domingo, 21 de junho de 2020

Carboidrato à noite engorda? Confira quais as principais fake news sobre emagrecimento

Nutricionista explica alguns mitos que nada tem a ver com perda de peso saudável e pode até comprometer sua saúde

Para emagrecer, precisamos estar em déficit de calorias, ou seja: para gerar o emagrecimento, nós devemos consumir menos do que gastamos, deixando o corpo “no negativo” em calorias

Na era das fake news, informações equivocadas sobre alimentação saudável continuam se espalhando por aí – embora existam "desde sempre". Quando falamos em emagrecimento, os mitos crescem ainda mais. Há sempre um truque novo ou "alimento milagroso" que vai te ajudar a perder peso.


Mas não é bem assim. Aliás, é justamente por causa desses mitos que muitas pessoas acabam seguindo o caminho mais difícil na hora de começar uma dieta e, consequentemente, acabam tendo seus resultados comprometidos. No fim, o processo só gera frustração e desânimo.

Abaixo, listei quatro fake news sobre emagrecimento:

Carboidrato é o vilão e proteína é a mocinha
O carboidrato é essencial na nossa alimentação. Nosso cérebro e músculos utilizam ele como combustível. Cortar o carboidrato da sua rotina, na maioria das vezes, vai ajudar no emagrecimento. Isso porque ao tirar um grupo alimentar da dieta (seja carboidratos, verduras e legumes, açúcares e doces), você gera restrição calórica, e é essa restrição que vai fazer você emagrecer.

Mas quando falamos em emagrecimento saudável, precisamos estar em déficit de calorias, ou seja, nós devemos consumir menos do que gastamos. Mas se você cortar carboidrato e exagerar na proteína, você não vai emagrecer. Trago verdades: 1 grama de carboidrato e 1 grama de proteína tem a mesma quantidade de calorias.

Quanto menos eu comer, mais rápido vou emagrecer
Esse é outro erro comum. Sim, para emagrecer você precisa comer menos do que gasta, mas é preciso comer uma quantidade mínima para que seu organismo exerça suas funções básicas, como respirar e manter seu coração batendo. Se sua oferta calórica é muito baixa, seu corpo não prioriza a queima da gordura, pelo contrário, ele vai impedir essa queima.

Comer carboidrato à noite engorda
O problema não está no horário, afinal, o valor nutricional não muda depois das 18h e seu corpo não tem relógio. O que vai impedir seu emagrecimento não é quando você come, mas o quanto você come. E também a qualidade desse alimento, no caso, o carboidrato.

Em outras palavras: se a quantidade e a qualidade do carboidrato estiverem dentro das suas necessidades diárias e alinhadas ao seu objetivo, você irá emagrecer.  Prefira sempre carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, batata, aipim e etc. Comer em excesso engorda em qualquer horário do dia, assim como refeições desequilibradas.

Você precisa comer de três em três horas
Cada metabolismo trabalha de forma diferente. Somos seres individuais e isso deve ser respeitado quando adotamos um novo padrão alimentar.

Essa teoria de comer de três em três horas surgiu a partir da ideia de que, ao se alimentar, o metabolismo acelera por um tempo através do processo da digestão e absorção dos nutrientes. Isso geraria gasto de energia. Mas acontece que o aceleramento do metabolismo pela alimentação tem a ver com a quantidade de calorias e nutrientes ingeridos – e não com o intervalo de tempo entre uma refeição e outra.

É importante lembrar que para garantir um emagrecimento saudável você deve consultar um nutricionista para ele adequar a dieta às suas necessidades nutricionais individualizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário