sábado, 20 de junho de 2020

6 maneiras de aliviar a dor de cabeça sem medicamentos


O incômodo que atinge tantas pessoas pode ser resolvido de formas naturais; confira como

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), existem mais de 200 tipos de dores de cabeça que acometem as pessoas. As causas são variadas, apresentando diferença nos sintomas e na região em que a dor aparece com maior intensidade. Entre as razões mais populares, estão:

Sinusite
Enxaqueca
Cefaleia
Tensão por estresse

O diagnóstico preciso da causa da dor de cabeça deve ser feito por um especialista, para que, assim, o tratamento ideal para cada caso seja indicado. A automedicação, comumente feita pelas pessoas, nunca é recomendada e pode até mesmo agravar a situação.

Nesse sentido, a neuropsiquiatra Gesika Amorim indica alguns tratamentos caseiros que podem aliviar a dor de cabeça e são totalmente naturais, sem o uso de remédios ou componentes químicos. Confira as sugestões:

Compressas
Se a dor for tensional, não é pulsátil e aparece na parte da frente da cabeça, sua causa mais provável é a tensão muscular. Para este tipo de incômodo, deve-se colocar uma compressa morna na testa durante 10 minutos.
"Já a enxaqueca, cuja causa é vascular, é uma cefaleia pulsátil, temporal e unilateral, ou seja, acontece de um lado da cabeça. Nesse caso, a compressa de água gelada pode aliviar bastante", explica a médica.

Massagem
Os pontos da acupuntura também podem auxiliar na melhora da dor. De acordo com Gesika Amorim, massagear o ponto entre o dedo indicador e o polegar por alguns minutos, com movimentos circulares, pode aliviar a dor de cabeça de forma considerável. Em casos de enxaqueca, a massagem temporal na área da dor também é eficiente.

Chás
Conhecido por ser uma das alternativas naturais mais benéficas para a saúde, o chá também pode ser tomado para o alívio da dor de cabeça tensional. Entre os mais recomendados, estão:
Chá de melissa
Chá de hortelã
Chá de menta
Chá de erva cidreira
Chá de camomila

Óleos essenciais
Utilizar óleos essenciais - como o de lavanda, melaleuca e alecrim - diretamente no local da dor, antes da massagem, ou inalar o aroma através de um difusor são algumas das opções para diminuir a dor de cabeça.

Cafeína
De acordo com a neuropsiquiatra, consumir alimentos ricos em cafeína, como é o caso do chá preto e do café, pode ser uma forma eficaz de diminuir as dores de cabeça de forma natural.

Evite certos tipos de alimentos
Gesika Amorim explica que alguns alimentos, como queijos, vinhos e chocolates, são deflagradores da dor de cabeça, aumentando o incômodo. "Por isso, é importante que você tenha um diário da dor de cabeça, para que se possa entender quando e em que circunstâncias ela vem", finaliza a médica.

Quando a dor de cabeça se torna preocupante?
Apesar de ser uma dor comum e, normalmente, não apresentar nada grave, ainda é preciso se atentar aos sinais que a dor de cabeça pode trazer. A neuropsiquiatra Gesika Amorim conta que, caso o incômodo seja muito intenso e frequente, aparecendo por mais de 15 dias consecutivos, é necessário levar essa informação para o médico, a fim de descobrir a causa do sintoma.

Se você tem uma cefaleia que muda de padrão, ou seja, a dor era de um jeito e, de repente, se altera para outro, também é preciso se atentar. Além disso, o uso frequente de remédios para dor de cabeça pode causar a cefaleia por abuso de medicamentos. Portanto, a automedicação não deve ser realizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário