terça-feira, 8 de setembro de 2015

9 dicas para acabar com a enxaqueca

Confira o passo a passo de como enfrentar a enxaqueca da maneira correta

Nem todos os incômodos na cabeça podem ser caracterizados como enxaqueca, já que suas causas podem ser as mais diversas possíveis. Porém, quando a crise ameaça aparecer, algumas atitudes podem ser tomadas de imediato para que a dor não piore e se transforme em um verdadeiro martírio, capaz de impedir que as atividades do dia sejam desempenhadas como de costume.

Os hábitos de vida do paciente sempre devem ser levados em consideração. Por isso, para identificar o melhor tratamento, primeiramente é preciso levar em consideração todas as atividades do dia a dia, tais como a alimentação e, inclusive, demais fatos que podem desencadear situações que envolvam algum nível de estresse.

A seguir, confira oito sugestões que devem ser tomados logo que a crise for pressentida.

1 – O medicamento seguro
Após todos os cuidados necessários para a certificação de que é seguro ingerir o medicamento, tais como a imprescindível prescrição médica, a medicação é uma eficaz etapa do tratamento, Por isso, é aconselhável tomá-la logo que os primeiro sintomas começarem a surgir, antes que a dor possa se estabilizar ou aumentar, dificultando assim o alívio do incômodo.

2 – Descanso
A não ser que a enxaqueca resolva aparecer em algum momento em que não é possível se ausentar, é preciso desligar-se de tudo quando as dores estiverem surgindo. Por isso, o descanso é a melhor opção, sempre. Permita-se fugir por alguns momentos ou até mesmo horas para um ambiente aconchegante, a fim de relaxar a mente e tentar se desconcentrar da dor. Mesmo que a sensação pulsante seja forte o suficiente para impedir que o sono apareça, deitar-se em um local confortável é sempre uma ótima saída.

3 – Mude o ambiente
É necessário fugir da luz. Quem sofre do problema certamente já percebeu que a exposição pode tanto desencadear uma crise quanto piorá-la, portanto, quanto mais escuro for o local, mais conforto ele oferecerá (pelo menos enquanto a crise persistir). Escolha um lugar calmo, no qual as pessoas não possam entrar ou passar a todo momento (de preferência, o próprio quarto). Além disso, quanto maior o silêncio, melhor. Por isso, fechar as janelas e desligar o celular ajuda a deixar tudo mais sereno.

4 – Use compressas
Compressas frias podem não resolver todo o problema, mas, quem sofre com as crises de enxaqueca sabe bem que qualquer melhora é bem-vinda. A técnica funciona porque o frio estimula os vasos sanguíneos a se comprimirem, fazendo com que os nervos que o rodeiam exerçam menos pressão sobre eles. As compressas podem ser feitas tanto com uma toalha resfriada quanto com uma bolsa de gel, que pode ser deixada na geladeira e ser aplicada no local da dor. O ideal é colocá-la no local onde a incômoda dor pulsante mais persiste, seja na área da testa, nuca ou lateral da cabeça.

5 – Aposte na massagem
Embora o massagista seja o profissional mais adequado para fazê-la, em momentos de crise, a automassagem é uma ótima saída. Sem sair de casa, é necessário escolher um local confortável e calmo. Depois, com muito cuidado, faça movimentos circulares na região da dor, criando pontos de pressão. Estender a massagem por toda a região da cabeça também traz alívio e, nada impede que ela seja transferida para a região do pescoço, nuca e ombros.

6 – Mexa-se
Pode até parecer clichê, mas os benefícios que as atividades físicas promovem no organismo são incontáveis. Para aumentar a qualidade de vida, basta começar por uma pequena e tranquila caminhada pela manhã, de apenas 15 minutos. Sair enquanto o sol ainda não estiver forte e respirar ar puro observando o mundo ao redor faz um bem enorme à saúde, renova as energias e promove melhorias que serão percebidas a longo prazo. Mas é importante ir aos poucos: quando feitas de forma exagerada, os exercícios podem contribuir para a dor de cabeça. Outra dica: é necessário alimentar-se com algo leve antes da prática e hidratar-se durante todo o percurso.

7 – Experimente a acupuntura
A técnica promove o relaxamento, o que beneficia os pacientes que estão passando por algum tipo de estresse a aliviarem as dores causadas pela enxaqueca. Sendo assim, a técnica ainda colabora para que a pessoa se sinta mais disposta e feliz, contribuindo até mesmo para que as noites de sono sejam mais agradáveis.

8 – Programe o sono
É como uma bola de neve: dormir pouco incentiva o cansaço físico e mental, que contribui para que o estresse aumente. Sendo assim, em um dia mais cansativo, a possibilidade que a enxaqueca possui de aparecer é bem maior. Portanto, é preciso não poupar esforços na hora de dormir. O ambiente deve ser tranquilo e confortável, os travesseiros na altura e maciez adequadas (a cabeça e o pescoço sempre deve estar alinhados à coluna cervical para evitar dores na coluna), o colchão precisa estar em bom estado e, o mais importante de tudo, as horas de sono devem respeitar o limite que os especialistas indicam: de sete a oito horas diárias.

9 – Coma bem
Algumas pessoas apresentam sensibilidade a alguns alimentos ou a algum de seus componentes, o que contribui (e muito!) para que uma crise de enxaqueca comece. Portanto, é preciso prestar muita atenção em tudo o que se leva à mesa, pois, ingerindo os alimentos certos, é possível até mesmo evitar as dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário