segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Professor José Costa, 35 anos dedicados à educação

Confira na #ColunaContexto desta segunda um pouco da história do professor do Murilo Braga que passou 35 anos lecionando.

Quando se fala em educação física e no Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB) em Itabaiana, um dos primeiros nomes que vem em mente é o do professor José Costa, que está prestes a se aposentar e há 35 anos dedica grande parte do seu tempo lecionando educação física para alunos da terra e também de Aracaju, onde ensinou nos colégios Graccho por 22 anos e no Salesiano por 21 anos, em Itabaiana ele também foi professor no Colégio Dom Bosco durante 22 anos e no Colégio O Saber.

Mas foi sem dúvida no Murilo Braga que Zé Costa, como é conhecido por seus alunos, mais gostou de trabalhar, não desmerecendo as outras instituições, ele fez do CEMB a sua segunda casa e fazia questão de demonstrar isso a todos ao seu redor, tal veneração pelo Colégio fez com que os alunos se interessassem e se dedicassem à disciplina, que muitas vezes era deixada de lado por eles, que se preocupavam mais com disciplinas que seriam assunto nos vestibulares.

As aulas de Zé Costa sempre foram diferenciadas, além de ser bastante divertido e interativo ele mostrava preocupação com os alunos, como se estes fossem membros da sua família. Eu mesma tenho orgulho de falar que fui aluna dele, e escrevo hoje com muita honra, lembro-me de todas as vezes que ele me motivou e me fez acreditar que eu era capaz de ser aprovada no Enem, mesmo sendo aluna de escola pública, lembro também que eu nunca fui fã da disciplina, e ele sempre sorridente dizia: “Tatá, vamos pra aula, ânimo!”, e eu me animava e ia para a aula.

Quem já estudou com ele deve se lembrar de que todos os finais dos anos ele entregava uma linda mensagem de natal e desejava muitas coisas boas aos seus alunos, era um momento muito emocionante e que marcava muito os alunos, fazia-os se sentir especiais. “O esporte oferece meios ao aluno de adquirir não apenas saúde, desenvolvimento físico e intelectual, mas também a aquisição de valores que serão úteis na própria escola e em toda a vida. Ele e a educação física contribuem na formação integral dos alunos, atualmente, o esporte perdeu espaço na vida dos jovens para a internet, shopping, videogames, shows e baladas”, afirma ele sobre a importância do esporte e da disciplina que leciona.

Além de ser professor Zé Costa também tem um blog, inclusive faz muito sucesso na cidade e já teve mais de dois milhões de acessos, traz notícias relativas ao esporte, educação, cultura, saúde e conhecimentos gerais, é uma ótima opção para quem gosta de estar bem informado com um conteúdo de qualidade.

O jeito de Zé Costa de ensinar mostra como a relação entre aluno e professor pode ir além do conteúdo, pode ser uma relação amigável e interativa, se todos os professores ensinassem como ele sem dúvidas grande parte dos jovens teria um comportamento melhor. Atualmente José Costa está de licença prêmio, vai se aposentar no próximo ano e com certeza ele cumpriu o seu dever na educação e no desenvolvimento intelectual de milhares de jovens, fica aqui os nossos parabéns pelos 35 anos de dedicação e comprometimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário