domingo, 13 de novembro de 2016

6 hábitos para manter-se em forma o ano todo

Lembrar da academia apenas nas semanas antes de uma viagem à praia indica que você está encarando os exercícios de forma errada

A gente até deseja que grandes mudanças em nosso corpo aconteçam num curto espaço de tempo. Mas buscar perder peso ou conquistar curvas supertorneadas em poucos semanas gera frustração e, pior, um risco alto de se machucar.

O lema de BF: exercitar-se deve ser um estilo de vida e não um compromisso pontual. A seguir, o educador físico Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech, sugere maneiras de você ter o corpo e a saúde em dia durante 365 dias por ano.

1. Mesmo que você só tenha 15 minutos livre no dia, mexa-se. Qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício. Se você já percebeu que não terá tempo de pegar firme no treino, seja qual for o motivo, dê um jeito de se movimentar: caminhe até um restaurante mais distante para almoçar, vá até a academia do prédio pedalar um pouco antes de tomar banho ou saia com o cachorro para passear.

Varie as atividades para não enjoar. “Alternar a rotina de exercícios, pelo menos a cada dois meses, diminui a chance de você abandonar a malhação”, diz Netto. Seu corpo precisa de novos desafios e a sua mente também. Você pode experimentar aulas novas na academia, mas também fazer algo diferente no treino de sempre. “Por exemplo, se você é daquelas que aperta um botão na esteira e treina ininterruptamente por 30 ou 40 minutos, experimente correr por apenas 15 minutos e, em seguida, realizar exercícios de força na sala de musculação”, sugere o educador físico.

Se você não sente prazer no “durante”, foque no “depois”. Caso ainda não tenha encontrado uma atividade física que proporcione prazer em praticar, lembre-se do que sente após o término: aquela sensação de dever cumprido, o relaxamento pós-exercício e, claro, a endorfina liberada são boas motivações.

Pense em se cuidar e não em emagrecer. “Transforme suas metas de quilos, em tempo de exercício, distância percorrida ou até mesmo em número de idas à academia”, sugere o educador físico. Em vez de estabelecer queimar cinco quilos, desafie-se a correr três vezes na semana por 40 minutos, por exemplo. São pequenas mudanças de comportamento que, se aliadas a uma ingestão calórica controlada, levam não só ao emagrecimento mas também ao aumento do nível de força e energia, e à melhora no condicionamento físico.

Encare o exercício como uma obrigação. Se você é daquelas que espera acordar com a maior disposição para levar uma vida ativa, aqui vai uma má notícia: talvez esse dia nunca chegue! Até que exercitar-se vire um hábito, a hora do treino deve ser encarada como uma tarefa imprescindível do seu dia, assim como uma reunião ou o pagamento de uma conta. Seu treino é uma prioridade e deve ser incluído na agenda junto a todos os outros compromissos.

Não fuja da malhação naqueles dias. Quando estiver menstruada ou na TPM, os exercícios podem ser aliados, já que os hormônios liberados durante a realização do treino têm efeito analgésico (podem aliviar cólicas). Já a endorfina produzida ajuda a melhorar o humor. Mas, caso o seu fluxo seja muito intenso, diminua a carga ou o ritmo, para evitar desconforto.


Fonte: http://boaforma.abril.com.br/fitness/6-habitos-para-manter-se-em-forma-o-ano-todo/ - Por Marina Oliveira - oneinchpunch/Thinkstock/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário