sábado, 5 de setembro de 2015

Os segredos da atração entre os sexos

Os cientistas já estudaram muito as causas que fazem com que escolhamos nossos parceiros. Mas depois de todo este trabalho as regras da atração entre os humanos ainda não foram entendidas com clareza.

Mas uma curta lista de regras científicas para o jogo do amor está emergindo. Algumas são claras como ver os olhos delineados de uma supermodelo e outras trabalham em níveis subconscientes, nos motivando a agir por razões evolucionárias que estão fechadas dentro das nuvens da paixão.

No final das contas, o amor duradouro depende tanto em comportamento quando em biologia.

Simetria é igual a sexo

Mutações genéticas que ocorrem desde a vida intra-uterina e pressões ambientais evitam a simetria humana perfeita e isso resulta em implicações para o resto da vida.
Boa simetria mostra que um indivíduo possui características genéticas para sobreviver ao desenvolvimento, que é saudável e uma fértil escolha para reprodução.
O biólogo evolucionário Randy Thirnhill, da Universidade do Novo México (EUA), vem estudando a simetria humana por quinze anos e digitalizou rostos e corpos em computadores para determinar suas taxas de simetria.
Tanto homens quanto a mulheres acharam mais atraentes e mais saudáveis as pessoas do sexo oposto com as maiores taxas de simetria do que os demais. A diferença entre estes pode ser de apenas poucos pontos percentuais. Sutilmente percebível, mas não necessariamente notável em suas aparências.
Ao questionar os participantes do estudo, Randy descobriu que homens com maiores graus de simetria sentem mais prazer com as parceiras sexuais do que homens com menor simetria.

Estes quadris
As formas do corpo obviamente também são importantes e os cientistas têm alguns números para provar. A psicóloga Devendra Singh da Universidade do Texas (EUA) estudou a proporção entre a cintura e o quadril das pessoas (waist-to-hip ratio em inglês ou WHR)
Mulheres com WHR de 0,7, indicando cintura significativamente mais estreita que os quadris (30%), são mais desejáveis para os homens.
E a análise destas figuras de ampulheta das modelos da Playboy e concorrentes do Miss America mostraram que a maioria destas mulheres possuam WHR de 0,7 ou menor.
Em geral uma proporção entre 0,67 até 1,18 nas mulheres é atrativa para os homens, concluiu Devendra em um estudo realizado em 2004, enquanto para o corpo masculino a proporção de 0,8 até 1,0 WHR é atrativa para as mulheres. No entanto ter ombros largos é também muito atraente aos olhos elas.
O que exatamente está codificado na proporção dos quadris? A grande e gorda pista sobre se a pessoa terá energia suficiente para ter filhos.
A gordura é depositada no corpo em determinação aos hormônios sexuais; testosterona para o homem e estrogênio para a mulher. Se uma mulher produz a quantidade apropriada de estrogênio, então seu WHR cairá naturalmente na faixa desejada. O mesmo vale para a testosterona masculina.
Portanto as pessoas parecem estar programadas evolutivamente para enxergar a beleza em um corpo saudável e fértil.
Pessoas com a proporção ideal entre quadril e cintura, não importando o peso (Marilyn Monroe era “cheinha”, mas tinha a proporção 0,7 WHR), são menos susceptíveis a doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, mostraram os estudos. As mulheres nessa faixa também possuem menos dificuldade para engravidar.
“A idéia é que a beleza transporta informações sobre a saúde e fertilidade e nós admiramos isso”, disse Devendra.

Encare bem
A estrutura do rosto de uma pessoa também carrega traços de fertilidade.
O estrógeno limita o crescimento ósseo na parte inferior e no queixo do rosto feminino tornando estas estruturas relativamente menores e curtas, assim como as sobrancelhas fazendo que seus olhos pareçam mais proeminentes. O rosto masculino é moldado pela testosterona o que ajuda a desenvolver mais a parte baixa do rosto e a mandíbula, assim como sobrancelhas proeminentes.
Homens e mulheres que possuem estes traços são vistos como atraentes porque eles divulgam saúde reprodutiva.
A pesquisadora também apontou a explosão da indústria da medicina cosmética, que fundamentalmente melhora a simetria corporal, como evidência de que é uma qualidade atrativa.
Outro estudo recente revelou que dançarinos simétricos são mais atraentes.

Cheire isso
Outra pesquisa em 2006 reportou que as mulheres ficam com cheiro e aparência melhores, aos olhos masculinos, durante certos períodos do mês.
E homens mais simétricos têm o olfato melhor.
Emprestando camisetas de uma variedade de homens, os pesquisadores as ofereceram a narizes femininos perguntando suas impressões sobre os odores. Elas acharam que o cheiro dos homens simétricos era mais atraente e desejável, especialmente se a mulher estava menstruando.
Neste ponto você já deve estar pensando sobre o quanto disso nós estamos conscientes. As regras da atração, foi descoberto, parece muitas vezes trabalhar em nosso subconsciente.
Em alguns casos o estudo reportou que elas não sentiam nenhum cheiro na camiseta, mesmo assim disseram estar atraídas por ela.
“Nós pensamos que a detecção destes tipos de cheiro está muito longe da consciência”, disse Randy.
Em um estudo realizado em 2002 foi descoberto que as mulheres preferem o cheiro de homens com genes um tanto similares aos seus próprios ao invés do cheiro de homens quase geneticamente idênticos ou totalmente dissimilares.
Os aromas subconscientes podem estar relacionados com os ferormônios, sinais químicos produzidos pelo corpo para comunicar a qualidade reprodutiva. O genoma humano contém mais de mil genes olfativos, comparado com apenas 300 dos fotoreceptores nos olhos, portanto os ferormônios têm recebido bastante atenção na pesquisa básica e por fabricantes de perfumes.
Mas o papel dos ferormônios em humanos ainda é controverso. [Fonte]

Fonte: http://hypescience.com/segredos-atracao-sexual/ - Autor: Alessandra Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário