com mais de 28 dias e peso maior que 3 Kg, positivas para SARS-CoV-2 que apresentam pneumonia e que estão fazendo ou não oxigenoterapia, desde que não estejam sob ventilação mecânica, e que apresentam risco aumentado de COVID-19 grave.

O Remdesivir foi registrado pela Anvisa em 12 de março de 2021, e seu uso ampliado e aprovado para uso em bebês e crianças a partir de 28 dias de vida e peso igual ou maior que 3 Kg, em 21 de novembro de 2022.

Efeitos colaterais: os efeitos colaterais mais comuns são aumento ou diminuição da pressão arterial, alteração dos batimentos cardíacos, febre, chiado no peito, dificuldade para respirar, náuseas, vômitos, feridas na pele e calafrios, além de alterações no fígado e nos rins. Por isso, é fundamental que o Remdesivir seja aplicado no hospital para que a pessoa seja monitorada e, assim, seja possível prevenir e controlar os efeitos colaterais.

 

3. Paxlovid

O Paxlovid é um medicamento composto por comprimidos de ritonavir e nirmatrelvir, embalados juntos, que inibem a replicação do SARS-CoV-2, combatendo a infecção. O Paxlovid pode ser encontrado em hospitais ou vendido em farmácias, sendo recomendado que seu uso seja iniciado até 5 dias após o início dos sintomas. É indicado para adultos infectados que não estão precisando receber oxigênio, mas que possuem um risco elevado de desenvolver infecção grave.

O uso emergencial do Paxlovid foi aprovado pela Anvisa em 30 de março de 2022, e em 21 de novembro de 2022, foi aprovada sua venda em farmácias mediante apresentação de receita médica.

Efeitos colaterais: pode provocar diarreia, dor muscular, aumento da pressão arterial e alterações no paladar. Além disso, o Paxlovid pode interagir com outros medicamentos, incluindo anticonvulsivantes, anticoagulantes e sedativos.

 

4. Evusheld (tixagevimabe e cilgavimabe)

O Evusheld é um medicamento composto por dois anticorpos monoclonais, tixagevimabe + cilgavimabe, que atuam na proteína da superfície do SARS-CoV-2 que facilita a sua entrada nas células. Com o uso desse medicamento, é possível dificultar a entrada dos vírus nas células diminuindo o risco de desenvolver COVID-19.

Esse medicamento é de uso hospitalar, na forma de injeção e é recomendado para prevenir a COVID-19 em pessoas a partir dos 12 anos com mais de 40 Kg que não podem receber a vacina contra COVID-19, possuem comprometimento imunológico moderado ou grave, que estejam fazendo uso de medicamentos imunossupressores e/ ou que não tenham tido contato recente com pessoas positivas para SARS-CoV-2.

Apesar de ser indicado na prevenção, o uso do Evusheld não substitui a vacinação nas pessoas que não possuem contra-indicações.

O uso emergencial do Evusheld foi aprovado pela Anvisa em 24 de fevereiro de 2022.

Efeitos colaterais: os principais efeitos colaterais estão relacionados com a aplicação da injeção, podendo ser notada dor, hematoma, inchaço e coceira no local da injeção. Em alguns casos, pode também haver reação alérgica grave, com febre, calafrios, alteração dos batimentos cardíacos, aumento ou diminuição da pressão ou inchaço dos lábios. Dessa forma, é importante que o uso do Evulsheld seja feito no hospital para monitorar a ocorrência de efeitos adversos.

 

5. Baricitinib

O Baricitinib é um remédio que reduz a resposta do sistema imune, diminuindo a inflamação provocada pela COVID-19. Está aprovado para uso em adultos internados que estão precisando receber oxigênio por máscara, cateter nasal ou por alto fluxo.

De forma geral, o uso desse medicamento está indicado após piora clínica ou quando não existe melhora após o início do tratamento com corticóides, que podem ser associados ao Remdesivir.

O uso do Baricitinib para COVID-19 foi aprovado pela Anvisa em 17 de setembro de 2021.

Efeitos colaterais: o Baricitinib pode levar a alterações do fígado, aumento do risco de infecções urinárias, embolia pulmonar, trombose venosa profunda e alterações em células sanguíneas, podendo haver diminuição da quantidade de neutrófilos e aumento da quantidade de plaquetas. Dessa forma, é indicado que o Baricitinib seja administrado apenas em meio hospitalar.

 

6. Sotrovimabe

O Sotrovimabe é outro anticorpo monoclonal que imita a ação do sistema imune, bloqueando a ligação do vírus às células humanas. Está indicado para pessoas com 12 anos ou mais e que pesem pelo menos 40 Kg, que apresentem uma infecção leve a moderada, que não estão em uso de oxigenoterapia e que apresentam risco aumentado de complicações.

Esse medicamento é administrado por via endovenosa em dose única, sendo recomendado entre o 8º e 10º dia de doença.

O uso emergencial do Sotrovimabe foi aprovado pela Anvisa em 08 de setembro de 2021.

Efeitos colaterais: alguns dos efeitos colaterais relacionados com o Sotrovimabe são febre, dificuldade para respirar, calafrios, alteração dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, coceira, dor muscular e tontura, além de reação de hipersensibilidade grave. Por isso, é recomendado que o uso desse medicamento seja feito apenas no hospital sob orientação do médico.

 

7. Molnupiravir

O Molnupiravir é um medicamento antiviral que atua impedindo a replicação do vírus e, assim, o desenvolvimento da infecção. Este medicamento é indicado para pacientes positivos para COVID-19, que não necessitam de tratamento com oxigênio e possuem risco aumentado de complicações. Seu uso está indicado em até 5 dias após o início dos sintomas.

O Molnupiravir foi aprovado pela Anvisa para uso emergencial em 04 de maio de 2022.

Efeitos colaterais: os efeitos colaterais do Molnupiravir estão relacionados com o uso de doses excessivas, podendo interferir no desenvolvimento e crescimento do feto, caso seja utilizado por mulheres grávidas, além de poder causar diarreia e tonturas.

 

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022.

Bibliografia

ANVISA. Anvisa autoriza Remdesivir para uso pediátrico no tratamento da Covid-19. 21 nov 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-autoriza-remdesivir-para-uso-pediatrico-no-tratamento-da-covid-19>. Acesso em 23 nov 2022

ANVISA. Anvisa aprova uso emergencial do medicamento Paxlovid para Covid-19. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-uso-emergencial-do-medicamento-paxlovid-para-covid-19>. Acesso em 23 nov 2022

 

Fonte: https://www.tuasaude.com/remedios-para-coronavirus/ - Revisão clínica: Manuel Reis Enfermeiro


Adora o SENHOR, teu Deus, e a sua bênção estará sobre a tua comida e água. Tirarei as doenças de entre vós. (Êxodo 23:25)