domingo, 19 de junho de 2022

7 Coisas que todo homem deveria saber sobre TPM


Os homens também precisam entender como a Tensão Pré-Menstrual realmente funciona

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a “Tensão Pré-Menstrual é um incômodo para muitas mulheres, geralmente alguns dias antes do ciclo menstrual, e leva muitas delas a ataques de nervos, inchaço, cólicas, dores de cabeça, irritabilidade e choro fácil“. Mas não é só isso. Entenda como ela funciona com algumas coisas que todo mundo precisa saber – principalmente os homens.

 

1. Não é frescura ou desculpa

Primeiro de tudo, é fundamental entender que a Tensão Pré-Menstrual existe, sim. Há quem diga que é frescura ou desculpa para não fazer o que precisa, mas só quem passa entende. O próprio Ministério explica que os “hormônios têm influencias físicas e psíquicas nas mulheres” durante essa fase. Ou seja, um turbilhão de sensações vai tomar conta do corpo e da mente da mulher.

 

2. A mulher não se torna irracional

Tudo fica diferente e “o principal motivo é um desequilíbrio hormonal, principalmente do estrogênio, durante o período que antecede a menstruação“. Também a progesterona sofre uma certa queda ao longo do dia, causando alterações bruscas de humor. Mas isso não faz com que a mulher se torne irracional ou incapaz de tomar decisões. Na realidade, é uma época quando ela está mais criativa e cheia de iniciativa.

 

3. Desejo por doce ou comida tem explicação

Não são somente o estrogênio e progesterona que caem nessa época. A serotonina também sofre alterações. Consequentemente, o humor passa a não ser o mesmo e a necessidade de algo que aumente os níveis desse hormônio aumenta. Sabe o que ajuda a liberar serotonina no corpo? Doce ou aquele chocolate maravilhoso! Mas atividade física e – pode comemorar – sexo também cumprem essa função. Ou seja, faça escolhas mais saudáveis, todas satisfatórias.

 

4. TPM e mau humor não são sinônimos

Nem todas as mulheres sofrem com a queda de serotonina a ponto de ficarem super mau humoradas ou irritadas, apesar de ser bem comum. O Ministério explica que cada uma vivencia a TPM de forma diferente, pois a “concentração de hormônios aparece de maneiras diferentes, com oscilação de um dia para o outro. Por isso, é normal elas escutarem que são de fases“. Pode ser o inchaço, cansaço, sono, dores, uma fome desmedida, melancolia… São mais de 100 possibilidades. Então, nada de dizer que uma mulher está de TPM só porque está chateada, ok?

 

5. A TPM pode sim incapacitar

Existe uma versão mais grave da TPM, chamada de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). Ele afeta uma pequena parcela das mulheres, porém é muito mais severo. Ele tem origem genética e tende a se agravar a cada evento reprodutivo, como gestação, ovulação ou menopausa. Além de ser pouco conhecido e compreendido, ele é altamente incapacitante. Mas mesmo que a mulher não sofra com a síndrome, é muito difícil ter coragem até para levantar da cama, sentindo dores intensas no abdome, pernas e costas, concorda? Nem se está citando a variação de humor aqui.

 

6. Estresse e solidão influenciam na TPM

O sistema límbico, que é o responsável por controlar os sentimentos, fica muito perto da área cerebral destinada à liberação dos hormônios femininos. Ou seja, acaba influenciando no trabalho do vizinho. Assim, se a mulher estiver sofrendo muito estresse, solidão ou outras emoções fortes, pode não só agravar a TPM, como também adiantar ou atrasar a menstruação.

 

7. Algumas ajudas não ajudam

Agora, o que você realmente queria saber: como ajudar alguém com TPM (e quem convive com ela)? A dica de ouro é: entenda como funciona. A partir daí, você vai saber se é o momento para aumentar a serotonina (a depender da relação de vocês, chocolate ou sexo – ou ambos!). Quanto aos outros hormônios, sua ajuda vai ser respirar fundo, talvez dar um espacinho e, quem sabe, levar uma bolsa de água quente.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/tpm-todo-homem-deveria-saber/ - por Angela Oliveira


E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

1 Coríntios 13:2


Nenhum comentário:

Postar um comentário