Você faz milhares de decisões todos os dias, mas
será que elas são racionais?
Provavelmente não. Desde o que você vai comer no
almoço até se você deve fazer uma grande mudança de carreira ou não, a pesquisa
científica sugere que há uma série de obstáculos cognitivos que afetam o seu
comportamento. E, em certos casos, eles podem impedir que você aja da forma
mais correta ou sensata.
1. Viés da âncora
As pessoas confiam demais na primeira informação que
ouvem (que, obviamente, pode não ser a mais sensata ou mais correta). Por
exemplo, em uma negociação salarial, quem fizer a primeira oferta estabelecerá
uma variação razoável de possibilidades na cabeça de cada um dos envolvidos.
2. Disponibilidade heurística
As pessoas superestimam a importância das
informações que estão disponíveis para elas. Por exemplo, uma pessoa pode
argumentar que fumar não é perigoso para a saúde porque conhece uma pessoa que
fumava três maços por dia e viveu até os 100. Um caso isolado certamente não
representa um cenário completo dos malefícios do fumo.
3. Efeito da popularidade
A probabilidade de uma pessoa adotar uma crença
aumenta baseada na quantidade de pessoas que já possuem essa crença. Essa é uma
forma poderosa de “pensamento de grupo” e é a razão pela qual muitas vezes
reuniões são improdutivas.
4. Viés do ponto cego
Falhar em reconhecer seus vieses cognitivo é um viés
em si. As pessoas percebem vieses cognitivos e motivacionais nos outros muito
mais frequentemente que em si mesmas.
5. Viés do suporte de escolha
Quando as pessoas escolhem algo, tendem a se sentir
positivas sobre sua escolha, mesmo que ela tenha falhas. Como o fato de que
você ama seu cachorro, mesmo que ele seja agressivo e morda as pessoas às
vezes.
6. Ilusão da aglomeração
Essa é a tendência de ver um padrão em eventos
aleatórios. Ocorre em muitas falácias de jogos de azar, como a ideia de que
vermelho é ou mais ou menos provável de aparecer numa roleta depois de uma
rodada de vermelhos.
7. Viés da confirmação
Nós tendemos a prestar atenção somente em
informações que confirmam a nossa percepção das coisas – por exemplo, você
acredita somente em um determinado dado que pode corroborar seu pensamento
sobre a mudança climática, mas desconsidera toda uma pesquisa científica que
descobriu o contrário.
8. Viés do conformismo
As pessoas favorecem evidências anteriores a novas
evidências ou informações que possam surgir. Por exemplo, demoramos para
aceitar que a Terra era redonda porque muitos se agarravam a um “entendimento
antigo” de que o planeta era plano.
9. Viés da informação
A tendência de procurar informações quando elas não
afetam ações. Mais informação não é sempre melhor. Com menos dados, as pessoas
podem às vezes fazer predições mais precisas.
10. Efeito avestruz
A decisão de ignorar informações negativas ou
perigosas “escondendo” a cabeça no chão, como um avestruz. Por exemplo,
investidores checam os valores de suas ações com muito menos frequência durante
uma fase ruim de mercado.
11. Viés do resultado
Esse é o ato de julgar uma decisão baseado no seu
resultado, e não em como a decisão foi tomada no momento em que foi feita. Só
porque você ganhou bastante dinheiro em um cassino de Las Vegas, não significa
que ter apostar todo seu dinheiro em uma noite é uma decisão inteligente.
12. Superconfiança
Algumas pessoas confiam demais nas suas habilidades,
o que as levam a tomar riscos maiores em suas vidas diárias. Especialistas são
mais propensos a esse viés que leigos, visto que são mais convencidos de que
estão certos.
13. Efeito placebo
A simples crença de que algo terá um efeito em você
causa de fato um efeito. Em medicina, pílulas que não contêm droga nenhuma
muitas vezes provocam as mesmas respostas fisiológicas que a droga real.
14. Viés pró-inovação
Acontece quando o proponente de uma inovação
supervaloriza sua utilidade e desvaloriza suas limitações.
15. Recência
A tendência a pesar as últimas informações mais
fortemente que as mais anteriores. Investidores frequentemente fazem decisões
ruins porque pensam que o mercado vai sempre ser como é hoje.
16. Saliência
A tendência a se concentrar nas características mais
facilmente reconhecíveis de uma pessoa ou conceito. Por exemplo, quando pensa
na morte, uma pessoa pode temer mais uma queda de um avião do que um acidente
de carro, que é muito mais provável.
17. Percepção seletiva
Isso é permitir que nossas expectativas influenciem
nossa percepção do mundo. Por exemplo, em um jogo de futebol, a torcida de cada
time sempre se lembra do adversário cometendo mais faltas.
18. Estereotipagem
Ocorre quando esperamos que certa pessoa ou grupo
tenha determinadas características mesmo sem conhecê-los de verdade. No
dia-a-dia, os estereótipos nos ajudam a identificar rapidamente amigos e
inimigos, mas as pessoas frequentemente abusam deles, usando-os para fazer
julgamentos sem informações reais.
19. Viés da sobrevivência
Um erro que ocorre quando nos focamos apenas em
exemplos sobreviventes, nos fazendo julgar erroneamente uma situação. Por
exemplo, você pode pensar que ser empreendedor é fácil porque não ouviu muitos
exemplos de empreendedores que falharam, apenas dos que foram bem sucedidos.
20. Viés do risco zero
Sociólogos descobriram que seres humanos amam a
certeza e a segurança, mesmo quando elas são contraprodutivas. Assim, preferem
tomar decisões que venham sem riscos, ainda que não sejam as melhores. [BusinessInsider]
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