domingo, 29 de junho de 2025

11 remédios naturais para se livrar das formigas na cozinha sem usar inseticidas


Esses pequenos invasores geralmente aparecem na cozinha no verão

 

Um dia de calor é sinônimo de férias e tranquilidade, mas também é sinônimo de pequenos invasores nos visitando. No entanto, também é a época do aparecimento de formigas, que podem infestar toda a nossa cozinha.

 

O MinhaVida separou uma de remédios naturais que podem combater eficazmente a proliferação de formigas em sua casa. Abaixo, deixamos algumas recomendações.

 

Os insetos que mais aparecem nas nossas cozinhas nos dias quentes

As formigas tendem a sair de seus esconderijos durante dias de calor. Elas também são particularmente atraídas por açúcar, embora também comam com prazer praticamente qualquer alimento que você tenha à mão na cozinha.

 

É por isso que o primeiro passo antes de recorrer a remédios caseiros deve ser sempre isolar os alimentos o máximo possível para que as formigas não consigam entrar. Deixar restos de comida na cozinha costuma ser a maneira mais fácil de atrair esses insetos, por isso é uma boa ideia manter a cozinha o mais limpa possível.

 

Remédios naturais para combater formigas

Quanto aos remédios naturais que você pode usar para combatê-las, existem alguns bastante eficazes que ajudarão bastante a se livrar desses pequenos invasores. No entanto, se estivermos falando de uma infestação colossal, talvez seja melhor entrar em contato com um profissional para dedetizar sua casa.

 

1 - Vinagre misturado com água

Este costuma ser um dos remédios naturais mais adequados para se livrar de formigas. O aroma forte do vinagre ajudará a afastá-las imediatamente, eliminando também o rastro de cheiro que esses insetos usam para se movimentar. Para isso, basta borrifar vinagre em todos os cantos onde elas aparecem.

 

2 - Suco de limão

Outro remédio eficaz é, sem dúvida, o suco de limão, especialmente porque seu sabor ácido afeta o senso de direção das formigas. Prepare um pouco de suco de limão e borrife em áreas frequentadas por formigas para se livrar delas.

 

3 - Especiarias

Curiosamente, o aroma de algumas especiarias em nossa despensa também é eficaz contra formigas. Entre as especiarias mais eficazes estão pimenta, alho em pó e canela. Para isso, basta polvilhar um pouco dessas especiarias nos cantos onde esses insetos prosperam.

 

4 - Talco

Se você tiver talco em casa, saiba que ele também é um repelente eficaz contra formigas. O talco é um repelente muito útil para se livrar de formigas, bastando borrifá-lo nas áreas frequentadas por esses insetos para se livrar delas.

 

5 - Bórax

Este é o nome comercial do borato de sódio ou tetraborato de sódio. Se misturarmos sal de boro com água e açúcar, podemos criar uma massa que nos permitirá eliminar esses insetos rapidamente. Este elemento é frequentemente essencial na preparação de inseticidas caseiros e também é útil para outros insetos e roedores.

 

6 - Folhas de louro

Essas folhas produzem um odor muito forte que as formigas não toleram, atuando como um repelente natural. Basta colocar folhas de louro nos locais onde elas são mais comuns, como armários, pias e outros lugares.

 

7 - Bicarbonato de sódio e açúcar

Outra mistura eficaz para se livrar de formigas é o bicarbonato de sódio e o açúcar. Como explicamos, o açúcar é muito atraente para as formigas, mas misturá-lo com bicarbonato de sódio pode eliminá-las rapidamente. Se você espalhar essa mistura onde encontrar formigas, elas desaparecerão em questão de dias.

 

8 - Farinha de milho

Este ingrediente também é um bom remédio para se livrar de formigas. Basta polvilhar um pouco desta farinha nos locais onde esses insetos mais frequentam e você se livrará delas.

 

9 - Cascas de pepino e frutas cítricas

Outro dos repelentes naturais mais eficazes para se livrar de formigas são as cascas de pepino ou de qualquer fruta cítrica, seja laranja, limão, etc. Basta espalhar um pouco nas áreas onde as formigas passam a maior parte do tempo e você acabará com elas rapidinho.

 

10 - Hortelã

O aroma da hortelã pode ser um ótimo remédio natural para formigas. Sejam folhas de hortelã ou sachês de chá de hortelã, este ingrediente pode repelir formigas rapidamente. Para isso, espalhe-o nas áreas mais afetadas.

 

11 - Borra de café

Por último, mas não menos importante, a borra de café. Ela também pode servir como um ótimo repelente natural para formigas, que vão querer evitar o cheiro a todo custo. Para isso, use borra de café nas áreas por onde elas passam com mais frequência. Você verá que elas desaparecem rapidinho.

 

Todos esses remédios naturais podem nos ajudar a combater formigas, seja como repelente natural ou como inseticida, como é o caso do bórax. Dependendo da gravidade da infestação, os efeitos podem levar alguns dias para aparecer, então você terá que ser paciente.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-26102 - Escrito por Ellie Sasi - imagem Amit Talwar

sábado, 28 de junho de 2025

6 principais causas do desgaste dos dentes


Veja como alguns hábitos do dia a dia podem prejudicar a saúde bucal

 

Sensibilidade ao frio ou a alimentos doces, superfícies dentárias achatadas ou ásperas. Dores musculares na face ou ao mastigar, além de dores de cabeça frequentes. Esses são alguns dos sinais de alerta para o desgaste dentário. 

 

"Quando o dente perde sua estrutura natural, ele fica mais sensível, menos resistente e mais propenso a fraturas. Com o tempo, isso pode gerar dores ao mastigar, retração gengival, alteração na mordida e até problemas na articulação temporomandibular (ATM)", explica o cirurgião dentista e coordenador do curso de odontologia da Uniderp, Luiz Fernando Moreira Maziero. 

 

Segundo o especialista, a perda gradual da estrutura dentária pode parecer inofensiva no início e incomodar apenas por questões estéticas, mas a condição pode estar associada a hábitos cotidianos e até a distúrbios, resultando em sérias consequências para a saúde bucal e para o bem-estar geral.  

 

Abaixo, Luiz Fernando Moreira Maziero aponta as principais causas do desgaste dentário. Confira!

 

1. Bruxismo

Caracterizado pelo ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes, que pode acontecer durante o dia ou à noite, pode causar dores de cabeça, incômodos e zumbidos no ouvido, além de desgaste e amolecimento dental e, em casos graves, problemas nas gengivas, nos ossos e na articulação da mandíbula. 

 

2. Consumo frequente de alimentos e bebidas ácidas

Refrigerantes, vinagre, frutas cítricas e bebidas energéticas podem ser vilões já que afetam diretamente o esmalte dos dentes e provocam a erosão, que é o amolecimento da camada externa do dente, provocado pelo pH ácido dos alimentos. O quadro pode ser agravado quando realizada a escovação de forma inadequada. 

 

3. Má oclusão

Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior. A mordida desalinhada pode provocar o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca de forma desequilibrada ou errada. Essa alteração no mecanismo pode trazer danos para os dentes, gengivas, ossos, músculos, ligamentos e articulações. 

 

4. Escovação inadequada

Utilizar uma pressão excessiva na escovação, associada a uma escova com cerdas rígidas com frequência, pode causar desgastes. Por isso, deve ser feita dente a dente, com uma escova que tenha a cabeça pequena e cerdas macias. A qualidade da escovação não é medida pela força exercida durante a higiene dos dentes.

 

5. Refluxo gástrico crônico

Ocorre quando há o desequilíbrio entre as barreiras antirrefluxo, ou seja, quando a válvula que funciona como uma porta de entrada do alimento para o estômago não se fecha corretamente, fazendo com que o alimento e ácidos indesejáveis voltem para a boca. Entre os problemas que podem surgir na boca por conta dos ácidos, estão a erosão dentária e a cárie.  

 

6. Envelhecimento natural dos dentes

Além de redução na produção de saliva, retração gengival, aumento de sensibilidade e mudança na cor, o envelhecimento natural dos dentes também vem acompanhado do desgaste do esmalte. 

 

Consulte sempre um dentista

O dentista destaca que o desgaste não afeta apenas a estética do sorriso. "Ele pode prejudicar a mastigação e a fala, causar retração gengival e exposição da dentina (camada interna mais sensível), aumentar o risco de inflamações gengivais e cárie", salienta Luiz Fernando Maziero. 

 

A avaliação periódica realizada por um dentista é fundamental para a identificação de hábitos prejudiciais e orientação quanto a ajustes simples na rotina que podem evitar desgastes severos, por meio de técnicas modernas e minimamente invasivas. 

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/6-principais-causas-do-desgaste-dos-dentes,dbf623ded48db5e6255736cdca7dabcaubilrmd9.html?utm_source=clipboard - Por Camila Souza Crepaldi - Foto: insta_photos | Shutterstock / Portal EdiCase

sexta-feira, 27 de junho de 2025

7 mitos e verdades comuns sobre o diabetes


Doença crônica exige cuidado contínuo para evitar complicações e garantir a saúde do paciente

 

No Dia Nacional do Diabetes, em 26 de junho, se reforça o alerta para conscientização e prevenção da doença. Não apenas fatores genéticos, mas a ausência de hábitos saudáveis na alimentação e o estilo de vida sedentário são fatores de risco para seu desenvolvimento.

 

Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), calcula-se que mais de 530 milhões de adultos vivem com a condição no mundo — e esse número pode atingir 640 milhões até 2030.

 

"No Brasil, estima-se que a doença afeta perto de 20 milhões de pessoas, e o alarmante é que muitas delas ainda [estão] sem diagnóstico. Por isso, a conscientização dos riscos, do controle e o acesso à informação são fundamentais para que não se atinja um quadro clínico mais grave, que gere outras complicações sérias que possam colocar em risco a vida do paciente", alerta o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo, Fellow da Obesity Society (FTOS-USA), presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e palestrante do CBN2025.

 

Riscos do diabetes

O diabetes mellitus é uma condição metabólica em que ocorre uma produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

 

Sem controle, o diabetes pode afetar diversos órgãos e causar doenças cardiovasculares, como o infarto e acidente vascular cerebral (AVC); retinopatia diabética, com risco de cegueira; nefropatia, com comprometimento dos rins; neuropatia, formigamentos, dores ou perda de sensibilidade, e pé diabético, provocando desde infecções graves a amputação.

 

Tipos de diabetes

O diabetes é classificado em alguns tipos. Os principais são:

 

Tipo 1: é uma doença autoimune. O sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina no pâncreas. Geralmente se manifesta na infância ou na adolescência e requer uso diário de insulina.

Tipo 2: considerada a forma mais comum e está associada principalmente à resistência à insulina. Atinge, na maioria, adultos, mas tem ocorrido um aumento entre jovens, devido ao sedentarismo e à alimentação desequilibrada e não saudável.

Diabetes gestacional: desenvolvida durante a gravidez, em alguns casos pode representar risco tanto para a mãe quanto para o bebê. É essencial o monitoramento contínuo e rigoroso de um especialista. Geralmente desaparece após o parto, mas pode ser risco futuro para desencadear o diabetes tipo 2.

 

Mitos e verdades sobre o diabetes

Abaixo, o Prof. Dr. Durval Ribas Filho esclarece os principais mitos e verdades sobre o diabetes. Confira!

 

1. Comer muito açúcar causa diabetes

Mito. Exagerar no consumo de açúcar não causa diabetes de uma forma direta. Porém, está associado ao ganho de peso e obesidade, o que é um importante "gatilho" e fator de risco para desenvolver a doença.

 

2. Apenas pessoas com excesso de peso têm diabetes

Mito. As pessoas magras também podem desenvolver a doença, especialmente o tipo 1, que é autoimune. No diagnóstico, deve-se considerar fatores genéticos e histórico familiar.

 

3. Diabético nunca pode comer doces

Há ressalvas. A regra é moderação. Os doces devem fazer parte de um controle e planejamento de uma dieta equilibrada e com orientação médica e nutricional.

 

4. Diabetes tem cura

Mito. Por ser uma doença crônica, ainda não tem cura. Mas, sob controle, permite uma boa qualidade de vida, aliada a um estilo de vida saudável, dosagem correta dos medicamentos e contínuo acompanhamento médico.

 

5. Insulina causa dependência

Mito. Em muitos casos, o uso deste hormônio faz parte do tratamento e não causa dependência.

 

6. Atividade Física é importante

Verdade. Os exercícios feitos com regularidade auxiliam para melhorar a sensibilidade à insulina e o controle da glicemia, o que contribui para o bem-estar no dia a dia.

 

7. Cegueira e amputações são riscos do diabetes não tratada

Verdade. Estas complicações são muito graves e podem acontecer caso a doença não seja controlada de forma adequada.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/7-mitos-e-verdades-comuns-sobre-o-diabetes,e6ddaf649f8edb765bae09f92909265f69uplqoq.html?utm_source=clipboard - Por Edna Vairoletti - Foto: Pixel-Shot | Shutterstock / Portal EdiCase

quinta-feira, 26 de junho de 2025

11 alimentos que estimulam o colágeno e ajudam a manter a pele jovem


Incorporar esses alimentos ao dia a dia pode trazer resultados significativos a longo prazo, reforçando a estrutura da pele de dentro para fora

 

Manter uma pele firme, hidratada e com aparência jovem vai muito além de cremes e tratamentos estéticos: começa pela alimentação. Segundo a nutricionista Alyssa Tatum, em entrevista ao portal SheFinds, incluir certos alimentos na rotina pode impulsionar a produção natural de colágeno — proteína essencial para a firmeza e elasticidade da pele.

 

A seguir, conheça os 11 alimentos que não podem faltar na sua despensa se você quer reduzir rugas e conquistar uma pele mais saudável:

 

1. Mirtilos (blueberries)

Ricos em antioxidantes, os mirtilos combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele. Eles também ajudam a proteger o colágeno já existente no organismo.

 

2. Espinafre

Esse vegetal verde-escuro é uma ótima fonte de vitamina C e ferro, nutrientes que estimulam a produção de colágeno e contribuem para uma pele mais firme e iluminada.

 

3. Nozes

As nozes são ricas em ácidos graxos ômega-3 e vitamina E, que ajudam a manter a pele hidratada, prevenir inflamações e reforçar a estrutura cutânea.

 

4. Azeite de oliva

Fonte de gorduras saudáveis e antioxidantes, o azeite reduz o estresse oxidativo e favorece a regeneração celular da pele.

 

5. Tomate

Rico em licopeno, um antioxidante poderoso, o tomate protege a pele contra os danos do sol e ajuda a preservar os níveis de colágeno.

 

6. Chá verde

Com alta concentração de polifenóis, o chá verde tem ação anti-inflamatória e combate o envelhecimento precoce, além de proteger a pele dos danos ambientais.

 

7. Abacate

Essa fruta é rica em gorduras boas, vitamina E e antioxidantes que promovem elasticidade, nutrição profunda e combate à flacidez da pele.

 

8. Batata-doce

Fonte de betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, a batata-doce contribui para a renovação celular e protege a pele contra a degeneração.

 

9. Romã

Com alto teor de antioxidantes, a romã estimula a produção de colágeno e ajuda a manter a firmeza da pele por mais tempo.

 

10. Alho

O alho contém enxofre, um mineral importante para a síntese de colágeno, além de oferecer propriedades anti-inflamatórias que beneficiam a saúde cutânea.

 

11. Chocolate amargo (com alto teor de cacau)

Rico em flavonoides, o chocolate amargo melhora a circulação sanguínea e hidratação da pele, além de protegê-la contra danos solares.

 

Incorporar esses alimentos ao dia a dia pode trazer resultados significativos a longo prazo, reforçando a estrutura da pele de dentro para fora.

 

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2280963/11-alimentos-que-estimulam-o-colageno-e-ajudam-a-manter-a-pele-jovem - © Shutterstock

quarta-feira, 25 de junho de 2025

O dia em que o basquete me levou à sala da diretora Maria Pereira


Em 1976, eu praticava basquete nas aulas de educação física no Colégio Estadual Murilo Braga com o Professor Romilto Mendonça, na época eu estudava a 8ª série, atualmente 9º ano. Eu fiquei tão empolgado com a prática do esporte que comprei uma bola de basquete da marca Estrela com as minhas economias que ganhei com a fabricação dos botões que eram utilizados no futebol de mesa, popularmente conhecido como jogo de botão.

 

No domingo seguinte à compra, chamei alguns amigos, entre eles: Flauvinaldo, Zanza, Luiz, Jairo, Nenem, Audinho, Givaldo, Carlos Alberto para inaugurar a bola na quadra do CEMB, mesmo sabendo da proibição de jogar naquele dia. O Murilo Braga tinha duas quadras, a primeira era de cimento liso utilizada pelo futsal e voleibol e ficava onde hoje é o estacionamento do Ginásio Miltão. A segunda, que era cercada por canos de ferro, usada para a prática de handebol e basquete, situada no local onde foi construído o Miltão. Quando chegamos ao portão da frente do colégio, na Rua Quintino Bocaiuva, estava fechado, então resolvemos pular. Já estávamos jogando quando ouvimos o barulho da corrente sendo mexida: o vigia, Seu Otaviano, havia aberto o portão. De imediato peguei a bola e com os meus amigos corremos e pulamos o portão de trás do colégio pela Rua Professor Hilário de Melo Rezende.  Para tentar despistar o vigia, fomos em direção à Rua José Ferreira de Araújo e, para nossa surpresa, Seu Otaviano nos aguardava na esquina montado em sua bicicleta. Ele olhou para nós e não falou nada, mas com certeza me reconheceu, pois seus parentes moravam vizinho a minha casa na Praça João Pessoa.

 

No primeiro horário de aula da segunda-feira, Dona Creuza chegou à sala que eu estudava e me chamou para ir até a sala da diretora Maria Pereira. Eu já imaginava que isso aconteceria, pois era eu quem estava segurando a bola no momento do encontro com Seu Otaviano.

 

Ao chegar à sala de Maria Pereira, ela me perguntou se eu sabia que era proibido jogar na quadra no domingo, então eu respondi que sim, mas queria inaugurar a bola nova de basquete que tinha comprado. Ela me deu um sermão e me mandou pegar os livros e ir para casa, e que eu voltasse na terça-feira, ou seja, apenas recebi um dia de suspensão. Nunca mais pulei o portão do colégio para jogar basquete.

 

Naquele ano, participei pela primeira vez dos Jogos Estudantis de Sergipe em Aracaju pela categoria A e que foi o início da grandiosa história do basquete itabaianense. Em 1977, o Professor Romilto foi trabalhar em Aracaju e ficamos sem a prática do basquete. Em 1978, o Professor José Antônio Macedo assumiu a turma e participei pela segunda vez dos jogos pela categoria B. Em 1979, o basquete do CEMB conseguiu o honroso 4º lugar nos jogos.

 

Em 1980 e 1981, já como professor de educação física, tive a honra de trabalhar com a Diretora Maria Pereira no CEMB. Maria Pereira foi a diretora que passou mais tempo na direção do Murilo Braga: 14 anos, de 1967 a 1981.Graças ao interesse pelo basquete, fiz o vestibular em Licenciatura plena em Educação física e me tornei professor, lecionando por 37 anos no Colégio Estadual Murilo Braga.

 

Por Professor José Costa

Dez alimentos que deixam o rosto inchado; veja


Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e processadas contribui para a saúde geral e ajuda a evitar o inchaço facial após as refeições

 

Inchaço

Já reparou em seu rosto mais inchado após uma noite fora ou uma refeição mais pesada? Esse inchaço facial, conhecido popularmente como "cara de sushi", pode ser causado pelo consumo de alimentos ricos em sódio, explicam especialistas.

 

O que causa o inchaço facial?

De acordo com a nutricionista Starla Garcia, de Houston, Texas, e a dermatologista Rebecca Baxt, de Paramus, Nova Jersey, o inchaço é resultado da retenção de líquidos que o corpo realiza para equilibrar os altos níveis de sódio ingeridos. Esse fenômeno foi apelidado de "cara de sushi" pela atriz Julianne Moore, devido ao consumo frequente de alimentos como sushi, que incluem molho de soja e carboidratos refinados, conhecidos por contribuir para a retenção de líquidos.

 

"Normalmente, após uma refeição rica em sódio, o corpo tenta reter água para se equilibrar, o que pode incluir áreas como o rosto," explica Starla Garcia em entrevista ao portal Healthline.

 

Alimentos que contribuem para o inchaço facial

Entre os principais alimentos que podem causar inchaço no rosto estão:

 

Macarrão instantâneo

Sushi (especialmente com molho de soja)

Carnes processadas como presunto, salame, bacon e chouriço

Leite e derivados como queijos

Alimentos fritos

Pretzels e batatas fritas, incluindo de pacote

Bebidas alcoólicas

Condimentos e molhos, como ketchup e molho de soja

Esses alimentos são ricos em sódio e, em alguns casos, contêm glutamato monossódico (MSG), que pode intensificar a retenção de líquidos.

 

Como evitar o inchaço

Para prevenir o inchaço facial, os especialistas recomendam evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em sódio, especialmente à noite. Manter-se hidratado e equilibrar a dieta com alimentos ricos em potássio, como bananas e vegetais verdes, também pode ajudar a minimizar os efeitos do sódio no organismo.

 

Além disso, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e processadas contribui para a saúde geral e ajuda a evitar o inchaço facial após as refeições.

 

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2250201/acordou-parecendo-um-pao-dez-alimentos-que-deixam-o-rosto-inchado-veja - © Shutterstock

terça-feira, 24 de junho de 2025

9 chás para ajudar a fortalecer a imunidade


Veja como preparar receitas simples para ajudar a combater gripes e resfriados

 

No inverno, o ar seco resseca as mucosas do sistema respiratório, tornando-as mais vulneráveis à invasão de vírus e bactérias. Além disso, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados por mais tempo para se proteger do frio, facilitando a transmissão de patógenos. Nesse sentido, os chás são grandes aliados para ajudar a fortalecer a imunidade nesta época do ano. Abaixo, confira algumas receitas!

 

Chá de gengibre

Ingredientes

1 gengibre fresco descascado e fatiado finamente

4 xícaras de chá de água

Mel a gosto

Modo de preparo

Em uma panela pequena, coloque as fatias de gengibre e a água. Leve ao fogo médio-alto. Assim que começar a ferver, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por 15 minutos. Retire a panela do fogo e coe o chá. Adicione mel para adoçar. Sirva em seguida. 

 

Chá de alho

Ingredientes

4 dentes de alho descascados e amassados

2 xícaras de chá de água

Suco de limão a gosto 

Modo de preparo

Em uma panela pequena, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione os dentes de alho e ferva por 10 minutos. Após, retire a panela do fogo e deixe o chá esfriar um pouco. Coe e adicione o suco de limão. Sirva em seguida.

 

Chá de eucalipto

Ingredientes

3 colheres de chá de folhas secas de eucalipto

2 xícaras de chá de água

Mel e suco de limão a gosto

Modo de preparo

Em uma panela pequena, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione as folhas de eucalipto e ferva por 5 minutos. Após, retire a panela do fogo e deixe o chá esfriar um pouco. Coe e adicione o mel e o suco de limão. Sirva em seguida.

 

Chá de alecrim

Ingredientes

1 punhado de folhas frescas de alecrim 

2 xícaras de chá de água

Suco de limão a gosto 

Modo de preparo

Em uma panela pequena, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione as folhas de alecrim e ferva por 5 minutos. Após, retire a panela do fogo e deixe o chá esfriar um pouco. Coe e adicione o suco de limão. Sirva em seguida. 

 

Chá de abacaxi com carqueja

Ingredientes

Casca de 1/2 abacaxi

Casca de 1 laranja

1 colher de sopa de carqueja

1 colher de sopa de gengibre ralado

1 l de água

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água, o gengibre e a casca do abacaxi e da laranja. Leve ao fogo médio e ferva por 3 minutos. Depois, desligue o fogo e acrescente a carqueja. Tampe a panela e deixe o chá repousar por 5 minutos. Coe antes de servir.

 

Chá de limão com mel

Ingredientes

Suco de 1/2 limão

2 colheres de chá de mel

2 xícaras de chá de água

Modo de preparo

Em uma panela pequena, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Coloque o suco de limão em uma caneca e adicione a água fervente. Adoce com o mel e sirva em seguida.

 

Chá de hortelã

Ingredientes

1 punhado de folhas de hortelã

2 xícaras de chá de água

Mel e suco de limão a gosto

Modo de preparo

Em uma panela pequena, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Após, coe e adicione o mel e o suco de limão. Sirva em seguida.

 

Chá de tomilho

Ingredientes

1 colher de sopa de folhas secas de tomilho

250 ml de água

Mel e suco de limão a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, ferva a água em fogo médio. Desligue o fogo e adicione o tomilho. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Coe e adicione o mel e o suco de limão. Sirva em seguida. 

 

Chá de sálvia

Ingredientes

1 colher de sopa de folhas secas de sálvia

250 ml de água

Mel e suco de limão a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, ferva a água em fogo médio. Desligue o fogo e adicione as folhas de sálvia. Tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e adicione o mel e o suco de limão. Sirva em seguida.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/9-chas-para-ajudar-a-fortalecer-a-imunidade,4537ae966f4eec327e84f13fff2e7eb7m3p8njqb.html?utm_source=clipboard - Foto: Jr images | Shutterstock / Portal EdiCase

segunda-feira, 23 de junho de 2025

O Oklahoma City Thunder vence os Pacers e conquista o título da NBA


O Oklahoma City Thunder é o campeão da temporada 2024/25 da NBA. O time de melhor campanha da temporada regular - com 68 vitórias e 14 derrotas - confirmou seu favoritismo ao bater o Indiana Pacers por 103 a 91 neste domingo, na Paicom Center.

 

Com o resultado, o Thunder fechou a série decisiva da NBA por 4 a 3. É o primeiro título da franquia desde a mudança para Oklahoma, em 2008. Anteriormente, a equipe havia vencido o campeonato de 1979 como Seattle SuperSonics.

 

O jogo deste domingo apresentou dois tempos distintos. Na metade inicial, um confronto equilibrado, com os Pacers indo para o intervalo com 1 ponto de vantagem.

 

Thunder: decisivo no 3º quarto

 

O Thunder retornou do vestiário com um novo espírito. No terceiro período, aumentou a intensidade e superou o adversário por 13 pontos, ficando mais confortável para administrar a partida no quarto final.

 

Para vencer o duelo decisivo contra o Indiana, o Thunder contou com o sucesso da dupla Shai Gilgeous-Alexander (29 pontos) e Jalen Willians (2o pontos).

 

Do lado dos Pacers, a situação ficou mais difícil depois da saída de sua estrela: Tyrese Haliburton atuou por apenas 7 minutos e saiu de quadra carregado em função de uma lesão.

 

Fonte: https://www.gazetaesportiva.com/campeonatos/nba/thunder-vence-pacers-e-conquista-o-titulo-da-nba/

Quais as melhores comidas de festa junina para quem está de dieta


É possível aproveitar as delícias típicas de festa junina sem sair do foco — com moderação e boas escolhas no prato

 

Pé de moleque, pamonha, canjica, bolo de milho… As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico. Mas, para quem está de dieta ou tentando manter uma alimentação equilibrada, essa época pode parecer um desafio. A boa notícia é que dá para curtir as comidas típicas sem comprometer os resultados, desde que se façam escolhas mais conscientes.

 

Uma excelente opção é a espiga de milho cozida. Rica em fibras e com baixo teor de gordura, ajuda a promover saciedade com poucas calorias. Outras escolhas interessantes são os caldos verde ou de abóbora, assim como os espetinhos (de carne, de frango, de coração).

 

Os doces exigem mais atenção. A canjica feita com leite desnatado e pouco açúcar pode ser uma alternativa mais leve. O mesmo vale para o bolo de milho, que pode ser adaptado com adoçantes naturais e farinha integral. Evitar coberturas açucaradas e porções exageradas já faz uma grande diferença.

 

Não é necessário abrir mão do prazer de comer. A chave está no equilíbrio. Comer com atenção plena, escolher bem os pratos e respeitar os sinais de saciedade são atitudes que ajudam a manter o foco, sem culpa.

 

Outra dica importante é não chegar à festa com fome. Fazer uma refeição leve e balanceada antes ajuda a evitar exageros. E lembre-se: comer uma ou outra guloseima com afeto e consciência também faz parte de uma alimentação saudável.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/quais-as-melhores-comidas-de-festa-junina-para-quem-esta-de-dieta - Juliana Andrade - Getty Images 

domingo, 22 de junho de 2025

Quais as bebidas mais e menos calóricas das festas juninas


Quentão, vinho quente, chocolate e até chá de amendoim: saiba o que pesa mais (e menos) na balança nessa época do ano

 

As festas juninas são conhecidas não só pelas comidas típicas, mas também pelas bebidas tradicionais e bem calóricas. Quentão, vinho quente, chocolate cremoso e até o famoso chá de amendoim fazem parte do cardápio. Mas será que dá para aproveitar sem extrapolar?

 

O primeiro passo é conhecer o impacto calórico dessas bebidas. O quentão tradicional, feito com cachaça, açúcar e especiarias, pode chegar a 250 kcal por copo, principalmente quando leva bastante açúcar. Já o vinho quente, apesar de ter teor alcoólico um pouco menor, também pode ultrapassar as 200 kcal por porção, dependendo da quantidade de frutas e açúcar.

 

Bebidas cremosas, como chocolate quente e chá de amendoim, estão entre as mais calóricas

Bebidas cremosas, como chocolate quente e chá de amendoim, estão entre as mais calóricas. Uma caneca média pode conter de 300 a 400 kcal, especialmente se levar leite integral, leite condensado e chocolate em pó adoçado. São preparações muito densas em energia, que associam gordura, açúcar e, às vezes, álcool.

 

Para quem quer aproveitar a festa sem abrir mão da dieta, a dica é optar por versões mais leves, como chás de ervas, suco de milho natural sem açúcar ou até uma taça de vinho seco, com consumo moderado. Também vale adaptar receitas usando adoçantes naturais e menos ingredientes industrializados.

 

A regra de ouro é o equilíbrio. Uma bebida típica pode, sim, fazer parte do momento — desde que com moderação. E o mais importante: não é só a caloria da festa que conta, mas o contexto da alimentação como um todo.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/quais-as-bebidas-mais-e-menos-caloricas-das-festas-juninas - Juliana Andrade - Getty Images

Festa junina: os 5 alimentos típicos do arraiá que mais causam refluxo


Festas juninas exigem atenção de quem sofre de refluxo. Doces, bebidas e frituras típicas podem agravar o problema e causar desconforto

 

Nos meses de junho e julho, pipocam pelo Brasil as celebrações de festas juninas e ninguém quer ficar de fora. Entretanto, quem sofre de refluxo acaba tendo dificuldade para encontrar opções de comidas típicas que não agravem os sintomas porque os alimentos mais populares do festejo são ricos em açúcar e gordura.

 

E não é uma população pequena. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), cerca de 25 milhões de brasileiros adultos convivem com a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e para eles, essa temporada pode trazer riscos.

 

O que é o refluxo?

O refluxo ocorre quando a válvula entre o esôfago e o estômago, o esfíncter esofágico inferior, não se fecha corretamente, permitindo o retorno do conteúdo gástrico.

A condição é multifatorial, incluindo até componentes genéticos. Entre os principais fatores estão obesidade, tabagismo, consumo de álcool, cafeína e refeições volumosas ou muito próximas da hora de dormir.

Os sintomas mais comuns são queimação (azia), gosto amargo na boca, dor abdominal alta e dificuldade para engolir.

Em casos mais graves, o refluxo pode causar tosse crônica, rouquidão, inflamação da garganta, desgaste dos dentes e até aumentar o risco de câncer gástrico.

O tratamento inclui mudanças no estilo de vida e medicamentos. Antiácidos também são usados e, em casos severos, pode ser indicada cirurgia para correção da válvula esofágica.

As receitas típicas, embora saborosas, incluem ingredientes que podem facilitar o retorno do ácido estomacal ao esôfago. Esse processo, comum em quem sofre da doença, provoca sintomas como queimação, azia e desconforto abdominal.

 

A temperatura dos alimentos, especialmente os muito quentes, também pode piorar os sintomas e exigir maior cautela durante as comemorações.

 

Pensando nisso, o gastrocirurgião Eduardo Grecco, endoscopista e professor de medicina da Faculdade do ABC, elaborou uma lista dos alimentos mais consumidos durante os festejos juninos e que podem cair como verdadeiras bombas para quem tem refluxo.

 

Os 5 alimentos mais perigosos da festa junina

Canjica: o açúcar e as gorduras usadas (como creme de leite e leite condensado) podem relaxar o esôfago inferior e retardar o esvaziamento gástrico, aumentando os sintomas.

Quentão: bebida quente e açucarada, pode estimular a produção de ácido estomacal.

Pé de moleque: o doce de amendoim é rico em gorduras e açúcar. A combinação contribui para o aumento da pressão no estômago e da produção de ácido.

Pipoca: quando preparada com excesso de gordura, pode irritar o estômago e dificultar a digestão. Para quem tem refluxo, o ideal é preparar versões com menos óleo.

Bolo de milho: o milho, por si só, não é o problema. O cuidado deve ser com o açúcar, a gordura e o leite presentes na receita, que favorecem o refluxo.

 

“Não devemos considerar o refluxo um problema menor”, alerta o gastrocirurgião. “O retorno do ácido do estômago para o tubo alimentar pode causar irritações na mucosa, estreitamento do esôfago, pneumonia e lesões que podem evoluir para o câncer de esôfago”, aponta Grecco.

 

Hora e quantidade também influenciam

Além dos ingredientes, o horário da refeição é decisivo. As festas costumam acontecer à noite, e refeições pesadas antes de dormir são especialmente prejudiciais para quem tem refluxo. Deitar após comer aumenta a chance do ácido subir para o esôfago.

 

A nutricionista Aline Quissak, de Curitiba, reforça o papel da alimentação no controle do refluxo. “Nós somos o que comemos. Controlar a dieta pode melhorar ou piorar os sintomas”, afirma. Ela recomenda evitar sempre alimentos industrializados, café, chocolate, bebidas alcoólicas e laticínios integrais para não prejudicar o processo digestivo.

 

Para o período junino, Aline recomenda as que as pessoas com refluxo sigam as orientações tradicionais para evitar contratempos. “Comer devagar e sem exageros, pegando leve nas frituras e bebidas alcoólicas e evitando deitar logo após as refeições ajuda muito. É preciso fazer as refeições em horários regulares para controlar a acidez estomacal e fazer a boa mastigação dos alimentos. Essas pequenas mudanças já reduzem os sintomas”, conclui Quissak.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/festa-junina-alimentos-dao-refluxo - Bruno Bucis

6 dicas para aproveitar as festas juninas sem prejudicar a dieta


O mês de junho chegou e, com ele, uma temporada de festas para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro, com muitas comidas típicas

 

O mês de junho chegou e, com ele, uma temporada de festas para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro, com muitas comidas típicas. A partir de agora, tem fogueira todo fim de semana e barraquinhas de quitutes salgados e doces. Há quem encare esta época do ano como uma ameaça à dieta, mas quem quer perder peso também pode aproveitar as festividades.

 

“As festas juninas fazem parte da nossa cultura. Aproveitar as celebrações com equilíbrio é o segredo para manter a boa forma e a saúde”, garante Sabrina Guerreiro, especialista em processos de emagrecimento e coordenadora clínica de Terapia Nutricional e nutróloga do Hospital Badim/Rede D’Or.

 

Abaixo, a médica dá dicas para escolhas mais saudáveis durante as festas juninas. Confira!

 

1. Faça escolhas conscientes

Na festa junina, opte por alimentos mais saudáveis e nutritivos. “Prefira opções assadas, cozidas ou feitas com milho natural, como pamonha. Evite as muito açucaradas ou fritas, como pastel e salgadinhos”, orienta a nutróloga.

 

2. Sirva-se com moderação

Sabrina Guerreiro indica um modo de se alimentar com prazer e sem exageros: “Escolha seus quitutes preferidos e monte um prato pequeno. Saboreie os alimentos, prestando atenção no gosto de cada um”.

 

3. Equilibre o dia

Para a médica, vale a pena balancear a alimentação nos dias de festa, privilegiando comidas ricas em proteínas e fibras antes da comemoração. “Quando tiver uma festa à noite, procure manter refeições leves e nutritivas pela manhã e à tarde”, orienta.

Outra sugestão da nutróloga é comer antes de sair: “Às vezes, recomendo às minhas pacientes para jantar em casa, evitando chegar com muita fome à festa. Quando estamos com fome, podemos fazer escolhas ruins e comer em maior quantidade”.

 

4. Adapte as receitas

Sabrina Guerreiro recomenda fazer algumas das comidas típicas em casa para adaptar os ingredientes e ter uma receita mais saudável e ajustada ao planejamento alimentar individual. “Dá para fazer canjica com leite vegetal e adoçante. Também é possível fazer bolo de milho sem farinha refinada e reduzir o açúcar do curau. Ficam deliciosos. Vale experimentar!”, aconselha.

 

5. Cuidado com as bebidas

É importante também ter atenção na hora de escolher as bebidas. “Beba bastante água e evite bebidas com excesso de açúcar, como batidas e caipifrutas, que contém leite condensado. Prefira sucos naturais, chás gelados ou até um vinho, com moderação”, recomenda.

 

6. Movimente-se

Os momentos de diversão podem ser grandes aliados, destaca a nutróloga: “Dançar quadrilha, forró e participar de brincadeiras típicas também ajudam a movimentar o corpo e a gastar energia”.

 

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/6-dicas-para-aproveitar-as-festas-juninas-sem-prejudicar-a-dieta - Imagem: Celso Pupo | Shutterstock