sábado, 27 de março de 2021

3 exercícios que melhoram a condição respiratória e pulmonar


Algumas atividades simples podem ajudar a fortalecer a saúde dos pulmões, trazendo um forte impacto positivo na rotina

 

A capacidade pulmonar, que corresponde à quantidade de ar que nossos pulmões conseguem conter, varia de pessoa para pessoa. Quando praticamos alguns tipos de exercícios, a musculatura respiratória é fortalecida, aumentando o volume de ar que circula pelos órgãos, o que gera uma série de benefícios ao corpo.

 

"A capacidade de pegar o oxigênio do ar fica mais desenvolvida, assim como a capacidade de eliminar o gás carbônico. Além disso, também aumenta a nossa capacidade de puxar o ar, conseguindo encher os pulmões com mais facilidade", explica o fisioterapeuta Marcel Tomonori Sera.

 

Pessoas que possuem problemas respiratórios, como asma e bronquite, podem se sentir cansadas com mais frequência, apresentando falta de ar ao praticarem atividades simples do dia a dia. Fatores como sedentarismo e idade também influenciam na capacidade pulmonar, logo, fortalecer a saúde do pulmão traz um forte impacto positivo na rotina.

 

Porém, antes de realizar exercícios com esse objetivo, é importante que um médico seja consultado. Após a avaliação de um profissional capacitado, algumas técnicas respiratórias podem ser realizadas em casa, ajudando na melhora do sistema.

 

Exercícios respiratórios para fazer em casa

O fisioterapeuta Cadu Ramos ensina alguns exercícios respiratórios que, quando associados com movimentos de braços e pernas, trabalham o corpo como um todo e fortalecem a saúde do pulmão. As atividades apresentadas pelo especialista podem ser feitas diariamente, de uma a duas vezes por dia. Confira:

 

1 - Elevação de braços

Faça 3 séries de 3 repetições (idosos podem fazer sentados e os mais jovens em pé):

Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado

Expire fechando-os em direção à lateral das pernas

Agora, inspire o ar levantando os braços para frente

Por fim, expire descendo em direção à frente das pernas.

 

2 - Mãos cruzadas

Faça 3 séries de 5 repetições:

Sente-se em posição ereta de 90 graus

Coloque as suas mãos cruzadas no peito

Inspire e expire descendo o corpo em direção às coxas, abaixando e levantando o tronco em movimentos leves, sempre com as costas retas.

 

3 - Puxando o ar

Repita o exercício 3 vezes ao dia:

Puxe o ar com força, até encher o pulmão completamente

Solte o ar até esvaziar por completo

Repita o processo, puxando e soltando o ar em dois tempos. Em seguida, mantenha o ar nos pulmões por 8 segundos, esvaziando os pulmões na sequência.

Além desses exercícios, o fisioterapeuta conta que é possível realizar brincadeiras no dia a dia que auxiliam no desenvolvimento pulmonar de crianças e idosos, como o ato de encher bexigas, assoprar velas e pega-pega. "Essas atividades estimulam o condicionamento físico e, consequentemente, trabalham os pulmões", finaliza Cadu Ramos.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/36754-3-exercicios-que-melhoram-a-condicao-respiratoria-e-pulmonar?utm_source=news_mv&utm_medium=MS&utm_campaign=9015715 - Escrito por Paula Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário