segunda-feira, 31 de março de 2014

Associação Itabaianense de Basquete – 30 anos de história em prol do basquete de Itabaiana

Há 30 anos foi criada a AIB com o objetivo de realizar campeonatos de basquete em Itabaiana envolvendo alunos e ex-alunos do Colégio Estadual Murilo Braga. A 1ª diretoria tomou posse em 31 de Março de 1984 com os seguintes membros: professores José Costa e José Antônio Macedo e os alunos Betinho Ferreira, Isaías Oliveira, Gicelma Santos, Rita de Cássia. A posse da diretoria foi na abertura do campeonato sorvete kiola de basquete que aconteceu no Módulo Esportivo.

Ao longo dos anos, a AIB desenvolveu vários projetos com seus associados entre eles: gincana cultural e esportiva, concurso de pesquisa sobre basquete, caça ao tesouro, calourada, forró dos basqueteiros, festival de arremessos, exposição de fotografias de basquete nas escolas de Itabaiana, copa infantil de basquete, festa de confraternização de fim de ano.

A AIB tinha como sede o Módulo Esportivo e em seu auge chegou a ter mais de 500 associados por ano. Todos os anos eram realizadas eleições para a escolha da diretoria com disputas acirradas entre duas ou mais chapas.

O sucesso da AIB durante 3 décadas se deve a abnegação de vários associados que não mediam esforços para  o crescimento do basquete itabaianense, e cito alguns: Carlos Augusto, Everton Oliveira, Luiz Gustavo, Paulo Henrique, Alexandre Santos, Ivan Lisboa, Elisângela Vieira, Givaneide Santos, Elivânia Vieira, Adriana Santos, Luciana Maria entre outros.

Atualmente temos um grupo de ex-alunos e ex-alunas do Murilo Braga que praticam o basquete uma ou duas vezes por semana na quadra do Colégio O Saber, já que as quadras do CEMB estão em reforma, impossibilitando a prática do esporte.

Ao término da reforma do Ginásio de Esporte José Milton Machado, o Miltão, estaremos retornando com o campeonato serrano de basquete, o maior do Estado, que foi realizado durante 27 anos pela AIB.

Parabéns a todos os basqueteiros que fizeram parte desta história.

Acesse o blog http://basquetedeitabaiana.blogspot.com e conheça a história do basquete de Itabaiana.

Por Professor José Costa

Quer evitar doenças cardíacas? Então escove os dentes!

Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas novos estudos sugerem que escovar os dentes pode, sim, fazer mais do que apenas prevenir cáries.

Uma pesquisa comparou a saúde de pessoas que tinham pouquíssima higiene bucal com aqueles que escovavam os dentes pelo menos duas vezes ao dia.

Está comprovado que qualquer inflamação no corpo (incluindo na gengiva e em outras partes da boca) facilita o entupimento de artérias – logo, compromete o funcionamento da circulação e do coração. Mas uma nova pesquisa foi feita para saber se o número de vezes que uma pessoa escova os dentes altera, de alguma forma, as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas.

O estudo analisou cerca de 11 mil pessoas. Os tópicos dos questionários que deveriam ser respondidos englobavam hábitos alimentares, fumo, atividade física, vezes por ano que a pessoa consultava o dentista e vezes por dia que ela escovava os dentes.

Além disso, eles fizeram exames e forneceram seu histórico médico.
Os resultados mostraram que hábitos saudáveis eram comuns para 62% dos participantes. Aqueles que escovavam os dentes com menos freqüência do que duas vezes por dia tinham 70% a mais de chances de desenvolver doenças cardíacas. Os participantes com pouca higiene bucal também tinham mais facilidade para desenvolver infecções.

Então, se você ainda não escova os dentes habitualmente, adote essa idéia. Ela irá fazer bem à sua saúde, tanto física como, também, social (ninguém merece gente com dentes sujos e bafo de gambá, certo?).[LiveScience]

domingo, 30 de março de 2014

3ª Copa O Saber de Futsal Masculino 2014

O Colégio O Saber realizará no período de 01 de Abril a 27 de Maio de 2014, o 1º turno da 3ª Copa O Saber de Futsal Masculino, toda Terça-feira, das 17h30min às 18h50min, na quadra esportiva “Emílio de Oliveira”, ao lado do Colégio.

 Participarão da copa de futsal 60 alunos do ensino fundamental, dos 11 aos 15 anos, distribuídos em 6 equipes: Real Madrid, Barcelona, Nike, Red Bull, TNT e Adidas. As equipes jogarão entre si, no sistema de rodízio simples pela fase classificatória. Serão classificadas as quatro melhores equipes do turno para a semifinal, que se enfrentarão pelo cruzamento olímpico: 1º x 4º e o 2º x 3º; os perdedores disputarão o 3º e 4º lugar e os vencedores disputarão o 1º e 2º da final. A Copa será disputada em dois turnos e o campeão de cada turno fará a grande final no 2º semestre.

TABELA DOS JOGOS – 1º TURNO

TERÇA-FEIRA, 01 DE ABRIL DE 2014
17:30 H -  NIKE                                 X                    RED BULL
18:00 H -  BARCELONA                  X                    TNT
18:30 H -  REAL MADRID               X                    ADIDAS

TERÇA-FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2014
17:30 H -  ADIDAS                           X                    RED BULL
18:00 H -  NIKE                                X                    TNT
18:30 H -  REAL MADRID               X                    BARCELONA

TERÇA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2014
17:30 H -  ADIDAS                           X                    NIKE
18:00 H -  BARCELONA                  X                    RED BULL
18:30 H -  REAL MADRID               X                    TNT

TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014
17:30 H -  TNT                                   X                   RED BULL
18:00 H -  REAL MADRID                X                    NIKE
18:30 H -  BARCELONA                  X                    ADIDAS

TERÇA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2014
17:30 H -  NIKE                                 X                    BARCELONA
18:00 H -  REAL MADRID                X                    RED BULL
18:30 H -  TNT                                   X                    ADIDAS

 TERÇAFEIRA, 20 DE MAIO DE 2014
SEMIFINAL
17:30 H – 2º COLOCADO                 X                    3º COLOCADO
18:00 H -  1º COLOCADO                 X                    4º COLOCADO                

TERÇA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2014   
FINAL
17:30 H - Decisão do 3º e 4º lugar
18:00 H - Decisão do 1º e 2º lugar

É por meio do esporte que os jovens na companhia de amigos e com a ajuda de um professor qualificado, vão descobrir uma série de valores aplicáveis no dia-a-dia de suas vidas.

Professor José Costa

Sete passos para deixar os seios mais bonitos sem precisar de silicone

Protetor solar e sutiã adequado são recomendações de especialistas

O efeito da gravidade, a genética, a exposição ao sol ou mesmo a idade são alguns dos fatores que podem interferir diretamente na estética dos seios. No entanto, é possível mantê-los firmes e bonitos mesmo com todos esses fatores pesando contra - basta adotar alguns cuidados simples e diários. Conversamos com especialistas que nos deram uma lista de hábitos que ajudam a evitar estriasrugas flacidez na área do colo: 

Use protetor solar
"A radiação ultravioleta acelera o processo de degeneração das fibras colágenas da pele, podendo deixar os seios flácidos", alerta a dermatologista Juliana Andrade, de São Paulo. Além disso, a exposição ao sol sem protetor solar pode favorecer o aparecimento de manchas e rugas na região. "O ideal é evitar exposições muito longas e em horário de sol forte (das 10h às 16h), além de passar protetor solar diariamente nas partes expostas do corpo, incluindo o colo", completa a dermatologista Marcia Linhares, do Rio de Janeiro. O protetor solar para o colo pode ser o mesmo usado no rosto. 

Mantenha a área hidratada
De acordo com as especialistas, a pele dos seios é naturalmente mais fina, e como tal deve receber os cuidados com cremes ou óleos hidratantes. "Procure na fórmula ingredientes hidratantes como ureia, vitamina E, ácido glicólico e ácido retinoico, todos componentes que ajudam na prevenção de estrias e protegem contra os danos do fotoenvelhecimento", diz o dermatologista Murilo Drummond, do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas. Para as mulheres que tem a pele mais ressecada o ideal é optar pelos óleos, que protegem contra a perda de água, ou então produtos específicos para a área dos seios, que podem ser manipulados em laboratório com indicação de um especialista. Aplique o hidratante em movimento circulares, fazendo uma massagem - isso ajudará a manter sua forma e evitar a flacidez.  

Escolha o sutiã adequado
Para escolher o sutiã adequado ao seu tipo de corpo e tamanho dos seios, é preciso ter em mente duas palavras: sustentação e conforto. Observe os tamanhos e certifique-se de que ele se encaixa tanto nos seios quanto nas costas - algumas marcas possuem, inclusive, tamanhos diferentes para as duas áreas, facilitando a compra para mulheres que tem costas largas e seios pequenos ou vice-versa. "Fique atenta aos aros metálicos de sustentação ou evite usá-los, pois eles podem romper a costura da peça e machucar a pele", diz a dermatologista Marcia. Dê preferência a modelos que possuem a faixa no tórax mais reforçada, pois é ela quem dá sustentação. "Procure evitar fechos, enfeites e bordados que traumatizem a pele", completa o dermatologista Murilo. 

Controle seu peso
Perder muito peso ou emagrecer e engordar a toda hora - o famoso "efeito sanfona" - pode prejudicar a elasticidade da pele. "Com isso, a pele não retrai mais e fica fina, frouxa e distendida, levando à flacidez", esclarece o cirurgião plástico Romeu Frisina Filho, de São Paulo. Além disso, o estiramento muito rápido da pele, resultado do ganho de peso, pode causar as temidas estrias. "Em alguns casos, as estrias podem surgir na adolescência, quando os seios começam a crescer, podendo ser evitadas no período ou então amenizadas com tratamentos estéticos", completa. 

Repense sua posição para dormir
Na hora de dormir, usar ou não sutiã é opcional, já que os seios não sofrem tanto com a ação da gravidade. No entanto, mulheres que dormem de lado estão mais sujeitas a terem rugas na região do colo, entre os seios. Segundo a dermatologista Marcia, as linhas que marcam durante a noite tendem a sumir ao longo do dia - mas se o processo se repetir diariamente, pode favorecer a formação dos vincos. Para evitar esse problema, o ideal é dormir com a barriga para cima. Caso não seja possível por costume ou mesmo orientação médica, existem no mercado sutiãs com uma manta acolchoada entre os seios, feitos justamente para evitar rugas na região.  

