segunda-feira, 22 de março de 2021

Academias fechadas: como evitar os quilos extras sem se exercitar


Para nutricionista, é importante priorizar a organização e a  qualidade das suas refeições, além de optar por alimentos menos calóricos

 

Estamos vivendo o momento mais difícil da pandemia e, com isso, muitas pessoas precisaram voltar ao home office. Sem se exercitar com a mesma intensidade - já que as academias estão fechadas -, a preocupação com as calorias da dieta começa a aparecer.

 

Toda vez que mudamos nossa rotina, precisamos rever também a alimentação. Nesse momento, além de não conseguirmos estar tão ativos, também ficamos mais ansiosos.

 

Mas, afinal, como o plano alimentar pode ajudar a evitar o ganho de peso? Veja a seguir:

 

Não é hora de dieta hipocalórica

Se o seu objetivo é emagrecer, você precisa estar em uma dieta que ofereça menos calorias do que você gasta. Esse cálculo deve ser feito por um profissional, mas talvez esse seja o momento de você mudar o foco do seu objetivo. Dietas com restrição de calorias vão impactar negativamente na sua imunidade - e, com os hospitais lotados, todo cuidado é pouco para evitar doenças que vão além da covid-19.

 

Uma alternativa é fazer com que sua alimentação tenha calorias e nutrientes suficientes para o peso atual ou com um déficit pequeno. Acrescente uma atividade física (instruída por um profissional da área) mesmo em casa. Lembre-se: se exercitar vai além de resultados estéticos.

 

Foco na organização e na qualidade das refeições

Se a sua preocupação não é emagrecer, mas você também não quer ganhar peso, priorize a organização e a qualidade das suas refeições. Evite os alimentos ultraprocessados, embutidos, congelados cheios de conservantes, e é claro, fast food de delivery.

 

Isso não significa que você não possa comer uma guloseima ou outra, mas evite trocar refeições nutritivas por ela. Antes de fazer a lista de compras, planeje previamente o cardápio. Prefere cozinhar poucas vezes na semana? O ideal é preparar uma quantidade maior de cada prato e congelar para consumir ao longo dos dias.

 

Sem restrições extremas

Cortar grupo de alimentos não é saudável em nenhum contexto - em meio a uma pandemia então, nem se fala!

 

Tidos erroneamente como "vilões da dieta", os carboidratos são importantes para suas as funções vitais, por exemplo. Insira opções de boa qualidade em todas as refeições, como frutas, legumes, grãos, tubérculos etc.

 

As proteínas mais leves são as melhores opções para não extrapolar suas calorias: peixes brancos, peito de frango, ovos e carne magra.

 

Não esqueça das fibras, encontradas nos vegetais, no feijão, na lentilha, no grão de bico e na farinha integral. A ingestão de água também é importante: não deixe de se hidratar.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2021/03/academias-fechadas-como-evitar-os-quilos-extras-sem-se-exercitar-ckmdx51tu0046019851zo6qhp.html - Paula Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário