sexta-feira, 1 de agosto de 2025

IFS Itabaiana: 14 anos de história, ensino e transformação!


Hoje, 1º de agosto de 2025, celebramos o aniversário do Campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe, uma unidade que, desde 2011, tem impactado vidas por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.

 

Localizado no agreste sergipano, o campus está inserido na cidade conhecida como a “Terra dos Caminhoneiros” e um dos polos econômicos mais dinâmicos do estado. Com forte vocação para o comércio e a agricultura, Itabaiana é também um celeiro de talentos e oportunidades, e o IFS faz parte dessa transformação.

 

Ao longo desses 14 anos, o campus expandiu sua infraestrutura e sua oferta de cursos, promovendo ensino técnico, superior e projetos de extensão voltados para as demandas locais. Hoje, o Campus Itabaiana se firma como referência em inovação, inclusão e desenvolvimento regional.

 

Parabéns a todos os servidores, estudantes e egressos que constroem essa história de dedicação e impacto social!

 

Fonte: IFS Itabaiana

Emagrecer com saúde: 8 passos seguros para perder gordura corporal


Nutricionista aponta medidas simples que vão te ajudar a reduzir o sobrepeso sem agredir o organismo

 

Emagrecer com saúde é o sonho da maioria das pessoas que estão acima do peso. Grande parte já deve ter lido ou visto algum tipo de dieta maluca, que promete resultados milagrosos e instantâneos. Mas muita atenção, esses métodos mágicos podem até funcionar por um tempo, porém dificilmente serão seguros para a sua saúde. Muito menos sustentáveis por um longo prazo, o que causa o temido efeito sanfona. A pessoa se esforça por um tempo, acredita na receita milagrosa, alcança um certo resultado e depois regride com a mesma velocidade.

 

Esse processo, repetidas vezes, pode abalar gravemente a saúde. Causando danos perigosos. De acordo com Adriana Stavro, Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo, a melhor escolha para realmente emagrecer com saúde é sempre recorrer a profissionais capacitados. "O sobrepeso e a obesidade são o resultado de um conjunto complexo de interações entre fatores genéticos, comportamentais e ambientais. Embora milhares de dietas, poções mágicas, livros e dispositivos para perda de peso tenham sido oferecidos ao público, a etiologia multifatorial da obesidade continua desafiando médicos e pesquisadores", explica a especialista.

 

Adriana também deu algumas recomendações básicas para quem quer emagrecer com saúde. Confira abaixo:

 

1. Atenção ao tamanho da porção. Uma pessoa deve determinar o tamanho das porções adequadas, de acordo com seus objetivos de perda de peso, níveis de atividade e necessidades individuais.

 

2.Escolha porções pequenas e coma devagar. Diminuir o ritmo nas refeições e escolher porções menores pode ajudar a evitar excessos, pois dá ao cérebro tempo para dizer ao estômago quando já comeu o suficiente.

 

3. Cuidado com as distrações. Desligar a televisão, o computador ou o smartphone durante as refeições também pode ajudar a focar na comida e não exagerar.

 

4.Restringir o álcool. Limitar bebidas alcoólicas ou eliminá-las por completo é um bom começo para diminuir calorias vazias, que são grandes vilãs para quem quer emagrecer com saúde.

 

5. Substituir carnes vermelhas e processadas. Optar por peixes ou aves ajuda na perda de peso e reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes.

 

6. Evitar grãos refinados. Diminua o arroz branco, pão branco, massas, tapioca, cereais matinais açucarados e similares ricos em carboidratos de alto índice glicêmico. Esses alimentos elevam rapidamente o açúcar no sangue e a insulina que, a curto prazo, podem causar um aumento repentino da fome e levar à ingestão excessiva de alimentos.

 

7. Priorizar grãos integrais. Aposte no trigo, arroz, cevada, quinua e chia. Eles são digeridos mais lentamente (baixo índice glicêmico). Dessa maneira, o efeito é mais suave sobre o açúcar e a insulina, o que ajuda a controlar a fome. 

 

8.Consumir mais proteínas. Existem algumas razões pelas quais comer uma quantidade maior de proteínas auxilia a emagrecer com saúde.  Mais saciedade é uma delas, já que indivíduos relataram menos fome depois de comer proteínas quando comparado a ingestão de carboidratos. Maior efeito térmico é outra, pois é preciso mais energia para metabolizar proteínas que outros macronutrientes. Por fim, o ganho de massa muscular. Afinal, a proteína ajuda no ganho e manutenção da massa magra durante a perda de peso. E isso impulsiona o gasto de energia.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/emagrecer-com-saude-8-passos-seguros-para-perder-gordura-corporal,65ef540287d9234606e670c86403e35djlxreats.html?utm_source=clipboard - Foto: Shutterstock

quinta-feira, 31 de julho de 2025

5 atividades para aumentar a massa muscular e melhorar o cardio


Combinar treinos de musculação e exercícios cardiovasculares melhora a saúde geral do corpo

 

Ganhar massa muscular e fazer cardio, esses parecem ser dois objetivos diferentes para quem pratica atividade física. Afinal, a ideia de que os exercícios cardiovasculares interferem no ganho de massa muscular ainda impera. Contudo, não é bem assim.

 

Isso porque só se perde massa magra ao fazer cardio se a prática for realizada em excesso, sem a nutrição adequada e sem a inclusão de treinos de resistência. Do contrário, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade St. George, em Grenada, a combinação entre as modalidades é excelente, pois traz resultados melhores para a saúde do coração, uma vez que beneficia o corpo todo.

 

Por esse motivo, confira 5 tipos de treino para você aumentar o ganho de massa muscular e melhorar o cardio!

 

1. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)

O HIIT envolve alternar períodos de alta intensidade com períodos de descanso. Nele, o objetivo é melhorar o condicionamento físico e o emagrecimento. Porém, também pode ser feito para ganhar massa muscular, basta manter um volume de intensidade satisfatório combinado com carga pesada, como realizado no Swing com kettlebell e burpees.

 

2. Treino em circuito

O treino em circuito combina exercícios de força com atividades aeróbicas. O objetivo é que o praticante reveze entre uma estação e outra, descansando apenas alguns segundos. Para fazê-lo, você pode utilizar aparelhos de musculação, pesos, halteres ou, até mesmo, elásticos que utilizam o peso do próprio corpo. As pausas, geralmente, são de 60 segundos e o tempo em cada estação é limitado.

 

3. Crossfit

O crossfit é conhecido por ser um treino de alta intensidade que combina elementos de levantamento de peso olímpico, ginástica e cardio. De acordo com Rick Soares Vieira, especialista em metodologia do exercício e crossfit, a prática da modalidade aperfeiçoa as qualidades físicas, como flexibilidade, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Além disso,"melhora o condicionamento físico geral, aumenta a massa magra e diminui o percentual de gordura", completa o especialista.

 

4. Calistenia

Embora a calistenia seja um treino de força, ela também pode ajudar o sistema cardiovascular. Isso porque muitos dos exercícios utilizados na técnica, como saltos, burpees e mountain climbers, aumentam a frequência cardíaca, melhorando a resistência cardiovascular enquanto fortalece os músculos.

 

5. Treino de resistência

O treino de resistência é uma modalidade que visa sustentar um esforço durante o máximo de tempo possível. No método, são executados diversos tipos de exercícios, como agachamentos, levantamento terra e supino, que aumentam a frequência cardíaca e melhoram a capacidade cardiovascular com o tempo. Mas vale ressaltar: a formação de resistência é diferente para cada pessoa, o que faz necessário um acompanhamento profissional para uma orientação mais detalhada.

 

Consulte um profissional

Antes de praticar qualquer um dos treinos mencionados, é indispensável buscar o auxílio de um especialista, pois, segundo Felipe Kutianski, professor de educação física, isso evita possíveis lesões e excessos. "É preciso ter cautela para não ultrapassar os limites do próprio corpo. O mais indicado é sempre buscar orientação profissional e treinar a modalidade que você melhor se adaptar", explica.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/5-atividades-para-aumentar-a-massa-muscular-e-melhorar-o-cardio,0d44d3f4073f978a739855678cc9ff2fmjvus1xh.html?utm_source=clipboard - Foto: Media_Photos | Shutterstock / Portal EdiCase

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Adolescentes que dormem mais têm melhor desempenho cerebral


Um novo estudo realizado por pesquisadores das universidades de Cambridge e Fudan revelou que adolescentes que dormem mais horas - e vão para a cama mais cedo - apresentam melhor funcionamento cerebral e têm desempenho superior em testes cognitivos. A pesquisa, publicada na revista Cell Reports, analisou dados de mais de 3.200 jovens de 11 a 14 anos nos Estados Unidos, usando pulseiras inteligentes (Fitbits) para monitorar padrões reais de sono.

 

Apesar das pequenas diferenças de tempo de sono entre os grupos analisados - cerca de 15 minutos -, os efeitos foram notáveis. O grupo que dormia mais cedo e por mais tempo (em média, 7h25 por noite) teve maior volume cerebral e se saiu melhor em testes de vocabulário, leitura, resolução de problemas e atenção. Por outro lado, o grupo que dormia mais tarde e menos (em média, 7h10) apresentou menor volume cerebral e desempenho inferior.

 

Mesmo assim, nenhum dos grupos atingiu a recomendação de 8 a 10 horas de sono para essa faixa etária, feita por especialistas em medicina do sono.

 

Além disso, adolescentes com melhor qualidade de sono apresentaram frequência cardíaca mais baixa durante o descanso, o que é um indicador de boa saúde.Compre vitaminas e suplementos

 

O estudo reforça a importância de uma boa noite de sono durante a adolescência - fase crítica para o desenvolvimento do cérebro - e sugere que mudanças simples nos hábitos podem fazer grande diferença no aprendizado e bem-estar.

 

Fonte: Cell Reports. DOI: 10.1016/j.celrep.2025.115565.

 

Fonte: https://www.boasaude.com.br/noticias/21160/adolescentes-que-dormem-mais-tem-melhor-desempenho-cerebral.html?utm_source=terra_capa_vida-e-estilo&utm_medium=referral#google_vignette

terça-feira, 29 de julho de 2025

Crianças não vacinadas têm até 20 vezes mais risco de desenvolver Covid longa


Uma nova análise realizada com quase 400 mil crianças e adolescentes nos Estados Unidos revelou que não estar vacinado aumenta significativamente o risco de desenvolver Covid longa - condição em que os sintomas da infecção persistem por semanas ou meses após a recuperação inicial. Os dados mostram que, dependendo da idade e do período da pandemia, crianças e adolescentes não vacinados foram até 20 vezes mais propensos a apresentar sintomas duradouros após a infecção por Covid-19.

 

O estudo, parte da iniciativa nacional RECOVER, usou registros eletrônicos de saúde de jovens entre 5 e 20 anos durante os surtos das variantes delta (2021) e ômicron (2022). A vacinação demonstrou ser altamente eficaz para evitar infecções, o que se traduziu em menor incidência de Covid longa. Durante a onda delta, adolescentes vacinados apresentaram taxa 32 vezes menor da condição em comparação com os não vacinados. Na fase ômicron, as vacinas foram cerca de 60% eficazes em crianças e 75% em adolescentes para prevenir casos de Covid longa.Compre vitaminas e suplementos

 

Contudo, os pesquisadores descobriram que a vacina não oferece proteção adicional contra a Covid longa após a infecção já ter ocorrido. Ou seja, o principal benefício está na prevenção da infecção em si.

 

Esses achados reforçam a importância da vacinação infantil e adolescente, não apenas para evitar sintomas agudos da Covid-19, mas também para reduzir significativamente o risco de efeitos prolongados, como fadiga, "névoa cerebral" e problemas respiratórios.

 

eClinicalMedicine. DOI: 10.1016/j.eclinm.2024.102962.

 

Fonte: https://www.boasaude.com.br/noticias/21152/criancas-nao-vacinadas-tem-ate-20-vezes-mais-risco-de-desenvolver-covid-longa.html?utm_source=terra_capa_vida-e-estilo&utm_medium=referral#google_vignette

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Brasil vence Guangdong e conquista título da Solidarity Cup na China


Mais um título para a Seleção Brasileira de Basquete. Após vencer Nova Zelândia e Montenegro, duas seleções presentes no Top 20 do ranking da FIBA, o Brasil derrotou o Guangdong, equipe representante da China no torneio, por 87 a 84, e conquistou o título da Solidarity Cup na China. Essa é a segunda conquista brasileira no intervalo de três dias, após vencer os Jogos Mundiais Universitários contra os EUA na Alemanha.

 

Caio Pacheco foi o grande destaque do Brasil na vitória desta segunda-feira, com 27 pontos. Além dele, mais dois jogadores se destacaram com dígito-duplo em pontuação: Daniel Von Haydin com 15 e Gabriel Jaú com 14.

 

A Seleção Brasileira ainda volta à quadra para mais dois compromissos na China. O próximo desafio será novamente contra a Nova Zelândia nesta quarta-feira, 30, às 06h30, com transmissão gratuita no site e aplicativo do Courtside 1891. Na quinta-feira, 31, Brasil encerra a tour na China, com adversário ainda a definir.

 

A competição amistosa tem a participação da Nova Zelândia, Montenegro e Guangdong, equipe da Liga Chinesa, e para a Seleção servirá como intercâmbio internacional e observatório para a comissão técnica visando os próximos compromissos no ciclo Olímpico 2028.

 

O trabalho oportuniza que jovens atletas e que treinadores ganhem espaço e chance de disputar jogos em alto nível internacional, em harmonia com a forma de trabalho do head coach da Seleção Brasileira, Aleksandar Petrovic, reconhecido por abraçar e dar chances a jovens valores.

 

- Para nós é fundamental esse intercâmbio e oportunidade para os atletas brasileiros e comissões técnicas, como fazíamos numa Seleção de novos no passado. Algo que estamos trabalhando muito forte, visando um projeto escalonado a médio e longo prazo. Além da Solidarity Cup, na China, teremos o Mundial Universitário, que é Sub-25, numa parceria firme com a CBDU, o Globl Jam, Sub-23, a Americup, e o início das Eliminatórias da Copa do Mundo, em novembro. Assim, teremos mais atletas preparados para todos os desafios - citou Marcelo Sousa, presidente da CBB.

 

Jogos do Brasil

 

26/07 - Brasil 85x68 Nova Zelândia

27/07 - Brasil 85x77 Montenegro

28/07 - Brasil 87x84 Guangdong

30/07 - Brasil x Nova Zelândia - 06h30

31/07 - Confronto a definir.

 

A Nova Zelândia é a 22ª no ranking FIBA, enquanto Montenegro é o 16º. Já o Guangdong, representante da Liga Chinesa, trará a qualidade de uma das competições nacionais que mais crescem no mundo. O Brasil é o 12º do ranking FIBA.

 

Convocação

 

Caio de Souza Pacheco - Leyma Coruña

Elio Corazza Neto - Sport Club Corinthians Paulista

Daniel Von Haydin - Caixa Brasília Basquete

Daniel Ifedi Ferreira Onwenu - Clube de Regatas do Flamengo

Pedro Augusto Fernandes de Lima Pastre - Esporte Clube Pinheiros

Gabriel Crepaldi Volpato Galvanini - Kolossos H Hotel Collection

Victor André Camilo da Silva - Sport Club Corinthians

Rafael Paulichi - Caixa Brasília Basquete

João Ricardo Neves Gluck Paul - UCAM Murcia

Pedro Lucas Souza Figueiredo - Saski Baskonia

Kayo San Thiago Manfio Gonçalves - Clube de Regatas do Flamengo

 

Comissão técnica

 

TREINADOR - Rodrigo Carlos da Silva

ASSISTENTE TÉCNICO - Paulo Cézar Martins de Oliveira

PREPARADOR FÍSICO - Eric Ferreira Ruiz

MÉDICO - Anderson Luis do Nascimento

FISIOTERAPEUTA - Igor de Azevedo Rodrigues da Costa Ramos

SUPERVISOR BASQUETE - Gustavo Podence de Freitas

 

Assessoria CBB

 

Fonte: https://www.cbb.com.br/noticia/4936/brasil-vence-guangdong-e-conquista-titulo-da-solidarity-cup-na-china#:~:text=Ap%C3%B3s%20vencer%20Nova%20Zel%C3%A2ndia%20e,da%20Solidarity%20Cup%20na%20China.

Saúde íntima do casal: 5 dicas para se cuidar


Especialista dá dicas sobre saúde íntima e explica como casais podem cuidar dessa parte de suas vidas juntos

 

Por mais que, para muitas pessoas, amar e cuidar do seu parceiro lembre coisas como presentes, jantares românticos e momentos especiais a dois, há também outras questões muito importantes em um relacionamento. É o caso da saúde íntima, e cuidar dela é uma das formas mais genuínas de demonstrar carinho e respeito mútuo.

 

 “Muitas vezes se associa a saúde íntima apenas à mulher, mas ela é um compromisso dos dois. Estar atento a exames de rotina, ao uso de preservativos e aos hábitos do dia a dia fortalece a relação e promove o bem-estar do casal como um todo”, destaca o Dr. Vamberto Maia Filho, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana.

 

E esses cuidados não precisam ocorrer de forma separada viu? É possível cuidar da saúde íntima do casal juntos! Veja a seguir 5 dicas do especialista nesse sentido:

 

1. Façam os exames de rotina juntos

Mesmo em relacionamentos estáveis e monogâmicos, é importante manter uma rotina de check-ups. “Há vírus e bactérias que podem ficar em estado latente no organismo por anos. Estresse e queda de imunidade podem reativar infecções como HPV e herpes, por exemplo”, explica o médico. Exames como o Papanicolau, testes para ISTs e consultas regulares são essenciais.

 

2. Conversem abertamente sobre saúde sexual

Ter diálogos abertos sobre o assunto é muito importante. Fale sempre sobre sintomas, histórico sexual e cuidados nesse sentido.

“Conversar sobre saúde íntima deve ser parte do relacionamento. O cuidado mútuo fortalece a conexão entre o casal e ajuda a quebrar tabus”, reforça o Dr. Vamberto.

 

3. Usem preservativo como proteção adicional

Mesmo em relações duradouras, o uso de preservativos pode ser indicado em alguns contextos, como no início da relação ou quando um dos parceiros teve alguma infecção anterior. “Preservativo não é sinal de desconfiança, e sim de responsabilidade compartilhada”, pontua.

 

4. Cuidem da higiene íntima de forma adequada

Ter higiene é extremamente importante. Contudo, lembre-se de que a higiene em excesso ou de forma inadequada pode acabar causando desequilíbrios na flora vaginal e favorecendo infecções.

“No caso das mulheres, o uso de sabonetes neutros, evitar duchas internas e roupas muito apertadas são cuidados que fazem diferença. E é importante que o parceiro também esteja atento à própria higiene íntima”, alerta o especialista.

 

5. Estejam atentos a sinais e desconfortos

 

Por fim, candidíase, vaginose bacteriana, infecções urinárias e doenças inflamatórias pélvicas podem afetar a qualidade de vida e a intimidade do casal. “Exames e consultas ajudam a identificar qualquer alteração logo no início. Saúde ginecológica é um pilar do bem-estar feminino e, consequentemente, da relação”, conclui.

 

Fonte: https://altoastral.joaobidu.com.br/saude/saude-intima-do-casal-5-dicas-para-se-cuidar.phtml - Por Mayra Cardozo  

domingo, 27 de julho de 2025

Brasil vence EUA com virada espetacular e é campeão da Universíade no basquete


Seleção Brasileira tira 26 pontos de desvantagem e leva o ouro após 62 anos na competição multiesportiva para atletas universitários

 

Numa final em que chegou a estar 26 pontos atrás no placar, o Brasil conseguiu uma virada espetacular e derrotou os Estados Unidos por 94 a 88, neste sábado, pela Universíade, competição multiesportiva que reúne atletas universitários. Foi o segundo ouro brasileiro na história da competição - o primeiro saiu em 1963, em Porto Alegre. Os brasileiros somam também uma prata (2023) e três bronzes (1967, 1973 e 1997). A edição deste ano é disputada na região de Rhine-Ruhr, na Alemanha, e termina neste domingo.

 

Os americanos controlaram o jogo do segundo até o último quarto. Os brasileiros venceram o primeiro por 20 a 17, mas foram completamente dominados nos 10 minutos seguintes: 43 a 29. Os Estados Unidos chegaram a ter vantagem de 26 pontos no terceiro período, que terminou em 67 a 45.

 

A pouco mais de cinco minutos para o fim do jogo, os americanos lideravam por 19 (76 a 57). A reação brasileira, então, veio nos momentos derradeiros. Com uma bola de três pontos de Reynan, com cinco segundos restando no cronômetro, a seleção igualou a partida em 80 a 80, levando a decisão para a prorrogação.

 

No último período, o placar foi de 35 a 13 para os brasileiros. Adyel Borges marcou 25 pontos no jogo. Reynan, 18. Zu Júnior, outro destaque da seleção, fez 16.

 

- Sabíamos que ainda dava para buscar. Não desistimos em momento algum. Nosso time é muito unido e mereceu essa vitória. Vamos agradecer a Deus e festejar muito esse título - citou o armador Adyel.

 

Os campeões:

Adyel Borges – UNICESUMAR-RJ / FEURJ

Agapy Santos – UNICESUMAR-RJ / FEURJ

Anderson Barbosa – UNICESUMAR-RJ / FEURJ

Bruno Cardoso – UNICESUMAR-RJ / FEURJ

Gabriel Campos – UNICESUMAR-RJ / FEURJ

Gabriel Novaes – UNICESUMAR-RJ / FEURJ

Leonardo Colimério – QUC-EUA

Matheus Buiu – UFBRA-SP / FUPE

Zu Junior – UNICESUMAR-SP / FUPE

Rafael Rachel – UNICESUMAR-RJ / FEURJ

Reynan Gabriel – UNICESUMAR-RJ / FEURJ

Yuri Neptune – UNICESUMAR-RJ / FEURJ

 

Comissão Técnica:

Fernando José de Oliveira Pereira (Técnico)

Fabrício Freire Rocha (Auxiliar Técnico)

Paulo Alberto de Paula (Preparador Físico)

 

Fonte: https://ge.globo.com/basquete/noticia/2025/07/26/brasil-vence-eua-com-virada-espetacular-e-e-campeao-da-universiade-no-basquete.ghtml    Foto: FISU

10 benefícios da prática de pilates para a saúde física e mental


Veja como essa prática milenar pode contribuir positivamente para o bem-estar e o tratamento de doenças

 

O pilates é uma excelente opção de atividade física para quem busca exercitar tanto o corpo quanto a mente. Isso porque os exercícios focados em fortalecimento muscular e flexibilidade não apenas melhoram a postura e aliviam dores crônicas, mas também enfatizam a concentração, o controle da respiração e a consciência corporal, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.

 

A seguir, confira 10 benefícios da prática de pilates para a saúde física e mental!

 

1. Melhora a postura

Os exercícios praticados no pilates enfatizam o alinhamento adequado do corpo, promovendo uma melhora e correção da postura, tanto durante o treino quanto no dia a dia. Isso traz diversos benefícios para quem desempenha suas atividades diárias na maior parte do tempo sentado.

 

2. Alivia dores crônicas

O pilates é capaz de ajudar a aliviar dores crônicas em alguns casos, especialmente nas costas e nas articulações, ao fortalecer os músculos que suportam essas áreas. "O pilates trabalha para fortalecer a musculatura, proporcionando alívio da dor e melhora da rigidez articular. Com o tempo, as articulações naturalmente tendem a desgastar, o que pode resultar em dores e inflamações", explica a fisioterapeuta e professora Josi Araujo, da Pure Pilates.

 

Mas, para isso, o método exige foco, controle corporal e preparo físico. Isso porque seus movimentos, embora sutis, demandam precisão e consciência muscular. "O método exige uma boa coordenação, além de estabilidade e preparação para a sobrecarga que esses movimentos repetitivos proporcionam. Dessa forma, promove controle respiratório, alinhamento postural e reequilíbrio muscular", pontua a especialista.

 

3. Beneficia a circulação sanguínea

Os movimentos do pilates ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Isso ocorre porque a atividade estimula a contração e o alongamento dos músculos de forma ritmada e controlada, o que favorece o retorno venoso e a movimentação dos fluidos corporais. Essa função se mostra benéfica para a saúde cardiovascular e para a oxigenação dos tecidos — processo de fornecimento de oxigênio para as células, essencial para que elas realizem suas funções metabólicas.

 

4. Fortalece os músculos 

Os exercícios do pilates são projetados para fortalecer os músculos principais e estabilizadores, com ênfase no core, nas pernas e nos glúteos. "Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes, tanto em aparelhos como no solo. O centro de força do pilates, composto principalmente pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos, é a base da técnica elaborada por Joseph", explica a fisioterapeuta Dalmara Vendeiro.

 

5. Ajuda na qualidade do sono

Por trabalhar o relaxamento dos músculos e o controle da respiração, o pilates acalma também a mente. Isso prepara o corpo para um sono mais profundo, tranquilo e reparador, evitando interrupções durante a noite, como despertares frequentes ou dificuldade para voltar a dormir.

 

6. Promove a coordenação e o equilíbrio

A prática regular do pilates auxilia na coordenação neuromuscular e no equilíbrio, essencial para a prevenção de quedas, especialmente de idosos. "Os exercícios que trabalham a consciência corporal são essenciais para ajudar na correção da postura. Isso ajuda os idosos a entenderem melhor como seu corpo se move e a fazer ajustes para evitar movimentos prejudiciais que possam levar a quedas", explica Josi Araujo.

 

7. Alivia o estresse e a ansiedade

Os exercícios praticados no pilates enfatizam o controle da respiração e a concentração, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e promovendo uma maior conexão entre a mente e o corpo. "No pilates, trabalhamos muito com a respiração, postura, musculatura e equilíbrio, que, quando combinados com os objetivos específicos do tratamento de diversas doenças mentais, tornam o método importantíssimo na prevenção e alívio dessas doenças", explica Josi Araujo.

 

8. Melhora a respiração

Esta prática de exercícios físicos foca o fortalecimento dos músculos do core. O pilates enfatiza a respiração profunda e controlada, o que ajuda a fortalecer o diafragma, essencial para a respiração, e melhora também a função pulmonar. "Por meio da respiração, contribui para o reequilíbrio da função pulmonar, mobilidade tóraco-abdominal e aumento do volume pulmonar", afirma Josi Araujo.

 

9. Estimula a autopercepção

A prática de pilates convida o aluno a se conectar profundamente com o próprio corpo. Ao realizar os movimentos com atenção plena, a pessoa desenvolve uma maior consciência sobre sua postura, seus limites e suas capacidades, isso impacta diretamente na autoestima, pois o corpo passa a ser visto não só como uma aparência, mas como algo funcional, forte e em evolução. Essa percepção ajuda a construir uma relação mais positiva consigo mesmo.

 

10. Incentiva a criatividade

O foco no presente e o relaxamento mental promovido pelo pilates ajudam a desacelerar os pensamentos repetitivos e a liberar a mente de tensões e distrações do dia a dia — criando um estado de presença que favorece a criatividade. Além disso, ao trabalhar o corpo de formas novas e variadas, a prática ativa áreas cerebrais ligadas à coordenação, percepção espacial e resolução de problemas, todas associadas à atividade criativa, o que aumenta a produtividade no trabalho e nas tarefas do dia a dia.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/10-beneficios-da-pratica-de-pilates-para-a-saude-fisica-e-mental,e0305115197f9b6d3259a519f780fa6dlkvzrrl1.html?utm_source=clipboard - Foto: Jacob Lund | Shutterstock / Portal EdiCase

sábado, 26 de julho de 2025

Quais são os alimentos mais inflamatórios?


Eles causam um desequilíbrio na microbiota intestinal e sobrecarregam o fígado

 

Você já ouviu falar em alimentos inflamatórios? Eles são os grandes vilões por trás de diversos problemas de saúde, como dores crônicas, inchaço, cansaço excessivo, problemas de pele, distúrbios intestinais e até doenças cardiovasculares. A inflamação é uma resposta natural do corpo, mas quando se torna crônica — muitas vezes devido à alimentação — pode ser bastante prejudicial.

 

"É importante observar que são considerados alimentos inflamatórios os que – consumidos em excesso ou com muita frequência – podem estimular processos inflamatórios no organismo, às vezes de forma crônica. É um processo silencioso, mas está associado ao desenvolvimento de doenças como Diabetes tipo 2; obesidade; doenças cardiovasculares, hepáticas (como esteatose), alguns tipos de câncer e até envelhecimento precoce", alerta o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 

 

Estes alimentos, segundo o especialista, aumentam a produção de citocinas inflamatórias e, desta forma, causam um desequilíbrio na microbiota intestinal e sobrecarregam o fígado.

 

Entre os alimentos mais inflamatórios estão:

 

Ultraprocessados - ricos em gorduras “ruins” (como a trans) (biscoitos, salgadinhos, fast-food) 

 

Açúcares refinados e doces industrializados

 

Embutidos - presunto, bacon, salsicha, produtos ricos em agrotóxicos e as dietas com baixo teor de fibras.

 

Como reduzir a inflamação com a alimentação?

Uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios pode ajudar a reverter o quadro. Frutas vermelhas, vegetais verdes escuros, azeite de oliva, peixes ricos em ômega-3 (como salmão e sardinha), cúrcuma, gengibre e oleaginosas (como castanhas e nozes) são aliados poderosos.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/degusta/alimentacao-com-saude/quais-sao-os-alimentos-mais-inflamatorios,5a2e3a2d5321f4177559e51b1b7084een5rdsr3r.html?utm_source=clipboard - Foto: Freepik

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Quatro dicas para reduzir risco de lesões em atletas amadores


A regularidade é boa pedida para manter-se bem no esporte

 

Praticar esportes é uma ótima forma de manter o corpo e a mente saudáveis, mas todo atleta amador sabe que algumas lesões podem acabar atrapalhando a rotina. Por isso, é importante adotar cuidados simples que ajudam a reduzir riscos e garantir mais segurança durante os treinos e competições.

 

Nesse sentido veja as quatro dicas para reduzir risco de lesões em atletas amadores com o médico do Núcleo de Medicina do Exercício e do Esporte do Sírio-Libanês Dr. Paulo Zogaib.

 

As quatro dicas para reduzir risco de lesões em atletas amadores

Aquecimento

Inicie cada sessão de corrida com um aquecimento que inclua exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Isso prepara o corpo para o esforço físico e ajuda a prevenir lesões.

 

Equipamento adequado

Invista em tênis de corrida de boa qualidade, adequado para seu tipo de pisada e terreno de corrida. Calçados apropriados proporcionam o suporte necessário e reduzem o impacto nas articulações.

 

Hidratação e nutrição

Mantenha-se hidratado e siga uma dieta balanceada para garantir energia e recuperação muscular adequada. A nutrição adequada é fundamental para o desempenho e a recuperação.

 

Planejamento

Evite sobrecarga ajustando a intensidade e o volume dos treinos progressivamente e alterne entre diferentes tipos de treino com longas distâncias, sprints, intervalos. O planejamento adequado ajuda a prevenir a fadiga muscular e o stress excessivo.

 

Acréscimo

A medicina esportiva não se limita apenas ao tratamento de lesões, ou seja, envolve a prevenção de problemas de saúde e a melhora no desempenho dos atletas. Profissionais de saúde oferecem acompanhamento personalizado e monitoramento contínuo, que asseguram que os esportistas estejam em condições ideais.

 

“A empolgação que surge com as Olimpíadas é uma excelente motivação para iniciar a prática de atividades físicas, mas é fundamental que isso seja feito de maneira segura e gradual. Muitos se lançam nos exercícios sem um planejamento adequado, o que aumenta significativamente o risco de lesões”, concluiu o Dr. Paulo Zogaib.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/quatro-dicas-para-reduzir-risco-de-lesoes-em-atletas-amadores/ - By Guilherme Faber - Shutterstock

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Saúde respiratória: mitos e verdades sobre os cuidados


Algumas doenças aumentam bastante com a queda nas temperaturas e secura do ar; saiba como cuidar da sua saúde respiratória

 

Com o frio e a secura do ar que o inverno traz, muitas vezes a saúde respiratória das pessoas pode ficar comprometida. Isso sem contar que os ambientes fechados e o uso de aquecedores também pioram a situação. O resultado? Mais casos de rinite, sinusite, crises de asma, bronquite e infecções que, muitas vezes, levam à internação.

 

Dados do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostraram um aumento de infecções respiratórias nos últimos meses. De meados de maio a meados de junho, a incidência da influenza subiu para mais de 40%, fora as outras doenças respiratórias. Os mais afetados são crianças e idosos, que respondem por mais de 70% das internações por complicações como pneumonia, bronquiolite e crises asmáticas.

 

“O nariz funciona como um grande filtro. Ele aquece, umedece e filtra o ar antes que chegue aos pulmões. Mas, quando a mucosa nasal está ressecada, esse filtro perde eficiência, e o organismo fica mais exposto a vírus, bactérias e alérgenos”, explica Pauline Michelin, médica otorrinolaringologista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, de Curitiba (PR).

 

Por isso, cuidar da saúde respiratória nesse período é essencial. Contudo, como fazer isso? A seguir, veja mitos e verdades sobre o assunto para tomar as medidas corretas:

 

Lavagem nasal com soro fisiológico previne infecções

VERDADE. “A lavagem ajuda a hidratar as mucosas, eliminar secreções e fortalecer a defesa natural do nariz. O ideal é fazê-la ao menos duas vezes ao dia, especialmente em dias frios ou secos”, diz a especialista.

 

Dormir com a casa toda fechada evita doenças

MITO. “Ambientes sem ventilação acumulam poeira, ácaros e vírus. Abrir as janelas por alguns minutos diariamente é fundamental”, comenta.

 

Beber bastante água ao longo do dia protege a respiração

VERDADE. Segundo a profissional, a hidratação mantém as mucosas da nossa via aérea úmidas e funcionais. Quando elas estão ressecadas, perdem a capacidade de reter e eliminar microrganismos inalados.

 

Umidificador ligado a noite toda é bom para evitar doenças em crianças

MITO. “O aparelho pode ajudar, mas o excesso de umidade favorece mofo e fungos. O ideal é usá-lo por até duas horas seguidas, mantendo a umidade entre 50% e 60%”, diz.

 

Inalações com substâncias caseiras são seguras

MITO. De acordo com Pauline, produtos caseiros e óleos podem queimar a mucosa e causar lesões, além de favorecer infecções mais graves. A inalação deve ser sempre indicada por um médico.

 

Óleos essenciais e água oxigenada podem ser utilizadas para ajudar a destrancar o nariz

MITO. “Muitas vezes, a população recorre a receitas caseiras que, embora possam proporcionar um alívio momentâneo, acabam piorando a qualidade da respiração, trazendo ainda mais riscos à saúde, como inflamação da mucosa nasal, alteração do pH e prejuízos às defesas naturais do nariz”, cometa.

 

Descongestionante nasal pode ser usado sem risco

MITO. Isso porque esses produtos aliviam momentaneamente, mas o uso contínuo pode causar efeito rebote e até problemas cardíacos. “Só deve ocorrer o uso com orientação médica e por tempo limitado”, orienta a especialista.

 

Filtros de ar-condicionado devem ter limpeza regular

VERDADE. “A falta de limpeza favorece o acúmulo de fungos e poeira, que vão para o ambiente. Além disso, o uso prolongado do aparelho de ar-condicionado vai ressecar a mucosa do nosso nariz pelo seu funcionamento, mesmo estando higienizado”, finaliza.

 

Fonte: https://altoastral.joaobidu.com.br/saude/saude-respiratoria-mitos-e-verdades-sobre-os-cuidados.phtml#google_vignette - Por Mayra Cardozo  

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Estudo indica as 10 atividades físicas mais buscadas por brasileiros


Se você quer começar a praticar esporte, mas não sabe por onde começar, veja quais são as possíveis tendências no Brasil

 

Mais de 60% da população brasileira deixou de praticar qualquer tipo de atividade física, como aponta um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Abandonar os exercícios abriu portas para diferentes problemas de saúde física e mental. Com a crise sanitária controlada, os brasileiros agora estão correndo atrás do prejuízo.

 

Quem pensa que a musculação é a única atividade procurada está enganado. De acordo com o GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços, as pessoas estão explorando outros esportes e exercícios. Confira, abaixo, a lista com as dez aulas mais buscadas na plataforma:

 

1. Dança de salão

A dança de salão possibilita um casal se exercitar e se divertir juntos, o que faz com que ela venha ganhando cada vez mais adeptos. De acordo com o GetNinjas, a demanda por aulas de dança de salão aumentou 154% no mês de março em comparação com o mesmo período do ano passado. Além dos benefícios físicos que a prática oferece, a dança também estimula a cumplicidade e sintonia entre os praticantes.

 

2. Forró

Ritmo característico do Brasil e especial das festas juninas, o forró tem sido uma das atividades físicas cada vez mais procuradas na plataforma. Segundo os dados, a procura pelas aulas de forró aumentou 132% em comparação com março do ano passado. Além de aprender uma nova dança, é possível queimar calorias, tonificar os músculos das pernas e exercitar o equilíbrio.

 

3. Funk

Da mesma forma que vem ganhando o cenário internacional, o funk também está se destacando como modalidade de exercício físico. Segundo o GetNinjas, a busca por aulas do estilo musical aumentou 88% em março de 2022; em comparação com mês anterior, o crescimento foi de 36%. Dançar funk um exercício de alto impacto que tonifica os músculos do abdômen e das costas.

 

4. Futebol

Tão querido pelos brasileiros, dificilmente o futebol estaria de fora dessa lista. De acordo com o aplicativo, o número de solicitações para prática de futebol aumentou 42% em relação ao mês de março do ano passado. O aumento também pode ser explicado por esse ano se tratar de um ano de Copa.

 

5. Natação

Segundo a plataforma, o volume de pedidos para professores de natação aumentou mais de 66% no comparativo entre março de 2022 e o mesmo período do ano passado. Apesar de ser uma atividade física de baixo impacto, o esporte aumenta a capacidade pulmonar e proporciona a perda de peso.

 

6. Boxe

Inspirados em grandes personagens do cinema como Rocky Balboa, muitos usuários do GetNinjas tem demonstrado interesse em aulas de boxe. De acordo com a plataforma, os professores da luta viram a demanda crescer em 65% em março de 2022. Praticar boxe fortalece a musculatura e o sistema cardiorrespiratório.

 

7. Muay Thai

A arte milenar tailandesa rompeu as fronteiras da Ásia e conquista cada vez mais adeptos ao redor do mundo. No Brasil, o GetNinjas identificou um acréscimo de 36% na procura por aulas de Muay Thai em comparação com março de 2021. Assim como o boxe, a arte marcial asiática é um exercício de alta intensidade que fortalece a musculatura e o sistema cardiorrespiratório.

 

8. Tênis

O tênis é uma ótima opção de atividade física para casais e famílias, já que pode ser praticado em duplas. O esporte proporciona um melhor condicionamento físico, aprimora a coordenação motora, estimula a flexibilidade e a queima de calorias. Segundo a plataforma de prestação de serviços, a busca por aulas de tênis aumentou 15% em março.

 

9. Patins

Assim como algumas tendências dos anos 80, o patins voltou com tudo. Esta é uma atividade física bastante democrática, já que pode ser praticada por adultos e crianças. Mesmo com a possibilidade de aprender a patinar sozinho, é possível contar com uma ajuda especializada. No Getninjas, o número de pedidos por aulas de patins cresceu 27% em relação a março de 2021.

 

10. Skate

Depois da medalha de prata conquistada por Rayssa Leal, a nossa fadinha, na última Olimpíada, o skate se tornou uma febre entre as crianças. Quem pensou na época que se tratava de um hype passageiro se enganou. Desde a competição o volume de solicitações por professores de skate continua a crescer; em comparação com março do ano passado, a demanda aumentou 107% em março de 2022, segundo o GetNinjas.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/as-10-atividades-fisicas-mais-buscadas-pelos-brasileiros/ - Foto: Shutterstock