domingo, 11 de junho de 2023

Benefícios da banana para quem pratica atividade física

Nutricionista explica como a fruta pode ser utilizada para melhorar a performance

 

A banana é uma fruta de origem asiática e que, com o decorrer do tempo, passou a ser cultivada em várias regiões do mundo. Outro detalhe desse fruto é a sua versatilidade, ou seja, dá para ser “devorada” sozinha ou preparada em diversos tipos de receitas. Nesse sentido, a nutricionista Renata Branco citou a importância do consumo de banana para atletas.

 

Banana é aliada dos atletas amadores e profissionais

“A banana contém boa quantidade de carboidrato e por isso fornece energia ao nosso corpo. Dependendo do nível de maturação, podem apresentar índice glicêmico maior ou menor. Quanto mais madura, maior o índice glicêmico. Esse carboidrato permite repor o estoque de glicogênio muscular e hepático permitindo que o nível de glicose no sangue permaneça estável e diminuindo assim risco de lesão”, disse Renata em entrevista exclusiva para o Sport Life.

 

Ainda assim, a quantidade de consumo dessa fruta é de acordo com o planejamento alimentar de cada atleta, isto é, distribuição de macro e micronutrientes. Quer afastar as câimbras dos seus treinos? Mais um motivo para ter a banana no seu cardápio.

 

“É rica em potássio, evita o desequilíbrio eletrolítico durante o exercício e reduz cãibras nos atletas, já que esses têm perdas significativas de potássio por meio da transpiração. É rica em magnésio, que é muito importante para o desempenho muscular”, destacou Branco.

 

Outras curiosidades sobre a banana

A banana ajuda uma pessoa a emagrecer desde que esteja alinhada a um plano alimentar já que é conhecida pela sua riqueza em fibras, que ajuda na saciedade. A banana nanica é a indicada para quem quer perder peso devido a sua “abundância” em potássio e carboidrato.

 

A ingestão do alimento oferece vantagens tanto antes quanto depois do treinamento. “No pós-treino, ajuda a repor energia. Já no pré-treino ajuda a dar energia e manter o equilíbrio eletrolítico”, explicou a profissional.

 

É verdade que comer banana à noite engorda?

“Depende. Se for um atleta que vai treinar na manhã seguinte, a banana vai ajudar a repor os estoques de glicogênio muscular e auxiliar na performance do treino. É importante acabarmos com o terrorismo com as frutas e o que vai fazer você engordar é comer calorias além do seu gasto. Lógico que a pessoa que quer emagrecer o ideal é comer menos carboidrato à noite já que à noite nosso metabolismo é mais lento e produzimos menos enzimas digestivas. Então, prefira a banana menos madura para ter o índice glicêmico mais baixo e coma uma banana pequena sem outras fontes de carboidrato”, concluiu Renata Branco.

 

Dados

O Ministério da Agricultura informou em 2021, que o Brasil é o quarto principal produtor mundial de banana atrás da Índia, China e Indonésia. O país envia sua produção para o mercado interno e exporta 1%. O Ministério ainda acrescentou que o setor fatura anualmente R $13 bilhões.

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou por meio da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2017 a 2018, que o brasileiro consome em média 25 kg de banana per capita/ano. A estimativa do IBGE de 2021 menciona a produção nacional de banana em 7 milhões de toneladas por uma área de 465,9 mil hectares.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/beneficios-da-banana-para-quem-pratica-atividade-fisica/ - By Guilherme Faber - Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário