terça-feira, 27 de junho de 2023

Saúde ocular: saiba quais hábitos e alimentos preservam a visão


Oftalmologista alerta para os hábitos que prejudicam a saúde ocular, e indica maneiras de preservar a visão e o bem-estar dos olhos

 

Não são apenas os maus hábitos que atrapalham a saúde ocular. Na verdade, a alimentação também influencia – e muito – no bem-estar dos olhos e na visão.

 

Segundo o Dr. Fernando Cresta, médico oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, estudos científicos comprovaram que suplementos com luteína, zeaxantina, vitaminas C e E, cobre e zinco foram eficazes em prevenir a progressão de quadros de degeneração macular relacionada à idade.

 

Fernandon indica que é possível encontrar estes nutrientes em frutas e verduras, como na cenoura, por exemplo. Além disso, outros hábitos que melhoram a visão incluem alimentação saudável, evitar fumo e exposição aos raios ultravioleta.

 

Maus hábitos que prejudicam a visão

“Por outro lado, ler ou focar a visão para perto de maneira prolongada e sem pausas podem levar a fadiga ocular, ardor, vermelhidão e olho seco evaporativo”, alerta o especialista.

 

Isso porque há diminuição da frequência do ato de piscar. Por isso, é importante realizar pausas na leitura, olhar para o horizonte e sempre lembrar de piscar frequentemente, destaca o médico.

 

Portanto, devemos evitar o fumo e a exposição a luz ultravioleta. “Os raios ultravioletas A e B podem predispor a catarata, pterígio, degeneração macular relacionada à idade, entre outros problemas oculares”, adverte Fernando. O médico acrescenta ainda que coçar em demasia os olhos pode levar a problemas na córnea, como o ceratocone.

 

“A maioria das doenças oculares podem ser evitadas e melhor tratadas se diagnosticadas precocemente. Agende ao menos uma vez por ano uma consulta com seu oftalmologista”, conclui o profissional.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/saude-ocular-saiba-quais-habitos-e-alimentos-preservam-a-visao.phtml - By Milena Vogado - Foto: Shutterstock


Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.

Salmos 23:4


Nenhum comentário:

Postar um comentário