sábado, 18 de junho de 2022

Progesterona alta ou baixa: como influencia na fertilidade?


Os níveis desse hormônio no sangue da mulher podem representar o sucesso ou fracasso de uma gestação

 

A progesterona é um hormônio muito importante para as mulheres, pois é responsável pela regulação do ciclo menstrual. Também, atua preparando o útero para uma gestação, evitando abortos.

 

Esse hormônio fica em alta depois da ovulação e caso a mulher engravide. Mas, se não houver gravidez, os níveis baixam porque os ovários deixam de produzir a progesterona, e ocorre a menstruação.

 

Quando a progesterona permanece em baixa, pode representar problemas de fertilidade, risco de aborto espontâneo ou gravidez ectópica – que é quando o embrião não consegue chegar ao útero e morre.

 

Exame de progesterona

Quando o ginecologista nota que a mulher está com a menstruação irregular, com dificuldade para engravidar ou tem uma gravidez de risco, ele pode solicitar o exame de progesterona, que é um exame de sangue.

Ele é feito cerca de 7 dias depois da ovulação, e serve para identificar a quantidade do hormônio por cada mL de sangue.

Para garantir que os níveis de progesterona estão corretos, a mulher não deve estar tomando nenhuma pílula com progesterona durante as 4 semanas antes do exame. Veja o que significam os resultados:

 

Progesterona alta

Se a mulher está tentando engravidar ou já está grávida, os níveis altos de progesterona são um bom sinal. Isso porque os níveis se elevam naturalmente durante a ovulação e devem se manter assim durante toda a gravidez.

Porém, podem ser um alerta se os níveis se mantêm elevados, mesmo quando a mulher ainda não fecundou. Nesse caso, pode ser sinal de alguns problemas, como cistos no ovário, funcionamento excessivo das glândulas suprarrenais, câncer de ovário ou das glândulas suprarrenais.

 

Progesterona baixa

Se o exame mostrar que a progesterona está sendo produzida em quantidade abaixo do normal, pode significar problemas para engravidar ou manter a gravidez.

Mulheres com progesterona baixa podem apresentar sintomas como aumento do peso, dores de cabeça frequentes, alterações repentinas de humor, baixo apetite sexual, menstruação irregular ou ondas de calor, por exemplo.

 

Aproveite e veja: Por que a dor de cabeça atinge mais as mulheres?

 

Valores de referência

No resultado do exame, quando o hormônio está em alta, significa que está superior a 10 ng/mL, e quando está baixa os valores são inferiores a 10 ng/mL.

 

Os valores do hormônio no sangue variam de acordo com o período menstrual e da fase da vida da mulher, sendo:

Início do período menstrual: 1 ng/mL ou inferior;

Antes da ovulação: inferior a 10 ng/mL;

7 a 10 dias depois da ovulação: superior a 10 ng/mL;

No meio do ciclo menstrual: 5 a 20 ng/mL;

Primeiro trimestre de gravidez: 11 a 90 ng/mL

Segundo trimestre de gravidez: 25 a 90 ng/mL;

Terceiro trimestre de gravidez: 42 a 48 ng/mL.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/progesterona/ - por Priscilla Riscarolli


E servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades.

Êxodo 23:25


Nenhum comentário:

Postar um comentário