quinta-feira, 5 de março de 2015

Pesquisa aponta 10 sintomas de câncer que são ignorados pelos pacientes

Mais de 50% dos entrevistados afirma não procurar ajuda médica quando sinais aparecem

Um estudo feito pela organização Cancer Research UK descobriu quais são os dez sintomas de câncer frequentemente ignorados pelos pacientes? Fator que pode atrasar o diagnóstico e dificultar o tratamento. Os resultados foram publicados dia 01 de fevereiro no British Journal of General Practice.

Os pesquisadores entrevistaram 1.700 britânicos com 50 anos ou mais. Foi mostrada uma lista com 17 sintomas aos participantes, que deviam apontar quais desses sinais eles sentiram nos últimos meses. Na relação constavam 10 sintomas sabidamente relacionados a diversos tipos de câncer. Veja:

Tosse e rouquidão
Aparição de caroços pelo corpo
Mudança na rotina intestinal
Alteração no hábito de urinar
Perda de peso inexplicável
Dor inexplicável
Sangramento inexplicável, principalmente nas fezes ou urina
Ferida que não cicatriza
Dificuldade de engolir
Mudança na aparência de uma verruga.

Aproximadamente 53% da amostragem disse ter sofrido ao menos um dos sintomas nos últimos três meses, e apenas 2% desse grupo acreditava que os sinais poderiam indicar um câncer em fase inicial. 

Na maioria dos casos, as pessoas presentes no estudo atribuíam os potenciais sintomas de câncer a outros fatores, como idade, infecções, artrite e hemorroida.  Segundo a equipe de cientistas, muitas pessoas com sintomas potenciais de câncer de fato não tem um tumor, e sim outras doenças que também se beneficiam de um diagnóstico precoce. Dessa forma, é importante que qualquer um desses sinais seja investigado, especialmente se não apresentam melhora.

De acordo com os estudiosos, diagnosticar o câncer precocemente salva vidas, uma vez que dá aos pacientes a chance de receber um tratamento mais eficiente.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/18214-pesquisa-aponta-10-sintomas-de-cancer-que-sao-ignorados-pelos-pacientes

Nenhum comentário:

Postar um comentário