Pratique exercícios
O educador físico Ivaldo Larentis, de São Paulo, explica que não são exatamente os seios que enrijecem com a prática de exercícios, mas os músculos que ficam em volta deles. "Os seios são glândulas de gordura e não existe um jeito de firmar a gordura do corpo, mas é possível trabalhar a musculatura peitoral, mantendo a pele firme", diz. Ele recomenda séries de supino reto, supino inclinado e voador inclinado, bem como puxada dorsal e remada alta para melhorar a postura. Para todos os casos, peça ajuda do seu instrutor. "É importante se lembrar de usar tops bem justos ao praticar esportes, principalmente aeróbicos, evitando que o balanço dos seios favoreça a flacidez", diz Romeu Frisina. 

Não fume
Uma pesquisa feita pela Universidade de Kentucky, nos EUA, afirma que existem substâncias do tabaco que quebram a proteína elastina, que é responsável por deixar a pele firme e saudável. "Tanto o tabagismo como o álcool são prejudiciais, pois alteram a circulação sanguínea e os níveis de oxigênio que chega aos tecidos, o que faz com que o metabolismo das glândulas e da pele da mama fique prejudicado", conta Romeu Frisina. Além disso, o tabaco favorece o aparecimento de rugas e manchas, podendo afetar a região.  

sábado, 29 de março de 2014

Como escolher o sapato ideal para o seu pé


Conheça os benefícios de dez variedades de frutas

Elas são ricas em vitaminas e garantem proteção extra ao organismo

 Aproveite seu próximo passeio na feira para encher o seu carrinho de frutas. Além de saborosas, elas contêm fibras e fitoquímicos que são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento, diz nutricionista Daniela Jobst. 


Porém, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o hábito de comer frutas ainda é pequeno no Brasil. Os dados indicam que apenas 18,9 % da população consomem cinco porções diárias - o equivalente aos 400 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde. 


Se você pretende adotar uma alimentação rica em frutas, conheça as propriedades de dez variedades e saiba quais são os benefícios dessa dieta.

Banana: A fruta mais brasileira de todas não pode faltar no cardápio. Ótima fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial. Também são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, a fruta é ideal para ingerir entre as refeições, quando bate aquela vontade de atacar um doce, já que conta com triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Melancia: Rica em betacaroteno, a melancia é uma das frutas que mais contém água e também vitaminas do complexo A e B. Promove uma verdadeira limpeza no sistema digestivo, tanto no intestino, como no estômago.

Pera: Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, comer três peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras. A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água.

Laranja - Já conhecida por seu alto teor de vitamina C, também são ricas em muitos outros compostos anticancerígenos. Pesquisadores descobriram que as laranjas contêm mais de 170 tipos de fitoquímicos. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia ou 1 copo de suco) está significativamente associado à menor incidência de câncer de pulmão e estômago.

Limão: Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, é altamente antioxidante e contém limonóides, substâncias potentes no combate ao aparecimento de tumores.

Goiaba: Assim como o tomate, a fruta é rica em licopeno, substância que neutraliza a ação de radicais livres e estimula o sistema imunológico. Estudos apontam o licopeno como redutor de risco de câncer, principalmente de próstata.

Morango: Como todas as frutas vermelhas, contém catequinas, um fitonutriente rico em antioxidantes. Frutas vermelhas também são ótimas fontes de polifenóis, substâncias também encontradas nos vinhos e que, segundo estudos científicos, exerce proteção contra doenças vasculares, especialmente às relacionadas ao coração.

Uva: Pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP constatou que o bagaço de uva (casca e semente) reduz o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol. A nutricionista Solange Saavedra explica que as uvas contêm quercetina, substância que combate coágulos e inflamações. Também contém flavanóides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol..

Abacaxi: A bromelina encontrada no abacaxi é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, auxiliando na digestão de carnes e outras proteínas.

Mamão: A papaína encontrada no mamão é altamente digestiva. Além disso, esta fruta tem excelente poder laxante.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/12036-conheca-os-beneficios-de-dez-variedades-de-frutas

sexta-feira, 28 de março de 2014

Conheça as 4 piores comidas industrializadas que você anda comendo

A correria do dia a dia leva as pessoas a buscarem refeições rápidas, que não demandem muito tempo de preparo e sejam práticas. Por isso, alimentos industrializados, prontos para o consumo, fazem muito sucesso. Quem nunca matou a fome com um miojão?

Mas nem tudo são flores. Esses alimentos são verdadeiros vilões da vida saudável, contém inúmeras substâncias que podem não só engordar, mas também, colocar em risco a sua saúde. Para se ter uma ideia, nos EUA, 1 em cada 10 adultos tem diabetes, são 1,6 milhões de casos são diagnosticados por ano. Além disso, 70% da população é considerada acima do peso.  Acredite, nós brasileiros não estamos  tão bem assim. Hoje 50% da população brasileira está acima do peso. Fique atento e conheça alguns dos piores alimentos industrializados:

Os Nuggets estão no topo da lista dos alimentos industrializados mais consumidos em todo mundo. Muito embora alguns defensores de comida saudável já tenham provado seus males, a maioria das pessoas ignora os fatos e continua comendo esse tipo de gordura. Mas, vamos a realidade: os nuggets são compostos de boa parte de gordura e carboidratos, além do glutamato monossódico, substância que dá aquela vontade de comer sem parar. Além disso, são processados com a pior parte do frango: olhos, patas, miúdos, bicos, tudo muito rico em gorduras e amônia (sim, amônia!), para evitar a contaminação por bactérias, corantes e aromatizantes.

MIOJO
Criado pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial, o miojo é um dos vilões da vida saudável. Para que o macarrão fique desidratado, daquela forma que encontramos no pacote, ele é pré-cozido e frito. Por isso, possui o triplo de calorias do que o macarrão convencional, além de gorduras trans. Se não bastasse, pesquisas recentes mostraram que o macarrão instantâneo faz mais mal do que se imaginava. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), recentemente, analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro.
Miojo, sinônimo de sobrevivência: será?

LASANHA DE MICROONDAS
Os adeptos da comida congelada precisam ficar mais atentos, pois  esse tipo de alimento semi pronto é rico em gordura saturada, ou seja, eleva os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.  Tais refeições também são ricas em sódio que, em excesso, pode ocasionar aumento da pressão arterial. Além disso, são extremamente calóricos, uma lasanha de microondas possui em média 900 Kcal, quase a metade de calorias que você deve ingerir por dia.

TEMPERO INSTANTÂNEO
Temperar a comida fica muito mais fácil com caldo de carnes ou legumes, não é mesmo? Mas esses cubinhos são quase um “veneno” para sua saúde. Eles contém elevada concentração de sódio e de aditivos químicos – como o glutamato monossódico, responsável por realçar o sabor. Esses aditivos estimulam o paladar, fazem com que as pessoas demorem ainda mais a ficarem satisfeitas, aumentando o prejuízo. Pior ainda, também há uma suspeita de que o glutamato monossódico pode causar câncer no trato intestinal, além de inúmeros danos à pressão arterial.
Alimentar-se bem é essencial para sua saúde, evite os alimentos citados acima e procure fazer refeições ricas em proteínas, legumes e frutas. Tudo é uma questão de equilíbrio.

quinta-feira, 27 de março de 2014

4 razões para você querer se exercitar agora!

Não sei você, mas eu sinto uma preguiça tremenda de manter uma rotina diária de exercícios, especialmente quando a temperatura começa a diminuir. Mas uma coisa é certa: quem não se rende ao sofá, ao terminar de se exercitar, tem uma sensação de “missão cumprida” impagável.

O problema é que nem sempre isso é suficiente para manter a motivação em alta. Às vezes, é bom lembrar quão bem os exercícios vão fazer para a sua saúde de fato. E os benefícios que você vai ver aqui hoje são tão incontestáveis, que vão fazer você se esquecer de quaisquer desculpas!

Então chega de aquecimento e vamos logo ao que interessa:

4. Exercícios ajudam a prevenir câncer
De acordo com um estudo recente publicado na revista Cancer Prevention Research, mulheres na pós-menopausa que seguem um estilo de vida saudável, incluindo dieta balanceada e prática de exercícios físicos regularmente, têm 20% menos probabilidade de morrer de câncer do que aquelas que chutam o balde. Ou seja: melhor ter uma rotina de exercícios curta, mas eficaz, do que optar por uma vida absolutamente sedentária.

3. Exercícios ajudam a prevenir a perda óssea
Quer chegar aos 80 anos com capacidade física de 40? Então pratique exercícios físicos! Segundo um estudo desenvolvido em 2006 e publicado na revista Sports Medicine, ter uma rotina de exercícios, mesmo que leve, pode retardar o processo de perda óssea depois que atingimos seu pico.

2. Exercícios ajudam a perder peso
Se você fica aí se perguntando qual é a melhor forma de perder peso – dieta ou exercícios -, você vai gostar de saber que, pelo menos dessa vez, não vai precisar escolher entre um ou outro. Porque a resposta certa é: os dois. Mesmo o exercício praticado moderadamente contribui para a perda de peso. E a prova disso é um estudo feito em 2012. Para realizá-lo, os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que um deles recebeu orientações bem específicas para a prática de exercícios – que incluía atividades tanto moderadas quanto intensas – enquanto que o outro não deveria praticar nenhum exercício.
Ao final do estudo, a verdade foi revelada pela balança. Os participantes que se exercitavam durante uma média de 30 minutos diários perderam cerca de 3 quilos cada. Parece ótimo, não?

1. Exercícios ajudam a melhorar a qualidade do sono
Se você é dessas pessoas que fica se revirando na cama e só consegue finalmente apagar quando faltam poucas horas para levantar, saiba que exercícios físicos são a chave para dormir bem. Para os adultos mais velhos que sofrem com insônia, a atividade física melhora não apenas a qualidade do sono, como também a sua duração e eficiência – tudo isso de acordo com um estudo desenvolvido em 2010 e publicado na revista Sleep Medicine.  E os benefícios não param por aí. Pessoas que dormem melhor também são menos suscetíveis a sintomas de depressão, diz o estudo.
Ou seja, tudo faz parte de um grande círculo vicioso em que bons hábitos trazem boas consequências tanto para a sua saúde física quanto mental. Dá próxima vez que você pensar em matar as horinhas de atividades físicas, lembre-se disso. [LiveScience]

quarta-feira, 26 de março de 2014

6 mitos sobre exercícios físicos (e 3 fatos surpreendentes)

Hoje, temos maior acesso a informações, mas, infelizmente, elas nem sempre são precisas. O fato de que seu treino não está tendo os resultados desejados pode ser devido a algum mau conselho que você recebeu por aí.

Confira abaixo uma desmitificação de crenças antigas sobre as melhores maneiras de se exercitar:

Mito: Abdominais são a chave para um abdômen sequinho
Fato: Abdominais podem ser os exercícios mais emblemáticos que existem, mas não são realmente a melhor maneira de emagrecer. “Uma vez que não queimam muitas calorias, esses exercícios não ajudam de forma decisiva com a perda de gordura”, diz Wayne Westcott, professor de ciência do exercício na Faculdade Quincy, em Massachusetts (EUA).
Esse você quiser perder barriga, flexões e pontes queimam mais gordura. Caso esteja fazendo abdominais, certifique-se de que os está fazendo da forma correta, caso contrário, você pode machucar sua coluna.

Mito: Quanto mais você sua, mais você queima
Fato: Sair de uma sessão de treino especialmente encharcado não significa necessariamente que você perdeu mais calorias do que o habitual (foi mal!). “O suor é uma resposta biológica que resfria a pele e regula a temperatura interna do corpo”, diz Jessica Matthews, porta-voz do Conselho Americano de Exercício. O suor excessivo, portanto, pode ser o resultado de uma academia superaquecida, do clima ou da sua fisiologia pessoal.

Mito: Correr é ruim para os joelhos
Fato: Um estudo da Universidade de Stanford (EUA) descobriu que os joelhos dos corredores mais velhos não são menos saudáveis do que de pessoas que não correm. Mas, enquanto correr é mais seguro para as articulações do que esportes de contato como o futebol americano, não é totalmente inofensivo.
“Mulheres são 4 a 6 vezes mais propensas a ter lesões graves no joelho após correr, porque tendem a ter um desequilíbrio na relação de força entre seus quadríceps e isquiotibiais, o que pode aumentar o risco de machucados”, explica Westcott.
É por isso que os especialistas recomendam fazer um treino de musculação pelo menos duas vezes por semana, além de suas corridas regulares, para reforçar os músculos que suportam os joelhos. “Você vai melhorar a sua experiência de corrida e também reduzir suas chances de se lesionar”, Matthews aponta.

Mito: Alongamento ajuda seu corpo a se recuperar mais rápido
Fato: Não é ruim se alongar, mas um recente estudo da Universidade de Milão (Itália) sobre os efeitos dos métodos de recuperação pós-treino não encontrou alterações significativas nos níveis de lactato no sangue (uma medida de quão cansados seus músculos estão) em pessoas que se alongam após o exercício.
Enquanto o alongamento pode não reduzir completamente a dor muscular ou acelerar a reparação do tecido muscular, ainda tem algumas vantagens. Fazê-lo logo após um treino, quando o corpo ainda está quente, é a melhor forma de aumentar a flexibilidade das articulações, segundo Westcott.

Mito: Você precisa suar pelo menos 45 minutos para obter algum benefício de saúde
Fato: Mesmo se você tiver apenas meia hora de sobra por dia – ou apenas 10 minutos -, você já tem tempo suficiente para reforçar a sua saúde cardiovascular.
Mais e mais estudos estão apontando o poder dos treinos curtos – e alguns até sugerem que as sessões rapidinhas podem ser melhores para você. Uma pesquisa da Universidade Estadual do Arizona (EUA) publicada ano passado descobriu que as pessoas tinham níveis consistentemente mais baixos de pressão arterial quando separavam sua caminhada diária em três segmentos de 10 minutos, em vez de uma de 30.
Mas, enquanto isso pode ser o suficiente para manter a sua saúde geral, você vai precisar de mais tempo ativo se estiver tentando perder alguns quilos. Matthews recomenda pelo menos 250 minutos de exercício moderado a vigoroso em uma semana para conseguir emagrecer.

Mito: Mais tempo de academia é melhor
Fato: “Programar dias de descanso é fundamental“, salienta a personal trainer de celebridades Ashley Borden. “Seu corpo precisa se recuperar, especialmente depois de uma sessão difícil”.
Se você se exercita todos os dias, você pode se machucar, ou impedir que os músculos de seu corpo se recuperem e melhorem. Isso é verdadeiro mesmo se você for “só de vez em quando” para a academia. Então não se esqueça de fazer pausas regulares, seja a cada dois dias (se você for um iniciante), ou uma vez por semana (para o avançado).
Além disso, varie seu treino. Se você não misturar as coisas, repetir o mesmo padrão de treinamento pode levar a lesões, ou não ter o resultado desejado, já que seu corpo se acostuma com o exercício.

Fatos surpreendentes

Ignorar o sono pode causar ganho de peso. Mulheres de um estudo que dormiam menos de sete horas por dia eram mais propensas a ganhar peso; outra pesquisa mostrou que mesmo a privação parcial do sono levou a maior produção do hormônio grelina, que provoca a fome.
Yoga não é um grande queimador de calorias. Fazer yoga melhora a flexibilidade e força, mas não é muito uma atividade aeróbica. Uma sessão de 50 minutos queima 237 calorias, contra as 500 a 600 calorias de uma sessão de spinning, por exemplo.
Levantar pesos não transforma mulheres no “Thor”. Mesmo se você estiver usando halteres pesados, você não vai ficar com uma aparência masculina. As mulheres geralmente têm menos tecido muscular e produzem níveis mais baixos de testosterona do que os homens, o que significa que são menos fisiologicamente propensas a ficar “fortonas”.
[CNN]

Fonte: http://hypescience.com/6-mitos-sobre-exercicios-fisicos-e-3-fatos-surpreendentes/ - por Natasha Romanzoti

terça-feira, 25 de março de 2014

10 mandamentos da barriga chapada

Além de exercícios, algumas práticas ajudam a conquistar uma barriga chapada

1. Praticarás exercícios aeróbicos todos os dias por pelo menos 30 minutos.

2. Beberás ao menos 2 litros de água diariamente.

3. Manterás uma dieta rica em frutas e legumes e pobre em gorduras e açúcares.

4. Executarás os exercícios abdominais de forma lenta e contínua.

5. Evitarás alimentos que retenham líquidos.

6. Permanecerás com a postura sempre ereta, mesmo quando estiveres sentada.

7. Jamais relaxarás o abdome.

8. Consumirás, de maneira moderada, castanhas-do-pará, amêndoas e sementes de girassol, que contêm minerais que desincham a barriga.

9. Ficarás longe das bebidas com gás, mesmo as diet e light.

10. Não beberás nada enquanto comes.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/10-mandamentos-da-barriga-chapada/4110 - Por Karine César/ Adaptação Rebecca Nogueira Cesar - Foto: Fábio Mangabeira 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dicas para evitar o infarto em qualquer idade

Mal acorda e você já acessa o smartphone par verificar questões de trabalho?

O horário do almoço serve para você comer ou para rever os milhares de compromissos que precisarão de sua atenção à tarde?

Ao chegar em casa à noite, a palavra principal é descanso ou mais trabalho?

Cuidado, você pode ser um viciado em trabalho - um workaholic na expressão em inglês.

Se, de alguma forma, você se orgulha disso, saiba que este é o perfil perfeito para sofrer um infarto a qualquer momento.

O problema é maior para quem não se exercita com regularidade e se alimenta mal - esteja você ainda no trabalho ou já tenha-se aposentado.

Para qualquer caso, a cardiologista Cynthia Magalhães, diretora médica do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), enumera dicas para evitar o infarto em qualquer idade.

Não fume e nem seja fumante passivo. O cigarro é um dos grandes inimigos do coração.

Faça exercícios regularmente. Há uma série de benefícios proporcionados pela atividade física: aumento do bom colesterol (HDL), controle da pressão arterial, redução de peso, sensação de bem-estar, redução do açúcar no sangue, etc.

Cheque e trate a sua pressão arterial, caso ela esteja elevada. Considere como normal a pressão de 12x8 (doze por oito).

Cheque e trate o seu nível de açúcar no sangue, caso ele esteja elevado. Considere como normal até 99 mg/dl.

Cheque e trate o seu colesterol, caso ele esteja elevado no sangue. Considere como normal para indivíduos saudáveis colesterol total menor que 200mg/dl e LDL (mau colesterol) menor que 100 mg/dl.

Reduza seu estresse e procure dormir bem à noite. Proporcione-se momentos de lazer.

Alimente-se corretamente, com mais qualidade do que quantidade. Não esqueça de que não podemos abusar do sal e, às vezes, ele vem disfarçado em alimentos. Portanto, crie o hábito de ler rótulos no mercado.

Controle seu peso. Cheque-o com frequência.

Ame a vida e o seu coração. Não desista nunca!

Com informações do INC

domingo, 23 de março de 2014

Confira 7 dicas para encontrar as famosas promoções de passagens aéreas baratas

Nunca consegue encontrar as passagens aéreas em promoção? Reunimos 7 dicas de como localizar estas passagens e economizar na hora da compra. Para isso, existe uma palavra-chave: flexibilidade

Diariamente dezenas de destinos estão com promoções de passagens aéreas, mas muitas vezes os consumidores não conseguem encontrá-las. Reunimos aqui diversas dicas de como localizar estas passagens aéreas promocionais e economizar na hora da compra. Agora, com todas estas dicas não terá como dizer que não consegue achar passagens superbaratas!
Porém, para encontrá-las os passageiros precisarão abrir mão de certas comodidades. Horários tradicionais, aeroportos grandes e compra de passagem aérea na última hora são ações que devem passar longe dos usuários que querem seguir o "Manual do Passageiro Econômico".

Flexibilidade
Esta é a palavra chave para quem quer economizar. Caso não tenha flexibilidade por qualquer motivo ficará mais difícil encontrar passagens aéreas promocionais ou baratas. Optar por um horário de voo menos badalado e por um aeroporto com menos fluxo de passageiros são dicas que irão lhe economizar um bom dinheiro ao final da viagem.

Oferta e demanda
A famosa lei da oferta e demanda é mais uma dica para conseguir passagens aéreas baratas. Não importa o destino do voo ou o local de embarque, haverá passagens baratas em horários alternativos.
Geralmente, os passageiros preferem os 'horários mais comuns', como embarcar de manhã e voltar ao final do dia. Porém, quem quer economizar precisa fugir do fluxo e pesquisar preços em horários alternativos. As passagens aéreas durante a madruga geralmente são bem mais baratas do que nos horários convencionais, independente do destino. Afinal, é muito melhor viajar de manhã ou a tarde do que durante a noite.

Rotas alternativas
Quanto mais ocupado estiver o voo, mais caro será. A dica é fugir dos principais aeroportos, pois os voos neles tendem a ter uma lotação maior. A principal ponte aérea do Brasil é um bom exemplo da diferença de valor que trará uma mudança de rota. São Paulo/ Rio de Janeiro é vendido por cerca de R$ 100 o trecho, mas quando a rota é alterada para Campinas/ Rio de Janeiro o preço da passagem fica até 50% mais barato.
Mesmo com a distância entre o Rio e Campinas (394 km) sendo maior do que com a cidade de São Paulo (357 km), a passagem é encontrada facilmente pela metade do preço com destino a cidade do interior paulista. Ainda incluindo o preço da passagem de ônibus entre São Paulo/Campinas que é de cerca de R$ 25, fica em média 30% mais barato optar pelo interior.

Feriados
Quem procura boas promoções deve fugir dos feriados. Se a companhia aérea sabe que aqueles voos irão lotar com qualquer preço porque fazer uma promoção? Para quem quer viajar em período de feriados, a dica é comprar a passagem aérea em dias menos concorridos. Na Páscoa, a maior parte da população pode voar a partir de sexta-feira, então, a dica é comprar a passagem para alguns dias antes. Na volta faça a mesma coisa! Compre a passagem em outro dia que não seja o domingo. Afinal, é o dia que tradicionalmente as pessoas voltam da viagem de Páscoa.

Antecedência
Qualquer empresa prefere vender um produto com meses de antecedência e garantir o dinheiro em caixa à vendê-lo próximo ao prazo de 'vencimento'. Com as companhias aéreas não é diferente. Quanto maior a antecedência de tempo na compra da passagem, maior será a probabilidade dela estar em 'promoção'.

Promoções
As promoções sempre possuem passagens aéreas a excelentes preços, mas geralmente possuem pegadinhas ou informações extremamente relevantes que não ganham o destaque merecido. É muito frequente encontrar em algumas promoções de passagens aéreas que elas só podem ser usadas em determinado período, mas nem sempre esta informação está em destaque.
Outra dica para não ter problemas nas promoções é conferir até qual data ela está válida e evitar realizar a compra na última hora. Assim como o pão sempre cai com a manteiga para baixo, o sistema da operadora aérea pode sair do ar, travar ou mesmo se esgotarem as passagens aéreas promocionais. Então, é importante que não deixe a compra do bilhete para o último minuto.
Por fim, leia atentamente as informações sobre a promoção para evitar problemas. Na pressa é muito comum comprar a passagem aérea e não se atentar as informações que estão no contrato. Leia-o atentamente e depois é só aproveitar a viagem!

Flamengo é campeão da Liga das Américas de basquete 2014

Fla bate Pinheiros e, 100%, conquista o título da 'Libertadores do basquete'

No embalo da torcida que lotou o Maracanãzinho, Rubro-Negro derrota o último campeão do torneio e levanta taça inédita para o basquete

Uma campanha impecável. Foi assim que o Flamengo terminou com o título inédito e invicto da Liga das Américas 2014 - a "Libertadores do basquete". No embalo de uma torcida barulhenta, que encheu o Maracanãzinho na noite deste sábado (8.701 presentes e 7.404 pagantes), e com o apoio do ídolo Oscar Schmidt, o Rubro-Negro derrotou o Pinheiros, último vencedor do torneio, por 85 a 78. O time da Gávea superou o retrospecto ruim diante dos paulistas e podem se orgulhar de serem os reis das Américas. O resultado, além de ser inédito na história do esporte do clube, ainda garante vaga no Mundial, que será disputado no Brasil, na primeira semana de outubro, contra o campeão da Euroliga.
A competição da Europa está na segunda fase, com Barcelona (do brasileiro Marcelinho Huertas), Real Madrid, CSKA Moscou e o italiano Milano já garantidos nas quartas de final. A decisão será realizada no dia 12 de maio, em Milão, na Itália.

Aguada, do Uruguai, ficou com a terceira colocação ao bater o Halcones Xalapa, do México, na prévia. É a terceira vez que um time do Brasil conquista a Liga das Américas de basquete. O Brasília foi campeão na temporada 2008/2009. No ano passado, a taça ficou com o Pinheiros. E esse ano, com o Flamengo. 
- Era o título que faltava ao Flamengo. Todos estão de parabéns. Foi um jogo nervoso, de dois times que são ofensivos, mas erraram bastante, algo comum em um jogo único e em uma final como essa. Mas conseguimos buscar os pontos nos momentos decisivos do jogo e entramos para a história do Flamengo. É o título mais importante da minha vida, claro, e também de todos os jogadores desse time - disse José Neto, técnico do Flamengo.
Shamell, do Pinheiros, terminou como o cestinha da decisão, com 25 pontos anotados. Logo atrás apareceu Marcelinho, do Flamengo, com 24.

O JOGO

Um jogo estudado. Não poderia ser diferente. Aplicados na defesa, Flamengo e Pinheiros não se arriscavam muito. Enquanto os rubro-negros trabalhavam a bola à procura de uma brecha no garrafão adversário, os visitantes usavam e abusavam dos tiros de três, principalmente com Joe Smith e Jonathan Tavernari. Se o aproveitamento nos chutes não era bom, nos rebotes ofensivos a história era outra. Foram quatro na primeira metade do quarto, enlouquecendo a torcida na arquibancada. Em contrapartida, o Flamengo também dominava a área pintada dos paulistas. Olivinha e Meyinsse iam pontuando e dando vantagem ao Rubro-Negro. O americano era forte sob a tabela contra os valentes Morro e Mineiro.
Até então zerado na partida, Marcelinho acertou uma bola de fora, restando 2min28s para o fim do primeiro quarto, e deixou a vantagem em sete pontos. Muito irritado, o técnico Cláudio Mortari pediu tempo. Mas a conversa pareceu não ter surtido efeito. Na última posse de bola do período, Shamell, que fazia partida discreta por estar bem marcado, bobeou. O descuido foi aproveitado por Marcelinho, que partiu para o contra-ataque, assistindo Marquinhos, que fechou a parcial em 25 a 15.

Para mudar o panorama no seu garrafão, Mortari colocou Babby. A mudança deu certo, e o pivô se destacou com oito pontos e um rebote ofensivo. O Flamengo também veio modificado com Washam no lugar de Marquinhos. O americano, ao lado de Meyinsse e Olivinha, manteve a produtividade no garrafão ofensivo na primeira metade do quarto.
Com o intuito de descansar Laprovittola e Meyinsse, José Neto mexeu na equipe, que sentiu. Babby passou a reinar absoluto debaixo da tabela. Shamell e Joe Smith, com duas bolas de três, fizeram com que a diferença, que chegou a ser de 11 pontos, se diluísse para apenas um. Humberto, que também veio do banco, com uma bola de fora, colocou os visitantes na frente por dois (35 a 33). 
Porém, a resposta rubro-negra veio de maneira imediata. Com cinco pontos seguidos, Marcelinho chegou a 12 e devolveu o líder do NBB ao comando das ações. No fim, o placar de 46 a 40 para o Flamengo retratou o que foi o primeiro tempo da partida, que teve Shamell como cestinha, com 13 pontos, e o capitão rubro-negro logo atrás, com 12.

O cenário da volta do intervalo foi o mesmo dos quartos anteriores. Babby continuava sendo um tormento no garrafão flamenguista, onde anotou cinco pontos seguidos, empatando a partida em 50 a 50. Marquinhos continuava no banco desde a metade do segundo período, e o Pinheiros aparentava estar mais ajustado em quadra.
Só que uma falta de Babby em Marcelinho pendurou o jogador, que foi poupado, sentando no banco de reservas. A ausência de força no garrafão forçou o último campeão da Liga das Américas a jogar com Shamell. Mesmo bem marcado, o americano criou problemas para o Flamengo. Quando não era o ala a definir as jogadas, o garoto Humberto assumia essa função. Sem se intimidar, o ala foi matando as bolas. O jogo ficou lá e cá. No fim do terceiro quarto, vantagem dos cariocas por um ponto: 61 a 60.

No período final, o espírito de decisão ficou latente nas equipes. Nervosas, não conseguiam colocar a bola para dentro da cesta, o que se refletiu no baixo placar nos primeiros minutos (5 a 4 para o Pinheiros). Aproximando do fim do duelo, a torcida estava tensa e calada. Precisou uma sequência dos cariocas para que o Maracanãzinho se transformasse em um verdadeiro caldeirão. E ela veio através de uma bola de três de Marcelinho, uma cravada de Marquinhos e uma cesta de Meyinsse, que colocaram a diferença em seis pontos (76 a 70), restando 2min16s.
Acuado, Mortari pediu tempo. O Pinheiros acelerava seu jogo, o Flamengo cadenciava. A torcida, de pé, "entrou" em quadra e não saiu mais. A cada ataque, incentivos; a cada defesa, vaias ao rival. O jogo ficou truncado, com disputas intensas no garrafão e faltas. Os times aproveitavam seus lances, o que beneficiava os donos da casa.
Faltando 38 segundos, o Flamengo vencia por cinco pontos. A posse de bola era do Pinheiros. Rapidamente, Shamell anotou mais dois. No ataque seguinte, Laprovittola, que fez partida muito apagada, escorregou e perdeu a bola. Só que o craque da equipe paulista também vacilou na tentativa para empatar a decisão. Com um erro de passe, o ala mandou a bola nas mãos de Tony Washam. Marcelinho sofreu a falta, acertando dois lances livres (85 a 78). Shamell teve mais uma chance, mas desperdiçou.
Explosão no Maracanãzinho. O Flamengo chegou ao seu primeiro título da "Libertadores do basquete". O time da Gávea iguala o feito do futebol, que, em 1981, com Zico e cia., conquistava as Américas.