domingo, 31 de dezembro de 2023

Feliz 2024 aos leitores do Blog Professor José Costa!

Desejo a todos os amigos leitores do Blog Professor José Costa um Feliz Ano Novo com paz, saúde, amor e dinheiro no bolso, afinal de contas, 2024 será o melhor ano de suas vidas e de seus familiares. Ao mesmo tempo, gostaria de agradecer aos 17 milhões de acessos ao blog, esperando que vocês continuem acessando-o em 2024 para ficar bem informados sobre saúde, esporte, educação, cultura e cidadania.


Professor José Costa

Resultado rápido: 7 atividades físicas que realmente emagrecem


O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso


Encontrar atividades físicas que realmente emagrecem pode ser a chave para um 2024 no shape. Afinal, a promessa de emagrecer no ano novo é fácil, qualquer um pode fazer. Mas conseguir alcançar esse objetivo de fato não é tão simples assim.


Por isso, com a ajuda do instrutor da academia UPX Sports Rafael Correa e do coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo, Zair Cândido de Oliveira, separamos sete atividades físicas que realmente emagrecem. Confira:


7 atividades físicas que realmente emagrecem

1. Musculação

É a proposta que envolve o sistema muscular e que conta com uso de diversas cargas, variações de tempo e de movimentos. Embora a frequência e ritmo de treinos dependam da condição de um sujeito, Zair cita que 30 minutos de exercícios diários geram resultados significativos e, também, recomenda a junção de atividades aeróbicas com os treinos anaeróbicos.

“Uma sugestão é dividir a semana, alternando entre atividades aeróbicas e anaeróbicas, o que permite uma variedade, que torna o treino mais dinâmico e eficaz”, sugere.


2. Corrida

É uma proposta aeróbica eficaz quando o assunto é queima de calorias. O corpo usa grande quantidade de energia para manter o ritmo e a resistência necessários para o exercício. Assim, resulta no aumento significativo no gasto calórico, que pode chegar até 700 calorias por hora.


3. Caminhada

Apesar de ser de menor intensidade em comparação com a corrida, a caminhada pode queimar até 550 calorias por hora, o que ainda depende da velocidade, inclinação do solo, peso e metabolismo de uma pessoa.


4. Dança

O corpo se envolve em movimentos coordenados que demandam energia, força e resistência, combinação que dá em um considerável gasto calórico. A dança também eleva a frequência cardíaca e em uma hora de aula de dança é possível queimar até 600 calorias.


5. Lutas

Os praticantes de boxe, muay thai, judô ou jiu-jitsu realizam uma série de movimentos intensos, que envolvem força, agilidade e resistência. A média de gasto calórico é de acordo com a intensidade, mas pode chegar até 1.000 calorias por hora.


6. Natação

O corpo trabalha intensamente para vencer a resistência da água e envolve quase todos os músculos. “Isso não apenas queima calorias de maneira eficaz, mas também fortalece os músculos, melhora a resistência cardiovascular e ajuda na tonificação corporal”, afirma Oliveira Netto. A média de gasto calórico por hora na natação chega a 600 calorias, segundo o especialista.


7. Hidroginástica

Esse exercício aquático oferece excelente equilíbrio entre queima de calorias e baixo impacto nas articulações. Os participantes realizam uma série de movimentos aeróbicos e de força em uma aula, aproveitam a resistência natural da água para trabalhar todos os principais grupos musculares e o gasto calórico pode atingir até 500 calorias por hora.


Não fique “refém” do aeróbico na esteira

“Entre os exercícios que mais auxiliam na perda de peso estão a corrida, lutas, natação, musculação, aulas funcionais e até mesmo atividades como pular corda, burpee e polichinelo”, garante Rafael.


Ainda assim, Correa cita que existem alternativas eficazes para quem quer evitar o impacto, como natação, spinning, aulas de dança e ciclismo. “O importante é escolher atividades que estejam alinhadas com as capacidades e necessidades individuais”, finaliza.


Fonte: https://sportlife.com.br/7-atividades-fisicas-que-realmente-emagrecem/ - Por Guilherme Faber - Foto: Shutterstock


Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

1 Tessalonicenses 5:18


sábado, 30 de dezembro de 2023

Atividade física ajuda no controle de doenças crônicas; entenda


Rotina de exercícios com acompanhamento médico é fundamental

 

As doenças crônicas não transmissíveis representam sete das 10 principais causas de mortes no mundo. Doenças como colesterol alto, hipertensão e diabetes correspondem a 73,9% dos óbitos mundiais e a mais de 50% das mortes no Brasil. Eis que surge a atividade física, que ajuda no controle de doenças crônicas.

 

Exemplo de atividade física nessa luta

O bancário Bernardo Tavares, de 33 anos, incluiu musculação e treino funcional na rotina diária para não ser mais um “número”. Bernardo viu que os resultados dos exames saíram alterados durante seu check-up, mesmo com corridas leves. A taxa de triglicerídeos estava em 450 mg/dL quando o comum é inferior de 150 mg/dL.

 

“Em sete meses praticando atividade física regular, meus exames normalizaram. Além disso, tenho mais ânimo, durmo e acordo melhor. Se não incluísse os exercícios na minha vida, teria que recorrer aos medicamentos de uso contínuo”, disse.

 

Pesquisas e orientações

 

O estudo da Universidade de Tohoku, do Japão, disse que o índice de mortes por doenças cardíacas e diabetes caiu 40% e o de câncer diminui 28% para quem realiza regularmente atividades de força associadas às aeróbicas. Foram acompanhados voluntários com idades entre 18 e 97 anos durante dois anos para análise. Os resultados indicaram que a morte prematura entre as pessoas que se movimentam varia de 10% a 17% menor se comparado às sedentárias.

 

Pedro Murara é médico do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, e ressalta que perceber índices como colesterol e glicemia aumentados ou pressão alta funcionam como motivadores para que o paciente procure hábitos saudáveis.

 

“Muitas vezes, quando a pessoa inicia em algum esporte e já toma medicamentos de uso contínuo, constata que a atividade física e a alimentação saudável ajudam a diminuir o número de comprimidos diários ou até mesmo a fazer com que não precise mais deles”, explica. “Mas é fundamental procurar uma atividade física que se adapte à rotina e que traga prazer na execução”, complementa.

 

Murara também reforça que histórico familiar de morte súbita, problemas cardíacos, infarto, cirurgias cardíacas são pré-requisitos importantes para que seja feito um check up antes do início das atividades.

 

“A idade de corte para esse acompanhamento médico é relativamente baixa. Normalmente, a indicação é para que todos com mais de 30 anos façam acompanhamento tanto para iniciar uma atividade quanto para quem busca aumentar o rendimento. Mas quando tem algum caso de doença na família ou for realizar esporte de alta intensidade para participar de competições, a busca por uma avaliação e acompanhamento médico deve ocorrer independentemente da idade”, orienta.

 

Corrida, o esporte democrático

A corrida de rua ganha espaço há alguns anos e na pandemia o crescimento do esporte foi ainda maior. O risco da covid-19, com fechamento das academias fez com que a população apostasse em atividades ao ar livre e a corrida foi a “preferida”.

 

Um aplicativo de monitoramento de corrida contava com seis milhões de brasileiros cadastrados em 2019 e em 2020 esse número aumentou, ou seja, ficou para 13 milhões.

 

Os especialistas partem na “contramão” com os cuidados necessários antes de investir em corridas e caminhadas. Fabiano Kupczik é ortopedista e líder do Grupo de Joelho do Hospital Universitário Cajuru, e transmitiu cuidados para os iniciantes.

 

“Muitas vezes, o sobrepeso é um dos problemas que fazem com que as pessoas procurem a corrida e isso é muito propício para as lesões. O ideal é procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade e fazer de forma gradual em dias alternados para melhorar o condicionamento. A paciência para obtenção dos resultados é outra aliada para evitar problemas no joelho, pé e quadril”, encerra.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/atividade-fisica-ajuda-no-controle-de-doencas-cronicas-entenda/ - Por Guilherme Faber - Shutterstock


Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Romanos 10:17


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Câncer de pele: cuidados que você deve ter no verão


Dermatologistas alertam sobre os sintomas do câncer de pele e detalham formas de prevenir a neoplasia mais frequente no mundo

 

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo, e ele tem como principal causa a exposição excessiva ao sol. Por isso, alertar sobre os riscos do tumor e divulgar as formas de prevenir a doença se torna ainda mais importante a poucos dias do verão. “O sol é intenso no Brasil e as pessoas nem sempre tomam as precauções necessárias para se proteger quando estão ao ar livre”, destaca a dermatologista e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dra. Natasha Crepaldi.

 

A Dra. Ana Carolina Sumam, também dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), acrescenta que o risco não está somente na exposição à radiação UV na praia e na piscina, mas também durante o dia a dia. “O estresse oxidativo causado por ela tem efeito cumulativo e, ao longo do tempo, isso vai contribuindo para a alteração do DNA das células da pele e desenvolvimento do câncer”, explica.

 

Sintomas

De acordo com a Dra. Natasha, os principais sintomas do câncer de pele são um novo crescimento ou uma mudança em um crescimento existente na pele. Há ainda outros sinais de alerta:

 

Ferida que não cicatriza;

Alteração na verruga;

Nova lesão na pele que sangra, forma crostas ou não desaparece.

 

 

Ela destaca que manchas de surgimento recente em adultos devem sempre passar por uma avaliação dermatológica. “Se você notar algum desses sintomas, é importante consultar um dermatologista imediatamente”, afirma.

 

Segundo a Dra. Ana, nem todas as manchas novas são câncer, mas elas devem acender um alerta e, portanto, devem ser investigadas. “Na maioria dos casos, o paciente não sente nada. Apenas vê a lesão, que pode ser uma mancha escura ou não, pode parecer uma espinha ou até mesmo uma casquinha. Um sinal que muda de cor, aumenta de tamanho, apresenta bordas irregulares, tem aspecto assimétrico ou tem tamanho grande é um sinal suspeito, por isso deve chamar atenção”, alerta a especialista.

 

Maneiras de prevenir o câncer de pele

Faltam poucos dias para a chegada do verão e, para conseguir aproveitar sem descuidar da saúde, alguns cuidados são imprescindíveis. A SBD recomenda para a população geral o uso de protetores solares de FPS mínimo de 30. “Deve ser de amplo espectro, isto é, com a proteção UVA de no mínimo metade do FPS. Essa informação deve vir no rótulo como PPD, sendo o mínimo de 15”, informa a professora de dermatologia, Dra. Natasha.

 

Ana acrescenta que é preciso lembrar de aplicar o protetor solar em toda a extensão da pele. “Couro cabeludo, orelhas, mãos, pés, pescoço… enfim, tudo. Também é importante reaplicar de duas em duas horas, além de utilizar um produto com amplo espectro de proteção e muito resistente à água e ao suor”, destaca.

 

As especialistas recomendam ainda o uso de roupas com proteção solar. Bonés e chapéus e óculos escuros (com proteção ultravioleta) são de grande valia. Ficar na sombra também diminui a exposição aos raios solares e, portanto, os riscos de desenvolver câncer de pele.

 

“As altas temperaturas e o fato de ficar mais tempo ao ar livre, faz com que a necessidade de maior hidratação aumente. Por isso, ingerir muito líquido é muito importante, pois a água é essencial para a maioria das funções celulares, e como a pele é o maior órgão do corpo, para o seu bom funcionamento precisamos estar bem hidratados, ingerindo cerca de 2-3 litros por dia. Se houver maior gasto, com exercícios físicos, por exemplo, a ingestão deve ser ainda maior”, acrescenta a Dra. Natasha.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/cancer-de-pele-cuidados-que-voce-deve-ter-no-verao.phtml - Por Redação - Foto: Shutterstock


Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

Hebreus 13:15


quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Verão: 4 dicas para renovar e proteger corretamente a pele


Várias precauções são necessárias nesta época do ano

 

Convenhamos, a descamação da pele no verão não é legal, certo? Afinal, o que mais queremos em qualquer estação do ano é a pele renovada e saudável. Nesse sentido, as especialistas Mônica Aribi, Patrícia França, Beatriz Lassance e Cláudia Merlo darão quatro dicas de renovar a pele no verão.

 

Quatro conselhos para pele renovada no verão

 

Troque os ácidos pelos esfoliantes e a hidrodermoabrasão

Os ingredientes efetivos nos dermocosméticos são os ácidos, que atuam como “coringa” tratando de acne a rugas e de manchas a flacidez. É hora de dizer adeus ou diminuir consideravelmente o uso deles (ácido retinoico principalmente) com a chegada do verão.

“Eles promovem renovação celular, uniformização da tonalidade e melhora da textura. Como causam fotossensibilidade da pele, seu uso deve ser orientado por médicos para saber qual a concentração do ativo e frequência ideais para a sua pele”, diz a dermatologista, sócia da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia Dra. Mônica Aribi.

 

Aposte nos antioxidantes

“O médico pode indicar cápsulas orais para o tratamento completo de estímulo de colágeno. Teremos a produção de macromoléculas, proteínas estruturais, além de uma melhor sinalização e comunicação celular com esses ativos. Assim, proporcionamos uma melhor hidratação e otimização na síntese de colágeno, elastina e proteoglicanas”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

 

Proteína no prato

Verdade dura de engolir: não existe produção de colágeno (consequentemente pele firme e elástica) se você não ingerir proteína suficiente na sua alimentação. “Uma conta simples é que precisamos de 1 a 1,5g de proteínas por Kg de peso por dia para manter a necessidade diária sem prejuízo de nenhuma função. Se existe um preparo físico para hipertrofia muscular essa recomendação pode chegar a 2,5g por kg de peso por dia”, explica a membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e cirurgiã Dra. Beatriz Lassance.

 

Estímulo de colágeno sem descamação

“Os bioestimuladores injetáveis são ativos que estimulam células do nosso organismo (fibroblastos) a produzirem colágeno, que tem função de manter estrutura da face. Os bioestimuladores são importantes para prevenção do envelhecimento e tratamentos de rejuvenescimento”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em cosmetologia pelo Instituto BWS.

 

“Quando associamos bioestimulador de colágeno (hidroxapatita de cálcio) a um ácido hialurônico em uma mesma seringa, criamos um meio favorável para as células produtoras de colágeno, pois uma pele hidratada responde melhor aos bioestimuladores”, completa a Dra. Cláudia. “Todo tratamento deve ser personalizado. Muitos pacientes acreditam que precisam da toxina botulínica, por exemplo, mas a indicação pode ser outra, como um bioestimulador de colágeno. Consulte um médico”, finaliza Merlo.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/verao-4-dicas-de-renovar-e-proteger-corretamente-a-pele/ - Por Redação - Shutterstock


Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 2:8-9


quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Médica revela 4 maneiras de acelerar o metabolismo e emagrecer mais rápido


A vida física ativa é que dita os resultados dessa proposta

 

Resumidamente, o metabolismo corresponde à um conjunto de reações químicas dentro do nosso corpo, que são necessárias para o bom funcionamento do organismo. Um processo que demanda energia e que, quanto mais acelerado for, mais energia gastará. Dessa forma, acelerar o metabolismo é a certeza de gastar mais calorias de maneira natural. Algo que impacta diretamente no emagrecimento saudável.

 

Por isso, com a ajuda da médica endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat Dra. Luiza Esteves separamos quatro dicas valiosas para acelerar o metabolismo do seu corpo e, consequentemente, gastar mais calorias. Confira:

 

4 dicas para acelerar o metabolismo

 

1. Aumento de massa muscular

“O aumento de massa muscular e de massa magra faz com que o metabolismo basal cresça, porque o músculo é um tecido, que gasta mais energia ao longo do dia, mesmo quando você está parado do que a gordura, por exemplo. Então, quem tem mais músculo vai gastar mais energia ao longo do dia. É importante a prática e atividade física resistida com o objetivo de ganhar massa muscular para você poder aumentar o seu metabolismo”, diz a doutora Luiza.

 

2. Exercício físico aeróbico

Caminhada, corrida, bicicleta e natação estão entre as opções que promovem o gasto calórico com direito a melhora na aptidão cardiovascular. “Há inúmeros benefícios cardiovasculares e para a saúde. Então, são importantes tanto para acelerar o metabolismo quanto para você melhorar a sua aptidão”, complementa Esteves.

 

3. Sem dietas restritivas

Essa opção simplesmente deixa um sujeito sem energia, ou seja, haverá menos calorias com o entendimento do corpo, que estará bem o oposto daquilo que realmente é o seu objetivo.

“Se você está dando menos energia e menos calorias, seu corpo entende que está passando por uma situação de estresse e que precisa diminuir o gasto metabólico dele. Sendo assim, o que o nosso corpo faz? Se adapta e com isso diminui a taxa metabólica basal. Tem que ter cuidado com essas dietas restritivas quando são realizadas por tempo mais prolongado”, orienta a médica.

 

4. Atividade física não programada

“Diminuir o tempo sedentário para quem faz trabalho a mais em home office, que fica o dia inteiro sentado. Fazer pausas a cada meia hora e levantar um pouco. Isso pode trazer benefícios para a saúde e, também, você vai ajustar aumentando um pouco mais seu metabolismo”, encerra a Dra. Luiza Esteves.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/medica-revela-4-maneiras-de-acelerar-o-metabolismo-e-emagrecer-mais-rapido/ - Por Guilherme Faber - Shutterstock


Você me restaurou a saúde e me deixou viver. Certamente foi para meu benefício que sofri tal angústia. Em seu amor, você me protegeu do abismo da destruição; colocou todos os meus pecados para trás. (Isaías 38: 16-17)


terça-feira, 26 de dezembro de 2023

5 maneiras de mudar os seus hábitos em 2024


Veja como a ciência ajuda a incluir hábitos positivos no seu dia a dia com técnicas simples

 

Formar novos hábitos pode até parecer um desafio, especialmente quando se trata de dieta, praticar exercícios físicos ou, até mesmo, ler um livro. No entanto, não é impossível. E, se você já começou a fazer as típicas “promessas de fim de ano”, saiba que, para cumpri-las, a ciência pode te ajudar.

 

Isso porque, apesar de a sabedoria popular indicar que são necessários 21 dias para estabelecer um novo hábito, a ciência revela algo diferente. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Pippa Lally da University College London, hábitos mais simples, como usar um eletrodoméstico novo, levam apenas 18 dias para se formar, enquanto hábitos como ir à academia levam até 254 dias.

 

Considerando isso, indicamos a seguir 5 dicas para você se libertar dos seus hábitos antigos e estabelecer novos costumes. Confira!

 

1. Entenda o contexto

De acordo com a cientista Wendy Wood, da Universidade do Sul da Califórnia, 43% dos hábitos são formados quando associamos um contexto a um comportamento. Note o que acontece antes de você praticar um hábito de que não gosta para então se livrar dele. Se perceber que logo que chega à sua casa a primeira coisa que faz é abrir a geladeira e pegar um pote de sorvete, a sua consciência dessa associação fará com que você tenha mais chances de passar reto pela geladeira nas próximas vezes.

Construir um hábito segue a mesma lógica, é necessário que você associe, por exemplo, o toque do despertador com vestir roupas de exercício. Outra forma de cuidar das tentações, como doces, é substituí-las por frutas. Se o seu hábito é chegar em casa e automaticamente abrir a geladeira, se, ao invés de sorvete, você encontrar morangos, sua dieta irá se beneficiar de um hábito que você já tem formado.

 

2. Aumente ou diminua o atrito

Quer parar de comer doces? Dificulte o seu acesso às guloseimas as colocando em um armário de difícil alcance. Quer começar a fazer exercícios? Na noite anterior, coloque suas roupas de academia em cima da mesinha de cabeceira. Para hábitos que queremos nos livrar, devemos aumentar o atrito, mas, para hábitos que queremos formar, o truque é diminuir o atrito.

Wendy Wood revela que muitos corredores têm uma característica em comum: eles moram perto de parques. Com a eliminação do atrito de ter que dirigir até o parque, o hábito se forma com mais facilidade.

 

3. Envolva outras pessoas

Quer começar a correr? Entre em um grupo de corrida. Deseja fazer academia? Contrate um personal trainer . É importante saber que um dos maiores motivadores para o ser humano é manter uma imagem positiva de si.

O cientista Robert Cialdini, da Arizona State University, revela que, para mantermos uma imagem positiva com o grupo de corrida ou com o nosso  personal , precisamos cumprir o compromisso que assumimos de estar no parque ou academia às 7h, com o preço de sermos malvistos por eles.

 

4. Mude suas metas

A cientista Katy Milkman descobriu que o começo de ciclos temporais aumenta a nossa motivação. É por causa do “Efeito do Novo Começo” que as segundas-feiras são os dias em que as academias estão lotadas.

Já o cientista Clark Hull, da Universidade de Chicago, revelou que o fim de um ciclo também motiva as pessoas. A “Teoria da Meta Gradativa” é facilmente observada na área comercial, quando os vendedores estão com 50% da meta batida no dia 25 do mês, mas, na última semana, a equipe faz uma correria enorme e acaba batendo a meta.

“O Problema do Meio” é outra descoberta incrível, feita pela cientista Ayelet Fishbach, que evidenciou que as pessoas perdem sua motivação no meio de um ciclo. Essas três descobertas nos fazem entender que devemos traçar metas semanais.

Assim, você ficará motivado na segunda e na terça, pelo começo de um ciclo, e terá um pico motivacional novamente na quinta e na sexta, o fim do ciclo. Outra vantagem das metas semanais é que o período do meio é curto: apenas a quarta-feira.

 

5. Associe as tentações

Katy Milkman nos presenteou com outra descoberta fantástica para aumentar a persistência. Em um experimento, os participantes deveriam começar uma rotina de exercícios e a metade deles poderia escutar um iPod na academia, em que seus audiolivros preferidos estavam baixados. Os iPods podiam ser acessados somente na academia, já que ficavam trancados em um armário.

 

Em comparação com os participantes que não eram colocados para escutar audiolivros durante a atividade física, as pessoas que tinham acessos a iPods frequentaram a academia 55% a mais. Milkman nomeou esse fenômeno como “Associação de Tentações”, descobrindo que nossa persistência aumenta toda vez que associamos uma atividade que somos obrigados a fazer (como ir para a academia ou lavar louça) com uma atividade que gostamos de fazer (como escutar audiobooks ou assistir a séries).

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-12-18/5-maneiras-de-mudar-os-seus-habitos-em-2024.html - Por Luiz Gaziri - Imagem: mentalmind | Shutterstock


E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as riquezas da sua glória em Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)


segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Carboidratos que engordam: nutricionista revela 6 “vilões” da dieta


Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

 

Quando falamos sobre emagrecimento, não há nenhum nutriente proibido, no entanto, existem alguns carboidratos que engordam. São os famosos “vilões da dieta. Por isso, com a ajuda da nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais Daniela Zuin separamos os seis principais. Para que você saiba aquilo que é realmente necessário evitar e não saia por aí com medo de ingerir qualquer tipo de carboidrato.

 

6 carboidratos que engordam

Açúcares refinados

Açúcar de mesa comum, xarope de milho rico em frutose e outros adoçantes refinados. O consumo excessivo de açúcar adicionado está associado a picos de açúcar no sangue e ao ganho de peso.

 

Farinhas refinadas

Farinhas brancas e produtos feitos com elas, como pães brancos, massas refinadas, doces e bolos, geralmente contêm pouca fibra e nutrientes. O que, dessa maneira, pode levar a um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue, aumento de insulina e ao ganho de peso.

 

Bebidas açucaradas

Refrigerantes, sucos de frutas adoçados e bebidas energéticas frequentemente contêm altos níveis de açúcar, que fornecem calorias vazias e não satisfazem a fome.

 

Salgadinhos e petiscos processados

Batatas fritas, salgadinhos de pacote e bolachas costumam conter grandes quantidades de açúcar e gordura saturada, que contribuem para o consumo calórico excessivo.

 

Fast food e alimentos altamente processados

Refeições de fast food, como hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes, geralmente possuem grandes quantidades de carboidratos refinados, gorduras saturadas e sódio, e são conhecidas por promover o ganho de peso quando consumidas regularmente.

 

Bebidas alcóolicas

Se consumida em excesso, fornece calorias adicionais e pode diminuir a capacidade do corpo de queimar gordura, o que pode levar ao acúmulo de peso. Além disso, o consumo de álcool também pode levar a escolhas alimentares menos saudáveis e excesso de ingestão calórica.

 

Carboidrato Simples x Carboidrato Complexo

“Os carboidratos simples são rapidamente digeridos e aumentam os níveis de açúcar no sangue, como os encontrados em doces, sucos e refrigerantes. Já os carboidratos complexos são encontrados em alimentos, como grãos integrais, legumes, frutas e vegetais, e são digeridos mais lentamente, o que proporciona energia sustentada ao longo do tempo”, afirma Daniela.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/carboidratos-que-engordam-nutricionista-revela-6-viloes-da-dieta/ - Por Guilherme Faber - Shutterstock


Adora o SENHOR, teu Deus, e a sua bênção estará sobre a tua comida e água. Tirarei as doenças de entre vós. (Êxodo 23:25)


domingo, 24 de dezembro de 2023

5 alimentos para evitar no fim de ano e proteger a saúde do coração


Médico explica como a alimentação durante as festas pode aumentar as chances de doenças cardíacas

 

As festas de fim de ano e as ceias de Natal e Ano Novo costumam ser marcadas pela ênfase na comida e na bebida, o que leva muitas pessoas a exagerarem, podendo prejudicar a saúde, especialmente a do coração.

 

Manter uma alimentação saudável é fundamental para a saúde cardiovascular. Contudo, quando a alimentação é feita de maneira descontrolada, podem surgir diversos sintomas, conforme explica o cardiologista Dr. Roberto Yano.

 

“Uma dieta inadequada, rica em alimentos processados, gorduras saturadas e açúcares, pode prejudicar seriamente a saúde do coração . O consumo excessivo de sal pode elevar a pressão arterial, aumentando o risco de hipertensão e doenças cardíacas. Além disso, gorduras ruins podem obstruir as artérias, causando aterosclerose, que pode levar a infarto e derrames”, pontua.

 

Pessoas que devem redobrar os cuidados

De acordo com o Dr. Roberto Yano, todos precisam ter cuidados, mas pessoas com condições cardiovasculares anteriores precisam reforçar a atenção. “Claro que não é o que você come em um dia que irá determinar a sua saúde geral, mas esse tipo de hábito se estende, principalmente em longos períodos de festividade, como no fim de ano”, destaca.

 

Segundo o médico, pacientes com históricos precisam ter ainda mais cuidado na ingestão de certos alimentos. “Esse tipo de exagero, por exemplo, em comidas com alto teor de gordura, açúcar, sal, em bebidas alcoólicas, pode prejudicar toda a sua saúde em geral, mas afeta especialmente pessoas com condições anteriores, por isso, estas pessoas devem ter alguns cuidados a mais”, observa.

 

A seguir, confira 5 alimentos para evitar nas festividades de fim de ano e garantir a saúde do coração:

 

1. Frituras

Alimentos fritos consumidos em excesso podem acelerar o processo da aterosclerose, o acúmulo de gordura nas nossas artérias, o que pode contribuir para infarto ou AVC (acidente vascular cerebral).

 

2. Alimentos ricos em gorduras trans

A gordura trans é responsável por elevar os níveis de colesterol ruim no sangue e contribui também para acelerar o processo da aterosclerose.

 

3. Comidas muito salgadas

O sódio em excesso eleva a pressão arterial, faz reter mais líquido, endurece as artérias, prejudica os rins, aumentando as chances de um infarto, ou de uma insuficiência renal.

 

4. Doces em excesso

Além de contribuir para a obstrução das artérias, também pode levar à obesidade, diabetes e colesterol alto, o que prejudica a saúde do coração.

 

5. Industrializados

Comidas industrializadas e ultraprocessadas, em geral, possuem grandes quantidades de açúcares, de sal, de gorduras trans e saturadas. Por isso, consumi-los em excesso prejudica a saúde do coração.

 

Melhorando a alimentação no fim de ano

Ter equilíbrio nas escolhas dos alimentos e bebidas é fundamental, os exageros são os maiores vilões desta época, ressalta o Dr. Roberto Yano. “A chave é fazer escolhas mais conscientes e equilibradas. Opte por porções menores e equilibradas, priorizando alimentos frescos, como frutas, vegetais e grãos integrais. Substitua gorduras saturadas por opções mais saudáveis, como azeite de oliva, nozes, castanhas e outras gorduras de boa qualidade. Controle o consumo de sal e evite excessos de doces e bebidas açucaradas”, recomenda.

 

Ainda segundo ele, existem maneiras de se preparar com responsabilidade tanto no dia das festas como antes. “Não pule refeições anteriores à festa para controlar a fome e evite ingerir grandes quantidades de comida ou bebidas alcoólicas. Para quem tem condições anteriores, como infarto prévio, hipertensão, diabetes, dislipidemia, é importante realizar exames de rotina antes das festas de fim de ano”, indica.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-12-18/5-alimentos-para-evitar-no-fim-de-ano-e-proteger-a-saude-do-coracao.html - Por Adriana Quintairos - Imagem: Ground Picture | Shutterstock


Ele cura os corações partidos e fecha suas feridas. (Salmos 147: 3)


sábado, 23 de dezembro de 2023

6 dicas para manter a boa forma mesmo com as festas de fim de ano


Médica explica como você pode curtir as ceias de Natal e Ano-Novo sem ganhar peso

 

Durante as festas de fim de ano, é quase impossível resistir às tradicionais comidas da época. Isso porque elas são uma das principais atrações da festividade. Por isso, após esse período, é comum as pessoas reclamarem que ganharam peso. Segundo um estudo publicado pelo New England Journal of Medicin e, os quilos adquiridos nessa fase podem afetar a balança ao longo de toda a vida.

 

Baseados na análise de peso de 2.924 voluntários de três países (Estados Unidos, Alemanha e Japão), durante 12 meses, os pesquisadores constataram que os participantes engordavam cerca de 2kg nas festas e perdiam, ao longo do ano, 1,5kg, fazendo com que o 0,5kg a mais fosse acumulado anualmente.

 

Causas do ganho de peso no final do ano

Segundo a endocrinologista Claudia Chang, doutora e pós-doutora em Endocrinologia e Metabologia pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), alguns fatores justificam o ganho de peso no final do ano:

 

Alimentos de maior densidade energética;

Aumento do tamanho das porções;

Maior consumo de bebidas calóricas;

Menor nível de atividade física.

 

“Mesmo quem foi regrado com a alimentação ao longo do ano, não resiste à tentação e acaba se deixando levar pelas deliciosas iguarias, sem pensar nas consequências. A dica é tentar o equilíbrio, não se privando do prazer de comer, mas sem exageros”, recomenda a médica.

 

Evitando o ganho de peso

A seguir, confira as sugestões da endocrinologista Claudia Chang para não sair da linha durante as festas de fim de ano!

 

1. Prepare sanduíches com opções saudáveis

Você pode usar a criatividade e fazer diferentes opções de sanduíches. Dá para preparar desde o básico lanche de peito de peru até optar por outros ingredientes, como alface, tomate, milho-verde, cenoura picada, frango desfiado e queijo branco. Dê preferência ao pão light ou ao integral, rico em fibras. Evite usar molhos, maionese ou manteiga.

 

2. Opte por salgados assados

Esse é o tipo de item que está sempre presente em reuniões de amigos e familiares. Opte pelos assados, como empanadas, pães de forno, esfihas, empadas, quiches, entre outros. Mesmo sendo calóricos, são mais saudáveis do que os salgados fritos, como coxinhas, quibes, croquetes, bolinhas de queijo, risoles, entre outros.

 

3. Consuma saladas

Antes de partir ao que interessa, faça um prato generoso de folhas e leguminosas, de preferência, temperado apenas com azeite e sal. Além de ajudar na digestão, a salada aumenta a saciedade, evitando que você se esbalde nas comidas mais calóricas e gordurosas.

 

4. Evite a gula

Não é fácil olhar para a mesa e não querer comer muito de tudo. Mas seja racional. Antes de pegar o prato, olhe para as opções. Escolha o que você realmente quer comer e exclua o que seria apenas gula. Só então pegue seu prato e se sirva das comidas que você optou. Como as ceias costumam ser fartas, pegue uma porção pequena de cada alimento. Caso contrário, seu prato ficará muito maior do que imaginava.

 

5. Escolha o doce que você gosta mais

A hora da sobremesa é cruel para quem não resiste a um doce. Mas nada de pegar um pouco de tudo! Siga a mesma sugestão da ceia. Analise os doces antes de ter o prato em mãos. Opte pelo que você mais gosta e sirva uma fatia moderada. Se não convenceu, vá de frutas. Elas também têm açúcar, mas são bem mais nutritivas!

 

6. Intercale a bebida alcoólica com água

Tomar bebida alcoólica nas festas de final de ano é praticamente uma tradição, até mesmo para quem não tem costume de beber. Dê preferência ao gim e ao saquê, que são menos calóricos. Se você não resiste a um bom vinho, escolha os mais secos. Se for de cerveja, fique com as escuras. Ainda assim, não exagere, pois o álcool em excesso causa desidratação, inchaço e alterações no fígado. O ideal é intercalar a bebida com água, o que irá amenizar a desidratação e o mal-estar.

 

 “Vale lembrar que a alimentação deve ser prazerosa. Se você está com o peso normal, tem o hábito de comer cereais, legumes, frutas e verduras, consome água com frequência e pratica atividade física regular, não se prive de comer alguns alimentos que não estão na sua rotina. Apenas use o bom senso e tenha moderação”, finaliza Claudia Chang.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-12-22/6-dicas-para-manter-a-boa-forma-mesmo-com-as-festas-de-fim-de-ano.html - Por Flávia Vargas Ghiurghi - Imagem: Kamil Macniak | Shutterstock


"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” (Mateus 7:15)


sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Veja como manter o equilíbrio alimentar durante as festas de fim de ano


Nutróloga ensina a lidar com a comilança excessiva sem passar vontade nas festividades

 

O fim de ano é verdadeiramente uma época festiva, repleta de celebrações como o amigo secreto, confraternizações da empresa e formaturas. Além disso, os happy hours também se multiplicam, sem contar as festas de Natal e Ano Novo, em que petiscos, bebidas e iguarias típicas são protagonistas.

 

Contudo, a alegria das festividades pode dar lugar a uma surpresa indesejada quando a balança revela os quilos a mais, um lembrete de que as delícias das festas podem deixar vestígios além das memórias.

 

A importância do equilíbrio

Segundo a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, para lidar com a comilança excessiva sem passar vontade ou engordar, o segredo está no equilíbrio e, também, no conhecimento do que está ingerindo.

 

“A conta é bastante simples: se você vai ter um evento à noite, tente comer menos calorias nas outras refeições do dia, como café da manhã, lanches e almoço. Se souber quantas calorias tem cada alimento, também consegue se policiar para não consumir mais do que necessita”, orienta a médica.

 

Dessa forma, se à noite for tomar uma taça de vinho, por exemplo, capriche na hidratação ao longo de todo o dia (antes e depois de beber). Vai ter petiscos gordurosos na festinha? Então almoce salada, um grelhado e grãos integrais. “Não precisa se privar do que gosta, basta achar o equilíbrio”, destaca.

 

Quanto vale?

Reconhecendo os desafios comuns de manter uma dieta saudável durante as festividades, a Dra. Ana Luisa elaborou uma tabela que relaciona o consumo de delícias típicas do fim de ano com a quantidade de exercícios necessários para equilibrar as calorias.

 

Essa abordagem prática oferece uma perspectiva clara sobre o impacto de cada concessão, transformando a conscientização sobre a relação entre alimentação e atividade física em uma ferramenta valiosa para aqueles que desejam combater os quilinhos a mais adquiridos nas festas. Confira!

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-12-01/veja-como-manter-o-equilibrio-alimentar-durante-as-festas-de-fim-de-ano.html - Por Mayra Barreto Cinel - Imagem: Ground Picture | Shutterstock


Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

1 Coríntios 13:13


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Alimentos ultraprocessados podem aumentar risco de câncer, diz estudo


Esse estilo de consumo só agrava a condição de um sujeito

 

Resumidamente, alimento ultraprocessado é submetido ao longo processo industrial, ou seja, são comidas com alto teor de açúcar, conservantes e gorduras, características que não denotam nenhuma qualidade saudável. Além disso, há um estudo, que associou alimentos ultraprocessados com aumento da taxa de câncer.

 

Veja a relação entre alimentos ultraprocessados com aumento da taxa de câncer

Essa pesquisa se baseou em dados do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Escola de Medicina da Universidade de Washington, dos Estados Unidos, e expôs o aumento de câncer em pessoas com idades entre 25 e 29 anos nas últimas décadas, o que superou até os casos de câncer entre os idosos.

 

O alerta se estende ao câncer colorretal, que resultou no aumento de 70% entre pessoas de 15 a 39 anos de 1990 até 2019. Esse tipo de câncer está intimamente ligado ao consumo de alimentos ultraprocessados e produtos embutidos, que contêm ingredientes com potenciais cancerígenos.

 

Outro dado agravante

Há outro estudo do King’s College London, do Reino Unido, que valoriza lanches saudáveis para manutenção de uma dieta leve, opções que não estão em alta pela maioria.

 

O motivo é que os cientistas dessa instituição britânica detectaram que 25% dos participantes desse estudo conciliam opções saudáveis com consumir rotineiro de lanches à base de alimentos ultraprocessados e guloseimas açucaradas.

 

A visão do especialista

“Diante dessas descobertas preocupantes, é fundamental repensar nossas escolhas alimentares, mesmo quando se trata de lanches entre refeições. Optar por opções saudáveis e nutritivas pode fazer uma grande diferença na manutenção da saúde e na prevenção de doenças graves, como o câncer”, diz o médico nutrólogo Dr. Ronan Araújo.

 

Questionado sobre como seria essa opção nutritiva para acabar com a “besteira” após a refeição, Ronan sugere frutas frescas, como maçãs, peras, bananas, uvas, morangos ou fatias de melancia, que são ricas em fibras e vitaminas.

 

“Nossas escolhas de lanches importam tanto quanto as principais refeições quando se trata de manter uma dieta equilibrada e promover a saúde a longo prazo. Portanto, pense duas vezes antes de optar por aquele lanche ultraprocessado e faça escolhas que beneficiem seu corpo e bem-estar. Seu futuro saudável agradecerá”, termina o Dr. Ronan Araujo.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/alimentos-ultraprocessados-podem-aumentar-risco-de-cancer-diz-estudo/ - Por Guilherme Faber - Shutterstock


Ele mesmo levou os nossos pecados” em seu corpo na cruz, para que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; “por suas feridas fostes curados. (1 Pedro 2:24)


terça-feira, 19 de dezembro de 2023

E se todos os dias do ano fossem Natal?


     A maior festa dos cristãos em todo o mundo é comemorada no dia 25 de dezembro, o nascimento de Jesus Cristo, o Natal. Durante o mês de dezembro, as pessoas começam a se preparar para este grande dia montando árvores, enfeites e presépios; enviando cartões de natal e mensagens natalinas por telefone, email, facebook, instagram ou whatsapp; declarações de Feliz Natal com abraços e apertos de mãos e troca de presentes. O espírito natalino contagia a todos e em toda parte, porque o Natal é celebração, comemoração, magia, alegria e festa.

 

     Nesta época, as pessoas desejam amor, paz e saúde a familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até aos desconhecidos. As atitudes de solidariedade, boa vizinhança, caridade, bondade, cumprimentos são bem atenuantes neste período mais do que em qualquer outro. Ficamos mais humanos, felizes, solidários, unidos, amigos e mudamos a nossa maneira de ser do restante do ano.

 

     Alguns dias após o Natal vêm o início de um ano novo e as esperanças florescem em todos com a perspectiva de dias melhores com saúde, paz, amor e dinheiro no bolso. Passado as festas, tudo volta ao normal, à correria do dia a dia, o trabalho estafante, o estudo puxado, as discussões normais, o estresse e, aos poucos, o espírito natalino vai sendo esquecido e voltamos a ser os humanos normais.

 

     Agora, imagine se em todos os dias do ano as pessoas vivessem o espírito natalino, como o mundo seria diferente. Teríamos mais paz, solidariedade, amor, esperança e assim poderíamos afirmar que Jesus vive em nossos corações todos os dias e não apenas no Natal.

 

     Sei que é um sonho, mas se este sonho for compartilhado por muitos, estaremos dando um grande passo para transformar a humanidade para melhor, menos individualista, egocêntrica e hipócrita.

 

     Que o espírito de Natal esteja sempre conosco em todos os dias do próximo ano e com certeza, a nossa passagem por este mundo será mais agradável, feliz e harmoniosa.

 

     Feliz Natal em todos os dias do ano vindouro para você e sua família!

 

Professor José Costa