terça-feira, 30 de março de 2021

Tudo o que você precisa saber sobre a insônia para noites mais tranquilas


Quem já passou noites em claro sabe que a insônia não é brincadeira! Pensando nisso, conversamos com a psicóloga Bruna Sander (CRP 08/22765) a fim de entender o problema e buscar alternativas que possam te ajudar a dormir melhor. Para saber mais, siga a leitura!

 

A insônia é um distúrbio bastante popular que prejudica a capacidade de adormecer ou de se manter adormecido durante o período noturno. Bruna indica que sua consequência pode aparecer em manifestações de mau humor e cansaço físico e mental, além de problemas cognitivos como memória ruim, falta de criatividade e desatenção.

 

“Se associarmos a questões psicológicas, encontramos ligação com a ansiedade, estresse e depressão”, afirma a psicóloga. Ela ainda nos contou quais são as causas mais comuns. Confira:

 

Cansaço mental e físico: o esgotamento mental e o cansaço físico podem atrapalhar o sono.

Estresse: sofrer diariamente com o estresse é uma causa bastante comum da insônia.

Doenças patológicas: a ansiedade, por exemplo, é uma doença causadora das noites sem sono.

Uso de cafeína: a cafeína em excesso, especialmente no fim do dia, manda o sono para longe e não te deixa descansar.

Agora que você sabe o que é insônia e o que pode causá-la, ficará mais fácil identificar o problema e ficar de olho no seu sono!

 

Sintomas da insônia

Elencamos os principais sintomas da insônia para te deixar bem informada. Olha só quais são eles:

 

Estar cansada, mas não conseguir adormecer;

Mente agitada;

Acordar várias vezes durante a noite;

Sensação de euforia constante;

Ansiedade.

 

Conhecer os sintomas é o primeiro passo para a solução do problema. Fique ligada e busque ajuda se necessário!

 

Tratamento e dicas para acabar com a insônia

Quer saber como se livrar da insônia? Agora, você pode! A sequência de dicas vai te auxiliar a ter noites de sono melhores e mais saudáveis. Dá uma olhada:

 

Invista na psicoterapia

Bruna explica que o tratamento psicológico pode auxiliar através de técnicas específicas no processo de amenização desses sintomas, buscando um resultado de melhoria na reação comportamental e emocional do paciente.

 

Pratique atividades físicas

Uma rotina de exercícios físicos é importante na regulagem do sono. Lembre-se de não praticar as atividades muito tarde, pois você pode ficar agitada e não conseguir dormir. O ideal é malhar durante o dia!

 

Procure fazer refeições leves

Uma rotina leve e saudável auxilia na promoção de noites de sono melhores, além de dias mais ativos e leves. Teste e tire a prova!

 

Evite contato com as telas antes de dormir

Utilizar televisão, computador, celular e muita luz atrapalha na qualidade do sono, uma vez que deixa a mente agitada.

 

Aposte na meditação

Essa é uma dica para te acalmar e deixar a mente mais tranquila antes de dormir. Muitos aplicativos de celular guiam a meditação e você pode procurar em sites também. O importante é encontrar algo que funcione para você!

 

Busque músicas que trazem sensação de calmaria

Quando se deitar, escolha uma música tranquila e que te traga paz. Aproveite o momento e foque na música, assim você ficará bem mais tranquila e longe do agito que nos tira o sono.

 

Tome chás calmantes

Camomila, maracujá e capim-limão são exemplos de chás que podem te ajudar em uma noite tranquila. Teste e sinta seu corpo te agradecendo no dia seguinte!

 

Diminua o consumo da cafeína

Especialmente no fim do dia! Nada de café ou chá-mate na parte da noite, viu? Por serem alimentos estimulantes, podem atrapalhar seu sono.

 

Coloque as orientações em prática e tenha uma noite de sono e descanso merecido. Para isso, confira também estas 12 dicas de como dormir bem!

 

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

 

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/insonia/ - Escrito por Fernanda Mocki Colombo - ISTOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário