sábado, 20 de março de 2021

7 terapias naturais que ajudam contra insônia, ansiedade e estresse


Tratamentos naturais usam recursos disponíveis na natureza e utilizam métodos que não agridem o organismo

 

Insônia, ansiedade e estresse são questões que podem se relacionar entre si. A ansiedade causa estresse, que por sua vez pode levar tanto à insônia aguda como à crônica. Assim como a falta do sono de qualidade pode causar estresse e ansiedade.

 

Tudo isso faz com que o bem-estar físico e mental entre em desequilíbrio. Para promover uma boa qualidade de vida, é preciso investir na saúde como um todo, garantindo uma mente tranquila e corpo descansado.

 

Para tal, é possível optar pelo uso de medicamentos - prescritos após uma consulta médica - ou por terapias naturais, que fazem uso dos recursos disponíveis na natureza e utilizam métodos que não agridem o organismo, tratando e prevenindo doenças e outras condições.

 

Saiba mais sobre sete terapias naturais que são capazes de melhorar a qualidade de vida e tratam questões como insônia, ansiedade e estresse.

 

Cromoterapia

"A cromoterapia é uma técnica que utiliza as cores do espectro solar com finalidade terapêutica. Muito usada por terapeutas holísticos mas que agora também pode ser acessada através do Sistema Único de Saúde (SUS) como prática integrativa", explica o cromoterapeuta Marcelo Syring.

 

Segundo o profissional, as cores podem promover, em conjunto com outros recursos, melhora da saúde física - contribuindo na melhora de qualquer problema ou indisposição -, emocional e mental - promovendo equilíbrio e harmonia.

 

Segundo a psiquiatra Elen Oliveira, a terapia, porém, ainda não dispõe de comprovação científica de melhoria nos quadros.

 

Cromoterapia para ansiedade

"Nestes casos, recomendo cores mais frias, como por exemplo o verde, azul e o violeta, que são cores que trabalham todo o processo de ansiedade", diz Syring.

 

Cromoterapia para estresse

Segundo o cromoterapeuta, "estresse geralmente tem relação com esgotamento energético. Para isso recomendo cores como vermelho (com moderação, pois é uma cor bastante forte e tem algumas contraindicações), laranja e amarelo, que são cores mais quentes e dão mais energia e disposição."

 

Cromoterapia para insônia

"Em casos de insônia, recomendo sempre usar uma luminária com lâmpada de Led na cor azul. É uma cor excelente para promover um sono tranquilo e reparador. Funciona bem com adultos e, principalmente, com crianças", explica Syring.

 

Acupuntura


A acupuntura é uma técnica milenar que utiliza agulhas para estimular pontos específicos do corpo, chamados meridianos (canais de energia), com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e tratar problemas físicos e questões mentais ou emocionais.

De acordo com a especialista Elaine Rezende, esta terapia trata o ser humano de forma integral (corpo, mente e energia)."Quando há desequilíbrio a acupuntura visa harmonizar a circulação de energia no corpo para eliminar ou reduzir os sintomas do estresse, ansiedade e insônia. Como por exemplo: cansaço, mau humor, irritação ou medo", explica.

A técnica também pode vir associada com outras formas de tratamento, como remédios alopáticos, psicoterapia, homeopatia e outros.

Segundo a psiquiatra, existem inúmeros estudos comprovando os benefícios da acupuntura para a saúde física e mental. "A acupuntura, do ponto de vista ocidental, provoca um efeito de neuromodulação levando informações das terminações nervosas onde são aplicadas as agulhas até o sistema nervoso central, na medula e no cérebro. Os estudos mostram que este efeito auxilia no controle de quadros de ansiedade e estresse."

 

Fitoterapia


Com propriedades calmantes, para ajudar a diminuir a ansiedade e a dormir bem, o naturopata Daniel Alan Costa recomenda alguns chás:

 

Erva-cidreira

Erva-doce

Macela

Passiflora

Camomila

Mulungu

Valeriana

Segundo ele, o Mulungu é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, e possui propriedades calmantes e tranquilizantes, sendo útil para tratar questões como a insônia.

 

Em alguns países, a Valeriana é aprovada oficialmente como uma planta que propicia uma melhor qualidade de sono, tendo também um efeito calmante que ajuda em situações de estresse e ansiedade.

 

A Passiflora nada mais é do que a flor do maracujá. Ela estimula a liberação de hormônios que relaxam, sendo benéfica em casos de insônia, estresse e ansiedade.

 

Tanto a Valeriana quanto a Passiflora têm aplicação na prática para tratamento de estresse e ansiedade, com evidência científica, diz a psiquiatra.

 

Aromaterapia

Costa menciona alguns óleos aromatizados que podem auxiliar quem sofre de ansiedade, estresse ou insônia:

 

Óleo de Patchouli

Óleo de Lavanda

Óleos de mandarina, bergamota e laranja doce

Óleo de Camomila romana

Óleo de Valeriana

Óleo de Manjerona

Óleo de Ylang-ylang

Óleo de Manjericão

Óleo de Cedro

Óleo de Menta arvensis

Óleo de Eucalipto

Óleo de Gerânio

Óleo de Sálvia Esclaréia

De acordo com o naturopata, as propriedades harmonizadoras dos óleos essenciais oferecem equilíbrio físico, mental e emocional. Ele lembra, porém, que óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele, sendo mais recomendado inalar o aroma diretamente do vidro, utilizar colares aromatizadores ou um aromatizador elétrico de ambiente.

 

A terapia, porém, não tem comprovação científica de melhora nos quadros de estresse, insônia e ansiedade, diz a psiquiatra.

 

Meditação

A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Ela promove a melhoria do autocontrole, como uma forma de equilíbrio da mente.

Manter o foco no agora faz com que seja possível vivenciar os instantes. Viver pensando no futuro leva intensos quadros ansiosos e mergulhar no passado pode gerar angústias, assim, a meditação pode ajudar a controlar a ansiedade e o estresse, auxiliando, assim, na melhora do sono.

"Existem vários estudos evidenciando os benefícios da meditação para a saúde física e mental, auxílio no tratamento de transtornos mentais, como ansiedade, e prevenção de transtornos mentais, como ansiedade e estresse", diz a psiquiatra.

 

Cristaloterapia

A terapia com os cristais, a cristaloterapia, nada mais é do que o uso terapêutico das pedras a fim de restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional. O profissional da área normalmente dispõe os cristais sobre o corpo, sobre a área a ser tratada ou sobre os chakras.

 

Aqui vão alguns cristais que podem ser úteis no processo contra ansiedade, estresse e insônia

 

Ametista: pedra básica do sétimo chakras é a pedra da meditação e transmutação, do autodomínio e do relaxamento. Proporciona estabilidade e clareza de pensamento. Atua como calmante e integra os sistemas do corpo

Pirita: a pedra ajuda no tratamento de depressão, liberta de medos e frustrações e reduz a ansiedade. Ajuda na realização de sonhos. Pedra que atrai riqueza, dinheiro, assim como facilita a realização de bons negócios. Protege contra vibrações negativas

Quartzo rosa: é calmante e ameniza ansiedade, depressão, insônia, e agressividade

Quartzo verde: uma ótima pedra no combate ao estresse

Topázio: esse cristal é muito indicado para quem sofre de ansiedade.

Florais de Bach

Os florais de Bach são essências florais medicinais que visam devolver o bem-estar da mente e do corpo, assim como o equilíbrio entre os dois, ajudando no processo de cura.

 

A terapia com florais é completamente natural e é normalmente associada ao tratamento médico convencional. É importante usar os florais com supervisão de um terapeuta floral, que recomendará uma fórmula personalizada que atenda da melhor forma a situação atual do paciente.

 

Segundo Costa, eles trazem melhoras em tratamentos no âmbito emocional, ajudando quem passa por problemas como ansiedade, estresse e insônia. Aqui vão alguns florais que podem auxiliar no restabelecimento do bem-estar.

Rescue tem a função de agir rápido para alívio emocional e pode ser usado em situações nas quais a pessoa precisa restabelecer o equilíbrio emergencialmente

Impatiens é indicado para aqueles que tendem a querer que tudo se resolva na hora, imediatismo que traz ainda mais ansiedade no dia a dia

Red Chestnut ajuda a diminuir a preocupação em excesso, aquela que é exacerbada e sem motivos reais

Mimulus pode ser usado de forma complementar para diminuir o medo de tudo.

Elen Oliveira lembra, porém, que "estas terapias são adjuvantes e não substituem uma avaliação médica caso os sintomas sejam persistentes e incapacitantes. O diagnóstico correto e o tratamento precoce são fundamentais para evitar o prolongamento dos sintomas e a cronificação."

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/37414-7-terapias-naturais-que-ajudam-contra-insonia-ansiedade-e-estresse - Escrito por Fatime Ghandour - Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário