sexta-feira, 3 de junho de 2022

Você toma certos cuidados ao comer frutas? Veja os principais erros!


Já comeu suas porções de frutas, verduras e legumes hoje? Cuide-se!

 

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que devemos consumir 5 porções de frutas e hortaliças por dia, pelo menos 5 dias por semana. Só pouco mais de 20% dos brasileiros fazem isso.

 

Os adolescentes são os que menos comem vegetais, enquanto os adultos e idosos, que têm mais consciência das necessidades do seu corpo, comem em maior quantidade.

 

Conforme os anos passam, aprendemos a apreciar os sabores naturais e os alimentos que fazem bem à saúde. Mas, além disso, para que o consumo de frutas seja eficaz, precisamos evitar alguns erros bem comuns que podem trazer doenças. Veja quais são e evite-os também.

 

Lavar as frutas só com água

O hábito de “passar uma aguinha” na fruta antes de comer pode trazer um conforto psicológico, mas não mata os germes que estão na casca. O ideal é fazer uma higienização antecipada.

 

Em uma bacia ou tigela, coloque 1 tampinha de água sanitária (própria para higienização de alimentos) para cada litro de água. Misture e coloque as frutas nessa solução por 10 minutos ou conforme recomendado no rótulo da água sanitária.

 

Entrar no grupo do Telegram

Depois enxágue muito bem cada fruta e coloque-as em um local arejado e protegido de insetos para secarem sozinhas. Ou, utilize papel-toalha descartável, pois o pano de prato tem maior risco de recontaminar os alimentos.

 

Cortar certas frutas muito antes de comer

Evite cortar as frutas cítricas muito antes de comer, pois elas reagem ao oxigênio do ambiente mais do que acontece com outras frutas. Elas oxidam e escurecem. A forma química da fruta muda para uma maneira que nosso corpo não identifica. Ocorre também um pouco de perda de nutrientes.

 

Bater, triturar, peneirar

Quanto mais processos a fruta sofrer, menos completa ela vai ficar. Descascar, picar, bater, triturar, peneirar. Cada coisa que você “tira” ou “desfaz” da estrutura da fruta, faz ela perder algum valor para a saúde. Então, sempre que possível, coma as frutas frescas e inteiras, ou congeladas e inteiras.

 

Descascar fruta que pode ser comida com casca

Poucas pessoas devem conseguir comer casca de banana crua, casca de melancia ou de kiwi. Mas, muitas frutas podem ser consumidas com a casca – e ficam até mais saborosas. Além do mais, na casca costuma ter tanto valor nutricional quanto na polpa. Então, não desperdice nutrientes.

 

Comer frutas em excesso

Tanto se fala nos benefícios e na importância de comer frutas, legumes, verduras e outros vegetais que pensamos não haver limite de quantidade. Mas, tem.

 

Comer fruta em excesso é ingerir uma quantidade elevada de açúcar. Mesmo sendo um açúcar puro e natural, é demais e pode resultar em diabetes.

 

Além disso, o excesso de algumas frutas pode causar efeitos colaterais. Tente comer muitas ameixas ou um mamão inteiro em um dia para ver o que acontece com seu intestino.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/cuidados-ao-comer-frutas/ - por Priscilla Riscarolli


Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.

Provérbios 22:6



Nenhum comentário:

Postar um comentário