segunda-feira, 1 de março de 2021

5 sintomas que merecem atenção durante a atividade física ou exercício


Médico do esporte e cardiologista, Nabil Ghorayeb enumera sinais e dores que podem aparecer na prática esportiva e ser indícios de doenças cardiovasculares ou pulmonares

 

Dezenas de pesquisas médicas demonstram que praticar exercícios físicos regularmente, além da melhorar da qualidade de vida, consegue oferecer sensíveis benefícios no tratamento das doenças cardiovasculares e até mesmo retardar e estacionar a evolução de determinadas doenças degenerativas cerebrais. Mas depois de serem avaliadas as condições clínicas de um esportista adulto e de ele ser liberado para seu esporte ou exercícios físicos, deve-se estar atento para quais sintomas durante a prática esportiva? Vamos detalhar:

 

1. Do ponto de vista médico, qualquer sintoma que ocorre durante um exercício deve ser averiguado, desde uma dor muscular até uma dor no peito. Por isso, é uma aberração tomar analgésicos ou anti-inflamatórios antes de iniciar o esporte, para não sentir dores que são justamente o aviso de que algo não está bem;

 

2. Palpitações, acelerações e falhas dos batimentos cardíacos em qualquer momento do esporte exigem a sua suspensão e a procura de atendimento médico. São arritmias que podem ser simples e benignas, sim, mas também podem ser perigosas, até mesmo de risco fatal para o esportista. Nunca desvalorize esse sintoma.

 

3. Outras queixas preocupantes durante um exercício são as dores no peito ou na boca do estômago, com sensação de queimação ou de aperto que se irradia para braços e costas, muitas vezes acompanhadas de náusea e tonturas. Podem ser indício de um infarto do miocárdio. Algumas vezes esse sintoma pode ter outra causa, que só será determinada no pronto socorro.

 

4. A falta de ar não habitual durante uma prática esportiva deve ser valorizada e pode ter causas cardíacas e causas pulmonares, como por exemplo uma crise de broncoespasmo com chiado no peito ou mesmo alguma doença aguda do pulmão.

 

5. Desidratação aguda e hipertermia causadas pelo excesso de calor são situações graves que atingem atletas sadios, porém descuidados. O atendimento imediato no local do evento esportivo pode salvar suas vidas.

 

Convém lembrar que se o esportista estiver doente agudamente, seja com estados gripais ou outras doenças infecciosas como amigdalites, impõem-se a não participação esportiva até a cura total e definitiva da doença.

 

Fonte: https://revistanovafamilia.com.br/5-sintomas-que-merecem-atencao-durante-a-atividade-ou-exercicio-fisica - Por Nabil Ghorayeb - Rick Souza - Foto: Stock Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário